Edição especial - Gestão de Riscos de SST Prezado leitor Temos o prazer de anunciar o lançamento, com exclusividade no Brasil, do manual com a nova edição da norma OHSAS 18001:2007 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Requisitos. Esta edição do informativo Gestão de Riscos: flashes & novidades é integralmente dedicada à nova norma e à Gestão de Riscos de SST. Boa leitura! Francesco De Cicco
A nova OHSAS 18001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST), para permitir que qualquer tipo de organização controle de forma mais eficaz seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhore seu desempenho em SST (o que, aliás, vai ao encontro da nova legislação brasileira sobre o FAP - Fator Acidentário de Prevenção - e sobre o NTEP - Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário).
Sumário das mudanças mais significativas entre a OHSAS 18001:2007 e a edição de 1999:
Para as organizações já certificadas pela OHSAS 18001:1999, ou que estejam prestes a obter a certificação, será considerado um "período de transição" de 2 anos para que elas façam a mudança para a nova norma. O período de transição terminará no dia 01 de julho de 2009. Para as organizações que estão iniciando o caminho rumo à certificação OHSAS 18001 e estão buscando orientações que as auxiliem no processo de implantação, recomenda-se a utilização de sua "norma irmã": a OHSAS 18002:2000 - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001. Embora a OHSAS 18002 tenha suas seções alinhadas à edição anterior da OHSAS 18001, ela ainda contém valiosas recomendações sobre como atingir a conformidade. O OHSAS Project Group irá iniciar em breve a revisão da OHSAS 18002, estando prevista sua publicação como norma revisada no terceiro trimestre de 2008.
Veja aqui o índice completo da nova norma.
Nesta fase de lançamento da nova norma, para que todos os pedidos de compra do manual OHSAS 18001:2007 possam ser atendidos no menor prazo possível, está sendo adotado o seguinte critério de prioridade de envio, após a confirmação do respectivo pagamento: 1) Associados ao QSP (envio
imediato)
Veja aqui as novidades.
O FAP foi criado pelo Governo Federal objetivando a melhoria da Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Por meio dele, pretende-se que o Seguro de Acidente de Trabalho seja um reflexo das medidas de prevenção adotadas individualmente pelas empresas. O QSP/NGR - Núcleo de Gestão de Riscos, diante desse marco na área de SST e a fim de permitir que qualquer tipo de organização controle de forma mais eficaz seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhore seu desempenho em SST (o que implicará na redução do FAP e um significativo retorno do investimento em prevenção da empresa), estruturou um amplo Programa de Gestão de Riscos de SST, que inclui diversos serviços exclusivos do QSP/NGR.
|