Julho/2000 METAS AMBICIOSAS
Empresas que adotam a estratégia Seis Sigma têm a vantagem de utilizar uma linguagem comum para a solução de seus problemas, e de acelerar o processo de aprendizado de seu pessoal, ultrapassando fronteiras e diferentes culturas. Imagine uma organização que opera globalmente, tendo que abordar e atacar problemas de diversas áreas (produção, recursos humanos e finanças, por exemplo) e em diferentes países (como México, Alemanha e Coréia do Sul). A linguagem Seis Sigma permite que as pessoas da empresa tenham metas comuns, compartilhem as melhores práticas e acelerem, significativamente, o processo de aprendizado e a velocidade das melhorias necessárias, o que, na competição mundial cada vez mais acirrada em que vivemos, é uma vantagem competitiva que não pode ser subestimada de forma alguma. Na escola, um rendimento de 90 a 93% equivale a um "A". Já em uma empresa Seis Sigma, 93% equivalem a 3 sigma, ou 66.000 DPMO – Defeitos por Milhão de Oportunidades – o que representa um vasto campo para melhorias. Ir de 3 sigma a 6 sigma implica uma considerável melhoria no desempenho. Para dar uma idéia de tal melhoria, imagine que um jogador de golfe "Três Sigma" em 100 rodadas por ano, erra uma tacada (putt) por rodada. Agora, imagine um jogador que erra apenas uma tacada (putt) a cada 163 anos! Esse seria um jogador "Seis Sigma". Para a maioria dos processos, é extremamente difícil atingir 3,4 DPMO (que corresponde ao nível 6 sigma). Mas é aí que reside a sua grande força. Os 3,4 DPMO não apenas estabelecem um placar e, portanto, uma competição amigável entre times, mas estabelecem também uma meta ambiciosa, pois as pessoas são incentivadas a almejar níveis de desempenho bem além daqueles que consideravam possíveis. Através do desafio de não ficarem para trás e de atingirem um grande alvo, as pessoas estão constantemente pensando e debatendo sobre como agir com assuntos relacionados aos clientes e aos negócios. Grandes metas podem transformar organizações! Mesmo que a meta de 3,4 DPMO não seja alcançada, a quantidade de melhorias de processos será amplamente superior àquela que sua empresa alcançaria sem essa meta ambiciosa. Uma intensa busca do Seis Sigma, tanto na área operacional como na administrativa, catalisa uma mudança de cima para baixo no pensamento e no modo de trabalhar das pessoas. As empresas Seis Sigma compreendem efetivamente as especificações dos clientes. Elas estabelecem processos e metas de melhoria de grande alcance. Monitoram continuamente seus resultados e indicadores de desempenho, e relatam sua performance para todas as partes interessadas e para o mercado em geral (a General Electric é um exemplo típico e muito bem-sucedido desse "marketing institucional"). O efeito sinérgico de todas essas mudanças resulta, no final, na criação de uma "cultura de prestação de contas": prestação de contas para os clientes, atendendo às suas especificações e superando as suas expectativas; prestação de contas para os acionistas, aumentando os lucros, através principalmente do incremento da eficiência dos processos internos; e prestação de contas para os funcionários, fazendo investimentos e removendo obstáculos, a fim de que as melhorias almejadas possam ser alcançadas e mantidas. Quando (ou se) sua organização atingir 3,4 DPMO, lembre-se: isso é apenas uma conseqüência. A verdadeira transformação de sua empresa terá acontecido muito tempo antes.
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