Outubro/2002
ONDE ESTÁ SUA
EMPRESA?
Francesco De Cicco
Diretor-Executivo do QSP
Diante de tantos modelos,
normas e siglas relacionados à gestão de negócios, muitas
pessoas
talvez não tenham uma visão mais clara do significado, escopo e alcance
dos mesmos.
Em 1998, criamos um gráfico que despertou bastante
interesse, especialmente pelo seu poder de síntese e por permitir
visualizar rapidamente os vários "estágios de gestão" e padrões
normativos adotados ao redor do mundo, desde o simples cumprimento da
legislação até a implementação de Sistemas de Gestão de alto
desempenho.
Nos últimos
anos, novas abordagens e modelos ganharam forma e lugar de destaque no
meio empresarial, o que nos motivou a redesenhar o mencionado gráfico,
cujo resultado apresentamos a seguir (Obs.: a figura mostrada abaixo
foi atualizada novamente em janeiro de 2011).
Procuramos relacionar, nas
áreas de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social e segurança e
saúde no trabalho, para cada estágio em que uma empresa se encontra em
termos de gestão, os principais modelos e normas internacionais adotados
por organizações dos mais diversos tamanhos e setores de atividade.
Por
ser um gráfico genérico, classificamos os "estágios de gestão"
em quatro categorias básicas:
-
"cumprimento da
legislação": para empresas que não têm um sistema de gestão
estruturado e formal; que são fundamentalmente "reativas" e
que passam a maior parte do tempo tentando se adequar (ou driblar) às
exigências legais;
-
"sistema de
gestão": para empresas que possuem um sistema de gestão
estruturado, que é periodicamente auditado (internamente e/ou por
terceiros) e que visa a melhoria contínua do mesmo;
-
"melhoria do
desempenho": para empresas que vão além dos sistemas de gestão
"básicos" (ISO 9001, ISO 14001 etc) e que têm objetivos mais
amplos, especialmente a busca da melhoria contínua do desempenho global
da organização e de sua eficiência e eficácia;
-
"excelência do
desempenho": para empresas que adotam modelos e estratégias de
alto desempenho, que permitem avaliações comparativas dos resultados
obtidos pela organização, normalmente apresentados em termos
financeiros, e que são aplicáveis a todas as partes interessadas
(clientes, proprietários, funcionários, fornecedores, sindicatos etc).
Não pretendemos, obviamente,
neste pequeno espaço que dispomos, fazer considerações mais profundas
sobre a forma como enxergamos essas questões (todas elas, diga-se,
implementadas com bastante sucesso pelo QSP). É apenas uma rápida
colaboração com os leitores que não
estão tão familiarizados com o linguajar técnico e a "sopa de
letrinhas" que, sem muita escapatória, temos que utilizar.
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