Muitos casos relativos aos processos internos das organizações mostram-se inadequados para atender aos requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, etc., e também às exigências da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), entre outras regulamentações. Por exemplo: a SOX obriga determinadas empresas a um grande esforço, porque têm que documentar e analisar todos os seus controles internos, detalhando cada atividade. Na maioria das vezes, esses controles, além de não estarem adequados à legislação vigente e às políticas e determinações internas e corporativas, encontram-se desatualizados e até mesmo obsoletos. Por essa razão e a fim de dar agilidade ao processo de adequação das organizações aos diversos tipos de exigências a que estão sujeitas, o QSP criou a AP3 - Assessoria em Procedimentos, Padrões e Políticas: um novo serviço especializado de elaboração e implementação de documentos e controles internos nas empresas. METODOLOGIA GERAL
BENEFÍCIOS Eis alguns dos benefícios que se pode esperar dos serviços AP3 do QSP para as organizações que desejam: Comunicar a filosofia corporativa – Políticas e procedimentos documentados são os principais meios para se implementar as declarações de missão e visão da empresa. Estabelecer as funções e responsabilidades de diferentes departamentos e grupos – Sem uma definição clara, os departamentos podem duplicar funções, deixar de realizar importantes atividades ou entrar numa disputa por poder. Reduzir erros de procedimentos – Os erros podem custar muito caro para serem reparados, podendo deixar a organização exposta a problemas legais. Procedimentos claros, descritos passo a passo e com os devidos controles, ajudarão a assegurar que as pessoas da organização estejam desempenhando suas atribuições com exatidão. Assegurar constância nas operações – Os clientes gostam de ser tratados da mesma forma toda vez que vão à empresa, qualquer que seja a filial que eles visitam. Procedimentos documentados ajudam a assegurar que importantes funções sejam desempenhadas da mesma forma, por todas as pessoas em todas as filiais. Melhorar a eficiência e a produtividade – Por si sós, os manuais não tornarão as operações mais eficientes, mas a análise crítica cuidadosa dos procedimentos e controles internos muitas vezes revela ineficiências ocultas, como por exemplo ações desnecessárias ou práticas desatualizadas. Treinar e orientar funcionários em suas funções – O pessoal da própria empresa normalmente está "bastante ocupado" e não tem tempo para treinar e reciclar funcionários em suas funções. Novos funcionários precisam de muita informação sobre a empresa para começarem a trabalhar. Procedimentos bem-documentados podem aumentar a eficácia e a eficiência dos treinamentos, além de facilitar a integração e a orientação das pessoas em suas novas atividades.Cumprir requisitos legais e regulamentares – Se as operações da organização são fortemente reguladas pela legislação, como ela pode assegurar que está em conformidade com todos os aspectos das leis aplicáveis? Procedimentos e controles internos bem-documentados e cuidadosamente analisados podem evitar diversos problemas legais para a empresa. Atender à ISO 9001 e a outras normas nacionais e internacionais – Normas da qualidade, como a ISO 9001 por exemplo, exigem que todos os aspectos das operações que influenciam a qualidade dos produtos e serviços da organização estejam claramente documentados e disponíveis para os funcionários. FALE CONOSCO Para conhecer as várias possibilidades de
apoio que o QSP oferece à sua organização com os serviços AP3, favor
contatar-nos pelo e-mail: consultoria@qsp.org.br,
ou através do telefone: (11) 3704-3200. |