É recomendado que a alta Administração analise criticamente a
operação do Sistema de Gestão da SST, a fim de avaliar se o sistema
está sendo totalmente implementado e se permanece adequado para cumprir a
política e atingir os objetivos de SST estabelecidos pela organização.
É recomendado que a análise crítica considere também se a política
de SST continua apropriada. É recomendado que tal análise estabeleça
objetivos de SST novos ou atualizados, visando a melhoria contínua,
adequados para o período seguinte, e considere se há necessidade de
alterações em qualquer elemento do Sistema de Gestão da SST.
Entradas típicas
As entradas típicas incluem os seguintes itens:
- estatísticas de acidentes;
- resultados de auditorias internas e externas do Sistema de Gestão da
SST;
- ações corretivas tomadas em relação ao sistema, desde a última
análise crítica;
- relatórios de emergências (reais ou de simulados);
- relatórios sobre o desempenho global do sistema, elaborados pelo
representante da Administração;
- relatórios sobre a eficácia local do sistema, elaborados
individualmente pelos gerentes de linha;
- relatórios sobre os processos de identificação de perigos e de
avaliação e controle de riscos.
Processo
É recomendado que a alta Administração realize as análises
críticas regularmente (ex.: anualmente). É recomendado que a análise se
concentre no desempenho global do Sistema de Gestão da SST e não em
detalhes específicos, uma vez que tais detalhes podem ser tratados
através dos meios normais dentro do Sistema de Gestão da SST.
É recomendado que a análise crítica aborde os seguintes assuntos:
- adequação da atual política de SST;
- estabelecimento ou atualização dos objetivos de SST, visando a
melhoria contínua, para o próximo período;
- adequação dos processos atuais de identificação de perigos e de
avaliação e controle de riscos;
- níveis atuais de riscos e eficácia das medidas de controle existentes;
- adequação de recursos (financeiros, humanos e materiais);
- eficácia do processo de inspeção de SST;
- eficácia do processo de notificação de perigos;
- dados relacionados a acidentes e incidentes ocorridos;
- casos ilustrativos registrados de procedimentos não-eficientes;
- resultados e eficácia das auditorias internas e externas do Sistema de
Gestão da SST, realizadas desde a última análise crítica;
- situação da prontidão para emergências;
- melhorias no Sistema de Gestão da SST (ex.: novas iniciativas a serem
introduzidas ou ampliação das iniciativas existentes);
- saídas de quaisquer investigações de acidentes e incidentes;
- avaliação dos efeitos de alterações previsíveis na legislação ou
na tecnologia.
Resultados típicos
Os resultados típicos incluem os seguintes itens:
- atas da análise crítica;
- revisões da política de SST e dos objetivos de SST;
- ações corretivas específicas para gerentes individuais, com datas
previstas de conclusão;
- ações de melhoria específicas, com responsabilidades definidas e
datas previstas de conclusão;
- data da análise crítica das ações corretivas;
- áreas a serem enfatizadas no planejamento de futuras auditorias
internas do Sistema de Gestão da SST.