Texto resumido extraído do manual 
"Gestão de Riscos - AS/NZS 4360: a primeira norma de âmbito mundial sobre Sistemas de Gestão de Riscos"

 

 

 


ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO 
E A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA 
DE GESTÃO DE RISCOS

Suporte da alta direção

Desenvolver uma filosofia organizacional de gestão de riscos e conscientizar os níveis da alta direção sobre 'riscos'. Isso poderia ser facilitado com educação, treinamento e orientação da direção executiva.

  • O executivo sênior da organização deve dar suporte ativo e contínuo.
  • Um gerente executivo sênior ou um "champion" (ou equipe) deve patrocinar a iniciativa.
  • Todos os executivos sêniores devem dar total suporte.

Elaboração da política organizacional

Desenvolver e documentar uma política corporativa e uma estrutura para a gestão de riscos, que deverão ser endossadas pelo principal executivo e implementadas em toda a organização. A política pode incluir informações tais como:

  • objetivos da política e fundamento lógico para a gestão de riscos;
  • ligação entre a política e o plano estratégico/corporativo da organização;
  • extensão ou série de questões às quais se aplica a política;
  • diretrizes sobre o que deve ser considerado como risco aceitável;
  • responsável pela gestão de riscos;
  • suporte/equipe de especialistas disponível para auxiliar os responsáveis pela gestão de riscos;
  • nível da documentação necessária; e
  • plano para análise crítica do desempenho organizacional em relação à política.

Comunicação da política

Desenvolver, estabelecer e implementar uma infra-estrutura ou providências para assegurar que a gestão de riscos se torne parte integrante do planejamento, dos processos de gestão e da cultura geral da organização.

Gestão de riscos no nível organizacional

Desenvolver e estabelecer um programa de gestão dos riscos no âmbito organizacional mediante a aplicação do sistema de gestão de riscos aqui descrito. O processo para a gestão de riscos deve ser integrado ao planejamento estratégico e aos processos de gestão da organização. 

Gestão de riscos no nível do programa, projeto e equipe

Desenvolver e estabelecer um programa para gerenciar os riscos para cada área da organização, programa, projeto ou atividade de equipe, mediante a aplicação do processo de gestão de riscos aqui descrito. O processo para gerenciar riscos deve ser integrado a outras atividades de planejamento e gestão. O processo escolhido, as decisões tomadas e as ações planejadas devem ser documentados.

Monitoramento e análise crítica

Desenvolver e aplicar mecanismos para assegurar a análise crítica contínua dos riscos. Isso assegurará que a implementação e a política de gestão de riscos permaneçam pertinentes, uma vez que as circunstâncias se modificam continuamente e a análise crítica de decisões anteriores é vital. Os riscos não são estáticos. A eficácia do processo de gestão de riscos também deve ser monitorada e analisada criticamente.

 

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