Agosto/2000 Depoimento O Seis Sigma no Citibank Alexis P. Gonçalves O programa corporativo Seis Sigma do Citibank teve início em 1997. Seu início está associado a uma visão estratégica do então chairman do banco John Reed. Nesse momento, Reed visualizou que para sustentar uma estratégia de crescimento global a longo prazo, era necessário implementar um sistema de gestão que fomentasse a contínua busca da excelência. Antes de decidir pelo modelo Seis Sigma, várias empresas consideradas "classe mundial" (world class) foram pesquisadas, entre elas: Walt Disney, Fedex, IBM, Motorola, Allied Signal e GE. Ao optar pelo programa Seis Sigma, o banco fez um acordo mundial com a Motorola para obter a licença de uso do seu programa. Derivado desse acordo, o banco enviou os primeiros executivos, pertencentes a diversas áreas de negócio e de diversos países, para serem certificados como Black Belts pela Motorola University. Esses BBs, ao voltar à sua unidade de negócio (e no seu país de origem), deveriam promover o programa Seis Sigma por todo o banco. Sua primeira missão foi dar treinamento formal a todos os membros da organização sobre o programa, da seguinte forma: 5 dias de treinamento para a alta direção do banco (presidente e subordinados diretos) e 2 dias para os demais membros da organização (da média gerência ao porteiro). Em abril de 1998, pouco mais de um ano depois do lançamento mundial do programa Seis Sigma, 100% da população do banco na América Latina havia recebido treinamento sobre essa metodologia. O Citibank tem obtido excelentes resultados com esse programa. Para monitorar os benefícios financeiros de cada projeto implementado e disseminar as histórias de sucesso, o banco criou uma "base de conhecimento" (knowledge base) global Seis Sigma. Chamada internamente de "QTrak", essa "base de conhecimento" está disponível na Intranet do banco para todos os funcionários. Na "QTrak" estão registrados todos os projetos Seis Sigma do Citibank implementados no mundo. No ano passado, somente para a Divisão Banca Corporativa, foram registrados na América Latina 183 projetos, que trouxeram um benefício financeiro de 19 milhões de dólares. Para este ano, a Divisão Banca Corporativa na América Latina tem como objetivo alcançar um total de 71 milhões de dólares em benefícios financeiros através de projetos Seis Sigma. Para sustentar esse objetivo, o banco está formando mais Black Belts e Green Belts. Para ser um Black Belt no Citibank, um funcionário deve atender a três requisitos básicos: (1) ter liderado no mínimo 3 projetos que tenham gerado, pelo menos 1.5 milhões de dólares em benefícios financeiros; (2) ter alcançado a pontuação mínima numa avaliação de 37 requisitos; e (3) ter participado de pelo menos 15 dias de treinamento em Qualidade no último ano. Clique AQUI para conhecer mais sobre o Programa Seis Sigma desenvolvido pelo QSP. |