Janeiro/2003

Dicas da OHSAS 18002

ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO

É recomendado que a alta Administração analise criticamente a operação do Sistema de Gestão da SST, a fim de avaliar se o sistema está sendo totalmente implementado e se permanece adequado para cumprir a política e atingir os objetivos de SST estabelecidos pela organização.

É recomendado que a análise crítica considere também se a política de SST continua apropriada. É recomendado que tal análise estabeleça objetivos de SST novos ou atualizados, visando a melhoria contínua, adequados para o período seguinte, e considere se há necessidade de alterações em qualquer elemento do Sistema de Gestão da SST.

Entradas típicas

As entradas típicas incluem os seguintes itens:

- estatísticas de acidentes;
- resultados de auditorias internas e externas do Sistema de Gestão da SST;
- ações corretivas tomadas em relação ao sistema, desde a última análise crítica;
- relatórios de emergências (reais ou de simulados);
- relatórios sobre o desempenho global do sistema, elaborados pelo representante da Administração;
- relatórios sobre a eficácia local do sistema, elaborados individualmente pelos gerentes de linha;
- relatórios sobre os processos de identificação de perigos e de avaliação e controle de riscos.

Processo

É recomendado que a alta Administração realize as análises críticas regularmente (ex.: anualmente). É recomendado que a análise se concentre no desempenho global do Sistema de Gestão da SST e não em detalhes específicos, uma vez que tais detalhes podem ser tratados através dos meios normais dentro do Sistema de Gestão da SST.

É recomendado que a análise crítica aborde os seguintes assuntos:

- adequação da atual política de SST;
- estabelecimento ou atualização dos objetivos de SST, visando a melhoria contínua, para o próximo período;
- adequação dos processos atuais de identificação de perigos e de avaliação e controle de riscos;
- níveis atuais de riscos e eficácia das medidas de controle existentes;
- adequação de recursos (financeiros, humanos e materiais);
- eficácia do processo de inspeção de SST;
- eficácia do processo de notificação de perigos;
- dados relacionados a acidentes e incidentes ocorridos;
- casos ilustrativos registrados de procedimentos não-eficientes;
- resultados e eficácia das auditorias internas e externas do Sistema de Gestão da SST, realizadas desde a última análise crítica;
- situação da prontidão para emergências;
- melhorias no Sistema de Gestão da SST (ex.: novas iniciativas a serem introduzidas ou ampliação das iniciativas existentes);
- saídas de quaisquer investigações de acidentes e incidentes;
- avaliação dos efeitos de alterações previsíveis na legislação ou na tecnologia.

Resultados típicos

Os resultados típicos incluem os seguintes itens:

- atas da análise crítica;
- revisões da política de SST e dos objetivos de SST;
- ações corretivas específicas para gerentes individuais, com datas previstas de conclusão;
- ações de melhoria específicas, com responsabilidades definidas e datas previstas de conclusão;
- data da análise crítica das ações corretivas;
- áreas a serem enfatizadas no planejamento de futuras auditorias internas do Sistema de Gestão da SST.