BENCHMARKING

 
O QSP implementou uma série de novos instrumentos e serviços que têm possibilitado, principalmente às empresas a nós filiadas, conduzir projetos de benchmarking de maneira estruturada, sistemática e mais eficiente.

Apoiado em convênios de cooperação com entidades internacionais, o QSP coloca à disposição de seus associados e das empresas em geral os seguintes documentos e atividades:

* Código de Conduta para a Prática de Benchmarking

Objetiva direcionar encontros e visitas de benchmarking, aumentar o profissionalismo na condução de projetos e estudos, e ajudar a resguardar as empresas associadas ao QSP na prática do benchmarking, principalmente no seu relacionamento com concorrentes atuais e potenciais. A utilização do Código de Conduta contribui para uma maior eficiência, eficácia e ética do benchmarking.

* Estrutura Internacional de Classificação de Processos

A PCF (Process Classification Framework – Estrutura de Classificação de Processos) é um padrão internacional que funciona como um modelo empresarial de alto nível para qualquer ramo de atividade, e possibilita às empresas analisar suas atividades do ponto de vista dos processos comuns aos diversos tipos de negócios.

Originalmente criada em 1991 pelo APQC (American Produductivity & Quality Center), a PCF tem sido utilizada de maneira criativa há mais de uma década por centenas de organizações no mundo todo. A PCF representa uma série de processos inter-relacionados de natureza sociotecnológica e essenciais para a empresa, representando as seis dimensões mais importantes de uma organização: conhecimento, processos, conteúdo, mercados, cultura e estrutura organizacional.

A PCF possibilita à empresa compreender seu funcionamento interno, através da perspectiva horizontal dos processos em vez da perspectiva vertical. É um instrumento fundamental para a prática do benchmarking, que o QSP coloca, com exclusividade no Brasil, à disposição de seus associados.

* Serviço de Promoção de Projetos de Benchmarking das empresas associadas   

Através desse serviço gratuito, o QSP incentiva as empresas filiadas ao Centro a divulgarem e a buscarem parceiros para seus projetos de benchmarking por meio do informativo "Últimas Notícias", o qual é enviado quinzenalmente a mais de 40 mil executivos e profissionais do Brasil e de outros países de língua portuguesa e espanhola.

* Rede Mundial de Benchmarking

Os associados ao QSP têm acesso gratuito a mais de 100 pesquisas internacionais de benchmarking, realizadas através da internet junto a um público composto por mais de 45 mil profissionais de empresas de todo o mundo, incluindo temas e processos como: Gestão de Ativos, Custos de TI, Call Centers, Gestão de Mudanças, Satisfação de Funcionários, Gestão do Conhecimento, Logística, Marketing Intelligence, Gestão de Projetos, E-Business...

* Metrics - Serviço de Pesquisas Personalizadas

Este serviço do QSP tem por objetivo auxiliar organizações, associadas ou não ao Centro, a coletar dados para a obtenção e comparação de indicadores de desempenho (métricas) e para a identificação de boas práticas de gestão de um determinado processo.

Utilizando o Metrics - Serviço de Pesquisas Personalizadas do QSP, são obtidas rapidamente respostas de organizações do Brasil e de outros países, com informações agrupadas por setor de atividade, tamanho e tipo de indústria, região etc. As pesquisas são desenvolvidas através da internet, a um custo bem menor do que aquelas realizadas por telefone, fax ou correio, por exemplo.

Se você estava imaginando como obter para sua empresa indicadores e informações para benchmarking a baixo custo e de forma rápida, o serviço Metrics do QSP é a ferramenta perfeita!

* Grupos de Benchmarking do QSP

O objetivo dos grupos é reunir profissionais representantes das empresas associadas ao QSP para que promovam a pesquisa e o intercâmbio de informações sobre as “melhores práticas” existentes sobre um determinado tema, provendo o adequado registro das mesmas, para assegurar o acesso aos dados e às suas conclusões, de tal forma que sejam efetivamente utilizados para o aprendizado e o aumento da competitividade das organizações participantes.

Os grupos têm também o propósito de organizar e divulgar para os demais associados ao QSP, nas categorias Empresa e Individual, as informações consideradas não-confidenciais, contribuindo assim para a formação de um Banco de Boas Práticas, com acesso exclusivo e gratuito para os associados ao Centro.

Se você é Associado QSP, entre por aqui para acessar nossa área de Benchmarking.

 Leia também: