A GESTÃO DE RISCOS E
A NOVA ISO 9001:2008
Após todos os acontecimentos ocorridos desde 11 de setembro de
2001, chegando-se à atual crise financeira mundial, duas coisas sobre
risco devem ficar bem entendidas:
- Eventos negativos com impactos que vão desde um pequeno
transtorno até uma catástrofe podem afetar sua empresa onde
quer que ela esteja localizada.
- Eventos negativos podem assumir diversas formas, sendo que
cada evento afetará uma organização de maneira diferente,
causando um impacto que poderá significar um pequeno transtorno
para uma e uma grande catástrofe para outra.
Com isso em mente, é importante lembrar que um fator de risco
que se transforme em um evento negativo real tem a possibilidade
de transtornar os processos de sua organização, deixando-a
incapaz de atender aos requisitos dos clientes. O ponto
principal de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na nova
ISO 9001:2008 é buscar a satisfação dos clientes sob
quaisquer circunstâncias.
É bem provável que você trabalhe numa empresa ou conheça uma
organização com uma mentalidade do tipo "não vai acontecer
conosco", em relação a possíveis riscos que, além de afetar
a qualidade do produto caso ocorra um incidente, podem causar o
fechamento definitivo da empresa e deixar seus donos endividados
para sempre.
Um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001 nada mais
é do que uma série de processos de gestão inter-relacionados. O
objetivo é que, avaliando-se os processos para se obter eficácia e
garantindo-se o uso adequado e esperado deles, um processo se una ao
outro formando processos estáveis, eficazes e eficientes para a
realização dos produtos (e/ou serviços) da organização. Um bom
processo preventivo que se pode estabelecer para evitar que todos os
outros processos sejam interrompidos ou corrompidos é a Gestão de
Riscos.
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