GESTÃO DE RISCOS: FLASHES & NOVIDADES

Edição n°15 - Janeiro, 2009

A GESTÃO DE RISCOS E A NOVA ISO 9001:2008

Após todos os acontecimentos ocorridos desde 11 de setembro de 2001, chegando-se à atual crise financeira mundial, duas coisas sobre risco devem ficar bem entendidas:

  • Eventos negativos com impactos que vão desde um pequeno transtorno até uma catástrofe podem afetar sua empresa onde quer que ela esteja localizada.
  • Eventos negativos podem assumir diversas formas, sendo que cada evento afetará uma organização de maneira diferente, causando um impacto que poderá significar um pequeno transtorno para uma e uma grande catástrofe para outra.

Com isso em mente, é importante lembrar que um fator de risco que se transforme em um evento negativo real tem a possibilidade de transtornar os processos de sua organização, deixando-a incapaz de atender aos requisitos dos clientes. O ponto principal de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na nova ISO 9001:2008 é buscar a satisfação dos clientes sob quaisquer circunstâncias.

É bem provável que você trabalhe numa empresa ou conheça uma organização com uma mentalidade do tipo "não vai acontecer conosco", em relação a possíveis riscos que, além de afetar a qualidade do produto caso ocorra um incidente, podem causar o fechamento definitivo da empresa e deixar seus donos endividados para sempre.

Um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001 nada mais é do que uma série de processos de gestão inter-relacionados. O objetivo é que, avaliando-se os processos para se obter eficácia e garantindo-se o uso adequado e esperado deles, um processo se una ao outro formando processos estáveis, eficazes e eficientes para a realização dos produtos (e/ou serviços) da organização. Um bom processo preventivo que se pode estabelecer para evitar que todos os outros processos sejam interrompidos ou corrompidos é a Gestão de Riscos.

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GESTÃO DE RISCOS E
AUDITORIA BASEADA EM RISCOS

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De 09 a 13 de fevereiro de 2009, em São Paulo, das 8h30 às 17h30 (*)
(*) mais estudo dirigido no período noturno em alguns dias.
  • Objetivo geral:

    Capacitar os participantes no entendimento do processo para a identificação de oportunidades e ameaças aos objetivos da organização e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões relativas a ganhos e perdas.

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 LANÇAMENTOS

 

ISO 9001:2008

Guia para a implantação da nova 
ISO 9001 em empresas de serviços

Confira...

ISO 9001:2008

Guia internacional para a medição 
da satisfação do cliente

Confira...

 CURSOS IN COMPANY EM DESTAQUE 

 (clique no título de cada curso para mais informações)

 NOVIDADES QSP/NGR

 

NOVOS SERVIÇOS DO QSP/NGR

Treinamento, Auditoria Interna e Consultoria para a Implantação e Certificação:

  • ISO/IEC 27001 - Tecnologia da informação - Técnicas de segurança - Sistemas de gestão de segurança da informação
  • ISO/IEC 20000 - Tecnologia da informação - Gerenciamento de serviços
  • BS 25999 - Gestão da continuidade de negócios

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