Gestão da Qualidade
A
importância da ISO 9001 para sua empresa, seus clientes e fornecedores
Você já deve ter
visto ou usado produtos e serviços que são promovidos fazendo-se referência
à ISO 9001 ou simplesmente à "ISO 9000". O que isso significa?
Como isso pode ajudá-lo(a)? Como ter certeza de que sua empresa entende
as expectativas dos clientes e é capaz de fornecer produtos
consistentes e conformes? Este texto dará algumas respostas para essas
perguntas e mostrará como aproveitar ao máximo a ISO 9001, utilizando-a
como uma ferramenta importante da cadeia de fornecimento. O texto
aborda os seguintes tópicos:
O que é a ISO
9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de
Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma
série de normas publicadas pela ISO (International Organisation for
Standardisation - Organização Internacional de Normalização), geralmente
chamada no coletivo de "série ISO 9000". Por essa razão, é
possível que você ouça algumas vezes uma empresa dizer que é
"certificada ISO 9000" ou tem um "SGQ em conformidade com a ISO
9000". Normalmente, isso significa que ela está alegando possuir um SGQ
que atende aos requisitos da ISO 9001, a única norma da série ISO 9000
que pode ser usada para fins de avaliação da conformidade. É importante,
porém, entender que a ISO é o organismo que desenvolve e publica a norma, ou
seja, a ISO não "certifica" organizações, como explicaremos mais
adiante.
O objetivo da ISO 9001 é fornecer um conjunto de requisitos que, se
forem bem implementados, darão mais confiança de que uma empresa é
capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que:
- Atendem às necessidades e expectativas de seus clientes; e
- Estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
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Os requisitos abrangem uma grande variedade de tópicos, incluindo
comprometimento da alta direção com a qualidade, foco no cliente, adequação
de recursos, competência de funcionários, gestão de processos (no caso de
processos de produção, entrega de serviços, processos administrativos e
processos de suporte pertinentes), planejamento da qualidade, projeto de
produtos, análise crítica de pedidos recebidos, aquisição, medição e
monitoramento de processos e produtos, calibração de equipamentos de
medição, processos para solucionar reclamações de clientes, ações
corretivas e preventivas e melhoria contínua do SGQ. Por último, mas não
menos importante, há também o requisito que exige que a organização monitore a
opinião do cliente quanto à qualidade dos produtos e serviços fornecidos.
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Como a ISO
9001 pode
ajudar na seleção de fornecedores?
A ISO 9001 fornece alguns requisitos referentes ao processo de aquisição
que incluem você como cliente. Esses requisitos abordam os seguintes tópicos:
-
informações de aquisição que devem ser fornecidas, de forma que o fornecedor
entenda claramente as necessidades do cliente;
-
meios pelos quais seja possível verificar se os produtos fornecidos atendem aos
requisitos do cliente.
Note que, sempre que a ISO 9001 faz referência a "produtos",
refere-se também a produtos intangíveis como, por exemplo, serviços e
aplicativos (softwares).
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Você tem um importante papel a desempenhar, especificando para seu fornecedor o
que realmente deseja. Talvez seja necessário consultar sua própria equipe
técnica (os usuários reais) nesse processo. Se não fizer isso, poderá
descobrir que recebeu um produto que atende a todos os requisitos estabelecidos
e aos requisitos regulamentares aplicáveis, mas que está absolutamente errado
para a aplicação desejada. Por isso, antes de tudo, concentre-se em
especificar suas necessidades em relação ao uso desejado do produto.
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Para ajudar nessa tarefa, talvez seja interessante considerar o seguinte:
-
Que produto específico (bem ou serviço) você está adquirindo?
-
Que impacto esse produto terá na sua empresa?
-
Quais são os riscos para a sua empresa caso haja problemas com esse produto?
-
Como ter certeza de que o produto que você está recebendo realmente atenderá
aos seus requisitos?
-
O que você sabe sobre a reputação e o histórico do seu fornecedor?
-
Que nível de confiança você precisa ter quanto à capacidade do seu
fornecedor em fornecer regularmente produtos conformes?
- Caso você decida que a conformidade com a ISO
9001 é importante (com base na avaliação dos riscos associados com os
produtos e serviços que está comprando), como ter certeza de que seu
fornecedor possui um SGQ que atende aos requisitos da ISO 9001?
- Os bens e serviços que você exige são
cobertos pelo SGQ do seu fornecedor? (Talvez seja necessário pedir uma
cópia da declaração ou do certificado original de conformidade do seu
fornecedor para descobrir!)
Como ter confiança de que
uma empresa atende à ISO 9001?
