IQE 2006
Índice QSP de Excelência

 

Apresentação

Enquanto a grande maioria das organizações utiliza uma variedade de métodos de avaliação para saber até que ponto elas estão atingindo seus objetivos e metas, um grupo restrito de empresas avalia sua gestão global com foco na excelência. O IQE - Índice QSP de Excelência - visa a auxiliar qualquer tipo de organização tanto na avaliação de seus pontos fortes e oportunidades de melhoria, como também na comparação dos resultados obtidos com os de outras empresas, e na utilização dessa avaliação em suas ações de planejamento. O IQE é também o ponto de partida para as organizações que desejam buscar a Excelência em Gestão.

Os resultados gerados pelo IQE podem ser usados pela organização como base para discussões internas, para realizar benchmarking com empresas-líderes e para fazer comparações em diferentes períodos de tempo. O Índice pode ser aplicado à organização como um todo, ou a departamentos específicos ou unidades de negócio. Quando o IQE é obtido por diferentes divisões da empresa, os resultados podem ser utilizados para comparar sites, para destacar setores da organização que são particularmente fortes em determinados aspectos, e para identificar áreas que necessitam de melhorias.

O Índice foi criado pelo QSP a partir dos critérios de excelência da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade - e das recomendações da ISO 9004:2000. Simplificadamente, o IQE de uma organização (ou departamento ou unidade de negócio) é obtido pela combinação do Nível de Maturidade e de Desempenho com a Relevância para a Excelência de cada item e sub-item avaliado.

No total, são avaliados 7 itens e 18 sub-itens, através de um detalhado questionário com 103 questões e 5 níveis de maturidade e de desempenho.

Os Itens e Sub-itens abrangidos pelo IQE praticamente são os mesmos estabelecidos no modelo da FNQ e em outros modelos internacionais similares, ou seja:

1 Liderança
1.1 Sistema de liderança
1.2 Cultura da Excelência
1.3 Análise do desempenho da organização

2 Estratégias e Planos
2.1 Formulação das estratégias
2.2 Implementação das estratégias

3 Clientes
3.1 Imagem e conhecimento de mercado
3.2 Relacionamento com clientes

4 Sociedade
4.1 Responsabilidade socioambiental
4.2 Ética e desenvolvimento social

5 Informações e Conhecimento
5.1 Gestão das informações da organização
5.2 Gestão das informações comparativas
5.3 Gestão dos ativos intangíveis

6 Pessoas
6.1 Sistemas de trabalho
6.2 Capacitação e desenvolvimento
6.3 Qualidade de vida

7 Processos
7.1 Gestão dos processos principais do negócio e dos
processos de apoio
7.2 Gestão do relacionamento com os fornecedores
7.3 Gestão econômico-financeira


Os Níveis de Maturidade e de Desempenho utilizados no IQE são uma adaptação que fizemos dos níveis recomendados pela norma internacional ISO 9004:2000, o que permite adotar uma abordagem simples para realizar a avaliação de cada sub-item em termos de Enfoque, Aplicação e Resultados.

O parâmetro Relevância para a Excelência é uma inovação que introduzimos e é a relação entre a pontuação máxima de cada sub-item e o número de questões abrangidas por um determinado sub-item.

O IQE máximo pode chegar a 5.000 pontos.

A Avaliação da Gestão para a Excelência é efetuada sob a coordenação direta do QSP, através de um worshop especialmente estruturado pelos especialistas do Centro, com 8 horas de duração, realizado nas instalações da própria organização avaliada. Para as empresas associadas ao QSP, o worshop é gratuito (é cobrada somente uma taxa administrativa simbólica). Para as demais, são cobrados honorários a preços de mercado.

Após a avaliação, são oferecidos serviços opcionais complementares que incluem: elaboração, implantação e acompanhamento de planos de melhoria, treinamentos, validação de processos de premiação interna, etc.

E o que virá a seguir?

O IQE é apenas uma parte do "Projeto Excelência" aprovado pelo Conselho Curador do QSP. A Diretoria Executiva do Centro está preparando uma série de outras atividades relacionadas ao IQE, entre as quais de destacam:

Base de Dados IQE

A pontuação de cada organização avaliada será automaticamente registrada na Base de Dados do Índice QSP de Excelência, o que permitirá comparar as pontuações de todas as empresas que utilizarem o IQE. Os interessados poderão então adquirir o Benchmark Report, com comparações setoriais e gerais em relação a todas as organizações cadastradas (veja item a seguir).

IQE Benchmark Report

Este relatório será uma boa oportunidade para cada empresa comparar sua pontuação com outras organizações que forem avaliadas através do IQE. O report (que obviamente manterá a confidencialidade necessária sobre a identidade das empresas) também ressaltará as áreas em que as organizações cadastradas na Base de Dados estão se saindo particularmente bem e as áreas que necessitam de melhorias, além de apresentar gráficos comparativos (benchmarks) por setor de atividade, por porte das empresas avaliadas, por elemento do Modelo de Excelência, etc.

IQE Bovespa

A médio prazo, o QSP criará o "IQE Bovespa" e realizará, através de uma nova metodologia, a Avaliação da Gestão para a Excelência das empresas com papéis negociados na BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo, com o objetivo de fornecer subsídios adicionais para gestores de Fundos e Clubes de Investimentos, Corretoras de Valores, Investidores, etc. Especificamente, será avaliada a gestão das organizações que compõem o Ibovespa - Índice Bovespa, o IGC - Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada, e o ISE - Índice de Sustantabilidade Empresarial.

 

Mais informações

  • Sobre o IQE e o workshop para Avaliação da Gestão para a Excelência de sua empresa: associacao@qsp.org.br ou (11) 3704-3200.

  • Sobre o workshop gratuito e outros benefícios oferecidos às empresas que se associam ao QSP, clique aqui.