Gestão da Qualidade

A importância da ISO 9001 para sua empresa, seus clientes e fornecedores

Você já deve ter visto ou usado produtos e serviços que são promovidos fazendo-se referência à ISO 9001 ou simplesmente à "ISO 9000". O que isso significa? Como isso pode ajudá-lo(a)? Como ter certeza de que sua empresa entende as expectativas dos clientes e é capaz de fornecer produtos consistentes e conformes? Este texto dará algumas respostas para essas perguntas e mostrará como aproveitar ao máximo a ISO 9001, utilizando-a como uma ferramenta importante da cadeia de fornecimento. O texto aborda os seguintes tópicos:

 

O que é a ISO 9001?

A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma série de normas publicadas pela ISO (International Organisation for Standardisation - Organização Internacional de Normalização), geralmente chamada no coletivo de "série ISO 9000". Por essa razão, é possível que você ouça algumas vezes uma empresa dizer que é "certificada ISO 9000" ou tem um "SGQ em conformidade com a ISO 9000". Normalmente, isso significa que ela está alegando possuir um SGQ que atende aos requisitos da ISO 9001, a única norma da série ISO 9000 que pode ser usada para fins de avaliação da conformidade. É importante, porém, entender que a ISO é o organismo que desenvolve e publica a norma, ou seja, a ISO não "certifica" organizações, como explicaremos mais adiante.

O objetivo da ISO 9001 é fornecer um conjunto de requisitos que, se forem bem implementados, darão mais confiança de que uma empresa é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que:

Os requisitos abrangem uma grande variedade de tópicos, incluindo comprometimento da alta direção com a qualidade, foco no cliente, adequação de recursos, competência de funcionários, gestão de processos (no caso de processos de produção, entrega de serviços, processos administrativos e processos de suporte pertinentes), planejamento da qualidade, projeto de produtos, análise crítica de pedidos recebidos, aquisição, medição e monitoramento de processos e produtos, calibração de equipamentos de medição, processos para solucionar reclamações de clientes, ações corretivas e preventivas e melhoria contínua do SGQ. Por último, mas não menos importante, há também o requisito que exige que a organização monitore a opinião do cliente quanto à qualidade dos produtos e serviços fornecidos.

 

Como a ISO 9001 pode ajudar na seleção de fornecedores?

A ISO 9001 fornece alguns requisitos referentes ao processo de aquisição que incluem você como cliente. Esses requisitos abordam os seguintes tópicos:

Note que, sempre que a ISO 9001 faz referência a "produtos", refere-se também a produtos intangíveis como, por exemplo, serviços e aplicativos (softwares).

Você tem um importante papel a desempenhar, especificando para seu fornecedor o que realmente deseja. Talvez seja necessário consultar sua própria equipe técnica (os usuários reais) nesse processo. Se não fizer isso, poderá descobrir que recebeu um produto que atende a todos os requisitos estabelecidos e aos requisitos regulamentares aplicáveis, mas que está absolutamente errado para a aplicação desejada. Por isso, antes de tudo, concentre-se em especificar suas necessidades em relação ao uso desejado do produto.

Para ajudar nessa tarefa, talvez seja interessante considerar o seguinte:

 

Como ter confiança de que uma empresa atende à ISO 9001?

Há várias formas pelas quais uma organização pode alegar que seu SGQ atende aos requisitos da ISO 9001:

 

Pode uma empresa alegar que suas produtos ou serviços atendem à ISO 9001?

Não. A referência à ISO 9001 indica que a organização possui um Sistema de Gestão da Qualidade que atende aos requisitos da ISO 9001. Conforme mencionamos anteriormente, isso deverá inspirar confiança na capacidade da empresa em fornecer produtos ou serviços consistentes e conformes. A ISO 9001 exige que a organização monitore os níveis de satisfação de seus clientes e utilize essa informação como feedback, a fim de melhorar a eficácia do SGQ.

O que fazer se as coisas derem errado?

Caso você não esteja satisfeito com os produtos ou serviços específicos que recebe, chame, antes de mais nada, a atenção do fornecedor para essa questão. Normalmente, isso pode ser feito através dos canais de comunicação (técnicos e/ou comerciais) estabelecidos. O fornecedor é obrigado a investigar sua reclamação e tomar medidas apropriadas, para evitar ou reduzir as chances disso acontecer novamente.

Se, porém, você continua insatisfeito com o desempenho geral do fornecedor (por exemplo, se ele continua fornecendo produtos não-conformes, não considera suas reclamações ou não está tomando medidas apropriadas), é um sinal de que existem problemas no Sistema de Gestão da Qualidade dele. Dependendo das respostas recebidas, saiba que você pode fazer o seguinte:

Lembre-se de que nenhum desses organismos pode afetar seus direitos legais de comprador. Talvez, seja necessário tomar uma medida legal contra o fornecedor em vez de utilizar os canais acima ou paralelamente a eles.

Importante: os aspectos que ressaltamos acima em relação aos seus fornecedores podem ser exigidos também pelos clientes de SUA EMPRESA!!!

 

Texto original elaborado pela ISO e traduzido por Marily Tavares Sales.
Adaptação para a QSPnet: Francesco De Cicco.