Há várias formas pelas quais uma organização pode
alegar que seu SGQ atende aos requisitos da ISO 9001:
- "Declaração de Conformidade do Fornecedor" (SDoC): Declaração feita pela própria empresa
afirmando que o SGQ atende aos requisitos da ISO 9001, geralmente
sustentada por assinaturas juridicamente válidas. Essa declaração pode
ser baseada no sistema de auditoria interna da organização ou nas auditorias
de segunda e terceira parte (leia mais aqui);
- Avaliação de segunda parte: Quando a
empresa é avaliada diretamente pelo cliente para verificar se o SGQ
atende aos requisitos da ISO 9001 e seus próprios requisitos -
utilizada às vezes em transações contratuais entre empresas (business-to-business);
- Avaliação de terceira parte (geralmente
chamada de certificação): Quando a empresa contrata uma
terceira parte imparcial (organismo certificador) para conduzir uma
avaliação, a fim de verificar a conformidade com os requisitos da ISO
9001. Essa terceira parte emite então um certificado para a empresa,
descrevendo o escopo do SGQ e confirmando se ele está em conformidade com a
ISO 9001.
- Outra forma de se ter confiança pode resultar
do fato de alguns organismos certificadores serem credenciados por
organismos nacionalmente ou internacionalmente reconhecidos, que verificam a
independência e competência do organismo certificador para realizar o
processo de certificação. Muitos organismos credenciadores fazem acordos
multilaterais sob a direção do IAF (International Accreditation Forum
- Fórum Internacional de Credenciamento), a fim de promover reconhecimento
mútuo em todo o mundo em favor dos princípios de livre comércio da OMC
(Organização Mundial do Comércio). No Brasil, o organismo credenciador
oficial é o INMETRO (www.inmetro.gov.br).
Pode
uma empresa alegar que suas produtos ou serviços atendem à ISO 9001?
Não. A referência à ISO 9001 indica que a organização possui um Sistema
de Gestão da Qualidade que atende aos requisitos da ISO 9001. Conforme
mencionamos anteriormente, isso deverá inspirar confiança na capacidade da
empresa em fornecer produtos ou serviços consistentes e conformes. A ISO 9001 exige que a organização monitore os níveis de satisfação de seus
clientes e utilize essa informação como feedback, a fim de
melhorar a eficácia do SGQ.
O que fazer se as coisas derem
errado?
Caso você não esteja satisfeito com os produtos ou serviços específicos
que recebe, chame, antes de mais nada, a atenção do fornecedor para essa
questão. Normalmente, isso pode ser feito através dos canais de comunicação (técnicos e/ou comerciais) estabelecidos. O fornecedor é obrigado a
investigar sua reclamação e tomar medidas apropriadas, para evitar ou reduzir as chances
disso acontecer novamente.
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Se, porém, você continua insatisfeito com o desempenho geral do fornecedor
(por exemplo, se ele continua fornecendo produtos não-conformes, não considera
suas reclamações ou não está tomando medidas apropriadas), é um sinal de
que existem problemas no Sistema de Gestão da Qualidade dele. Dependendo das
respostas recebidas, saiba que você pode fazer o seguinte:
- Caso o seu fornecedor tenha um SGQ que atende aos requisitos da ISO
9001, é necessário que ele tenha uma pessoa nomeada (o
"representante da direção") com responsabilidade e autoridade para
garantir o bom funcionamento do sistema. Descubra quem é essa pessoa e faça
uma reclamação formal.
- Caso você ainda não esteja satisfeito com a resposta do fornecedor e caso
ele seja certificado por um organismo certificador independente (de terceira
parte), chame a atenção do organismo certificador para esse assunto. O nome do
organismo certificador pode ser encontrado no certificado do fornecedor. O
organismo certificador irá investigar os problemas durante as auditorias de
manutenção do SGQ do fornecedor ou, em casos críticos, poderá realizar uma
investigação específica adicional.
- Caso você não receba uma resposta satisfatória do organismo certificador
e, caso ele seja credenciado, reclame para o organismo
credenciador (no Brasil, o organismo credenciador é o INMETRO: www.inmetro.gov.br).
- Caso você sinta que não recebeu uma resposta satisfatória do organismo
credenciador e, caso ele seja membro do IAF, apresente sua reclamação para o
IAF (www.iaf.nu).
Lembre-se de que nenhum desses organismos pode
afetar seus direitos legais de comprador. Talvez, seja necessário tomar uma
medida legal contra o fornecedor em vez de utilizar os canais acima ou
paralelamente a eles.
Importante: os
aspectos que ressaltamos acima em relação aos seus fornecedores podem ser
exigidos também pelos clientes de SUA EMPRESA!!!
Texto
original elaborado pela ISO e traduzido por Marily Tavares Sales.
Adaptação para a QSPnet:
Francesco De Cicco.