O QSP implementou uma série de novos instrumentos e serviços que têm
possibilitado, principalmente às empresas a nós filiadas, conduzir
projetos de benchmarking de maneira estruturada, sistemática e mais
eficiente.
Apoiado em convênios de cooperação com entidades internacionais, o
QSP coloca à disposição de seus associados e das empresas em geral os
seguintes documentos e atividades:
* Código de Conduta para a Prática de
Benchmarking
Objetiva direcionar encontros e visitas de benchmarking,
aumentar o profissionalismo na condução de projetos e estudos, e
ajudar a resguardar as empresas associadas ao QSP na prática do benchmarking,
principalmente no seu relacionamento com concorrentes atuais e
potenciais. A utilização do Código de Conduta contribui para uma
maior eficiência, eficácia e ética do benchmarking.
* Estrutura Internacional de Classificação
de Processos
A PCF (Process Classification Framework – Estrutura de
Classificação de Processos) é um padrão internacional que funciona
como um modelo empresarial de alto nível para qualquer ramo de
atividade, e possibilita às empresas analisar suas atividades do ponto
de vista dos processos comuns aos diversos tipos de negócios.
Originalmente criada em 1991 pelo APQC (American Produductivity
& Quality Center), a PCF tem sido utilizada de maneira criativa
há mais de uma década por centenas de organizações no mundo todo. A
PCF representa uma série de processos inter-relacionados de natureza
sociotecnológica e essenciais para a empresa, representando as seis
dimensões mais importantes de uma organização: conhecimento,
processos, conteúdo, mercados, cultura e estrutura organizacional.
A PCF possibilita à empresa compreender seu funcionamento interno,
através da perspectiva horizontal dos processos em vez da perspectiva
vertical. É um instrumento fundamental para a prática do benchmarking,
que o QSP coloca, com exclusividade no Brasil, à disposição de seus
associados.
* Serviço de Promoção de Projetos de Benchmarking
das empresas associadas
Através desse serviço gratuito, o QSP incentiva as empresas filiadas
ao Centro a divulgarem e a buscarem parceiros para seus projetos de benchmarking
por meio do informativo "Últimas Notícias", o qual é
enviado quinzenalmente a mais de 40 mil executivos e profissionais do
Brasil e de outros países de língua portuguesa e espanhola.
* Rede Mundial de Benchmarking
Os associados ao QSP têm acesso gratuito a mais de 100 pesquisas
internacionais de benchmarking, realizadas através da internet
junto a um público composto por mais de 45 mil profissionais de empresas
de todo o mundo, incluindo temas e processos como: Gestão de Ativos,
Custos de TI, Call Centers, Gestão de Mudanças, Satisfação de Funcionários,
Gestão do Conhecimento, Logística, Marketing Intelligence, Gestão de
Projetos, E-Business...
* Metrics - Serviço de Pesquisas
Personalizadas
Este serviço do QSP tem por objetivo auxiliar organizações,
associadas ou não ao Centro, a coletar dados para a obtenção e
comparação de indicadores de desempenho (métricas) e para a
identificação de boas práticas de gestão de um determinado processo.
Utilizando o Metrics - Serviço de Pesquisas Personalizadas do
QSP, são obtidas rapidamente respostas de organizações do Brasil e
de outros países, com informações agrupadas por setor de atividade,
tamanho e tipo de indústria, região etc. As pesquisas são desenvolvidas
através da internet, a um custo bem menor do que aquelas realizadas por
telefone, fax ou correio, por exemplo.
Se você estava imaginando como obter para sua empresa indicadores e
informações para benchmarking a baixo custo e de forma rápida,
o serviço Metrics do QSP é a ferramenta perfeita!
* Grupos de Benchmarking do QSP
O objetivo dos grupos é reunir profissionais representantes das
empresas associadas ao QSP para que promovam a pesquisa e o intercâmbio
de informações sobre as “melhores práticas” existentes sobre um
determinado tema, provendo o adequado registro das mesmas, para assegurar
o acesso aos dados e às suas conclusões, de tal forma que sejam
efetivamente utilizados para o aprendizado e o aumento da competitividade
das organizações participantes.
Os grupos têm também o propósito de organizar e divulgar para os
demais associados ao QSP, nas categorias Empresa e Individual,
as informações consideradas não-confidenciais, contribuindo assim para
a formação de um Banco de Boas Práticas, com acesso exclusivo e
gratuito para os associados ao Centro.
Se você é Associado QSP, entre por aqui
para acessar nossa área de Benchmarking.
Leia também: