QSP Gestão de Pessoas Estratégias para Fazer Pesquisas de Opinião com Funcionários Pamela Hunter, Ph.D. A maioria das médias e grandes empresas podem tirar proveito, em um ou outro ponto, das pesquisas de opinião feitas com funcionários com a principal finalidade de avaliar o moral do grupo. Uma pesquisa de opinião pode ser necessária por várias razões, incluindo mudanças no comportamento de funcionários, como alto índice de absenteísmo ou queda de produção; antes ou depois de grandes ajustes na estrutura corporativa; ou simplesmente para obter dados sobre o moral dos funcionários que sirvam de comparação com futuras mudanças. A ocorrência de melhorias no moral do grupo geralmente indica uma força de trabalho mais satisfeita, o que, muitas vezes, pode ser traduzido como uma equipe mais eficaz e eficiente desempenhando um papel fundamental na qualidade e no resultado financeiro da empresa. Muitas organizações que utilizam o Seis Sigma, por exemplo, costumam integrar pesquisas de opinião regulares em seu sistema de medição, a fim de captar a "voz dos funcionários". Alguns empregadores consideram esse tipo de pesquisa supérflua, pois acreditam que conhecem seus funcionários e suas dores e, portanto, não precisam de uma pesquisa que lhes diga o que já sabem. Muitas vezes, o empregador realmente sabe quando o moral do grupo está baixo e por que, mas geralmente não sabe o que fazer quanto a isso. Pode ser que ele tenha uma idéia superficial das razões. Em outros casos, pode ser que o empregador esteja fazendo uma avaliação completamente errada do moral do grupo, de forma que a pesquisa pode servir para verificar a realidade. Geralmente, as pesquisas quantitativas são a melhor forma para se saber com certeza o que os funcionários no geral pensam. Pesquisar a Opinião de Funcionários Não é Fácil Pesquisar a opinião de funcionários, porém, é complicado. Para se obter dados os mais objetivos possíveis, que melhor reflitam a situação real, os elementos mais importantes são anonimato e confidencialidade. A palavra anonimato sugere que as respostas de um questionário não podem revelar a identidade da pessoa entrevistada. Confidencialidade, por outro lado, significa que as respostas podem ser relacionadas a uma pessoa específica, porém é algo difícil de se fazer e/ou está nas mãos de uma terceira parte, que não permitirá que alguém acesse os dados. Por exemplo, pode-se eliminar os nomes dos funcionários da lista utilizada para selecionar uma amostra, deixando-se apenas os números de telefone para o caso de se fazer uma pesquisa de opinião por telefone. O pesquisador deve, pelo menos temporariamente, manter um controle de todas as respostas e informações relevantes e conservar uma ligação com o funcionário, caso seja necessário um acompanhamento. Alguns exemplos dessa categoria são: informar se a entrevista foi concluída ou se é preciso ligar novamente para o entrevistado. Se a situação apertasse, é bem provável que o número de telefone seria relacionado ao funcionário; nesse caso, os dados da pesquisa de opinião seriam confidenciais, não anônimos. Os funcionários precisam de uma garantia de que suas respostas à pesquisa serão anônimas ou altamente confidenciais. Eles não serão honestos se acharem que as informações poderão ser usadas contra eles. Não importa se o empregador é benevolente, a preocupação dos funcionários quanto à identidade deve ser considerada ou, na melhor das hipóteses, os dados terão validade limitada. Planejando Sua Pesquisa de Opinião Um dos primeiros e importantes passos para se ter uma boa pesquisa de opinião é contratar uma empresa para fazê-la. Se a pesquisa for conduzida pelo departamento de recursos humanos ou por qualquer outro departamento interno, os dados poderão refletir o que os funcionários acham que a direção quer ouvir, e não a verdade. Nesse caso, o tempo, esforço e dinheiro gastos na pesquisa terão sido desperdiçados. Fazer uma pesquisa de opinião com os funcionários é relativamente barato. Embora a forma de determinar o custo da pesquisa varie de uma empresa para outra, o fator determinante mais importante é geralmente o tempo; isto é, quanto tempo se leva para reunir as informações. Por exemplo, fazer um estudo de homens na faixa etária de 18 a 29 anos com uma renda anual superior a R$ 50.000 consome muito mais tempo do que fazer uma pesquisa aleatória com adultos no geral, pois os homens de 18 a 29 anos incluídos nessa categoria de renda são mais difíceis de localizar. Geralmente, é mais fácil fazer uma pesquisa de opinião com funcionários, pois se presume que a empresa tenha uma lista atual e completa dos funcionários e de todas as informações relevantes para contato. Nesse caso, o pesquisador não precisa ir em busca dos entrevistados; assim, o custo deverá refletir o tempo economizado. Os funcionários precisam de uma garantia de que o pesquisador, mesmo que seja de uma empresa terceirizada, será imparcial. O pesquisador terceirizado pode provar que é independente do empregador indicando aos funcionários seu próprio site na Internet - não o site da empresa - para informações sobre a pesquisa. O site deve, por exemplo, fornecer detalhes sobre as medidas tomadas para preservar a confidencialidade ou, quem sabe, apresentar testemunhos de funcionários de outras empresas para garantir a independência do pesquisador. É importante informar aos funcionários de que maneira específica serão mantidos o anonimato e a confidencialidade dos dados. Se a pesquisa for realizada através da Internet, forneça a cada funcionário um número aleatório em vez de um nome. É importante que eles entendam que será difícil, se não impossível, que suas respostas revelem sua identidade. A alta direção, de preferência o presidente da empresa, deve entusiasticamente endossar a pesquisa. Esse executivo deve dizer aos funcionários que a pesquisa é importante para ele e que a direção está interessada apenas no conjunto de dados. Dê espaço para que a firma terceirizada desenvolva seu instrumento de pesquisa. Faça as perguntas mais difíceis. Os funcionários saberão se você está realmente interessado em avaliar o moral do grupo ou simplesmente encobrir a realidade com as perguntas feitas. O moral dos funcionários será mais prejudicado do que favorecido se eles acreditarem que a pesquisa é irrelevante. Convém que se use várias perguntas para coletar dados referentes ao moral do grupo. Incluímos uma lista de exemplos de perguntas no fim deste artigo. Na pesquisa, pode-se pedir, por exemplo, que os entrevistados classifiquem seu próprio moral. O questionário também poderá conter algumas palavras como "justa", "desorganizada" e "liderança" e perguntar aos entrevistados quanto, numa escala de 1 a 10, essas palavras caracterizam sua unidade. "Um" significa que a palavra não caracteriza, de forma alguma, a unidade ou departamento, e "dez" significa que a palavra caracteriza muito bem a unidade. Convém que o pesquisador utilize vários tipos de perguntas para avaliar o moral do grupo. Uma vez que os dados tenham sido coletados, o pesquisador deverá avaliar o moral do grupo e, se necessário, dar orientações sobre como melhorá-lo. A firma contratada deve também fornecer os resultados aos funcionários, quem sabe colocá-los no site da Internet, que, mais uma vez ressaltamos, deve ser mantida pela firma terceirizada, e não pela empresa. Essas pesquisas de opinião feitas com funcionários podem fornecer informações essenciais para ajudar a direção a melhorar o moral dos funcionários e, como resultado, economizar o dinheiro da empresa diminuindo o absenteísmo, minimizando a quantidade de erros e assim por diante. A pior coisa que a direção poderia fazer é envolver a pesquisa em mistério, seja de que forma for. Os funcionários devem sentir que conhecem o funcionamento do processo de pesquisa, os resultados da pesquisa e a opinião da direção sobre os resultados. Exemplo de Pesquisa de Opinião A exatidão das perguntas irá depender da situação específica enfrentada pela empresa e/ou do objetivo da pesquisa. A seguir, estão alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas, juntamente com um breve comentário em itálico: 1. No geral, você diria que a Empresa A está sendo conduzida na direção
certa ou errada? 2. Numa escala de um a dez, na qual "um" significa totalmente
insatisfeito e "dez" significa totalmente satisfeito, qual o seu
nível de satisfação com relação ao seu emprego? 3. Escolha as duas palavras que melhor caracterizam a Empresa A. 4. Se você tivesse que fazer uma pergunta ao seu supervisor sobre a reorganização da empresa, qual a probabilidade de que ele possa responder sua pergunta: muito provável, um pouco provável, um pouco improvável ou muito improvável? 5. Se você tivesse que fazer uma pergunta ao seu supervisor sobre a
reorganização da empresa, qual a probabilidade de que ele responda sua
pergunta: muito provável, um pouco provável, um pouco improvável ou muito
improvável? 6. Por quanto tempo você acha que ainda irá trabalhar para a Empresa A? 7. Numa escala de um a dez, na qual "um" significa totalmente
insatisfeito e "dez" significa totalmente satisfeito, qual o seu
nível de satisfação com relação aos seguintes itens? [LEIA A LISTA. ORDEM
ALEATÓRIA]. 8. Com que freqüência você costuma visitar o site de Internet ou Intranet
da Empresa A: pelo menos uma vez por dia, a cada dois dias, de vez em quando,
quase nunca ou nunca?
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