Outubro/2002

ONDE ESTÁ SUA EMPRESA?

Francesco De Cicco
Diretor-Executivo do QSP

Diante de tantos modelos, normas e siglas relacionados à gestão de negócios, muitas pessoas talvez não tenham uma visão mais clara do significado, escopo e alcance dos mesmos.

Em 1998, criamos um gráfico que despertou bastante interesse, especialmente pelo seu poder de síntese e por permitir visualizar rapidamente os vários "estágios de gestão" e padrões normativos adotados ao redor do mundo, desde o simples cumprimento da legislação até a implementação de Sistemas de Gestão de alto desempenho.

Nos últimos anos, novas abordagens e modelos ganharam forma e lugar de destaque no meio empresarial, o que nos motivou a redesenhar o mencionado gráfico, cujo resultado apresentamos a seguir (Obs.: a figura mostrada abaixo foi atualizada novamente em janeiro de 2011).  

 


Procuramos relacionar, nas áreas de qualidade, meio ambiente, responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho, para cada estágio em que uma empresa se encontra em termos de gestão, os principais modelos e normas internacionais adotados por organizações dos mais diversos tamanhos e setores de atividade.

Por ser um gráfico genérico, classificamos os "estágios de gestão" em quatro categorias básicas:

  • "cumprimento da legislação": para empresas que não têm um sistema de gestão estruturado e formal; que são fundamentalmente "reativas" e que passam a maior parte do tempo tentando se adequar (ou driblar) às exigências legais;

  • "sistema de gestão": para empresas que possuem um sistema de gestão estruturado, que é periodicamente auditado (internamente e/ou por terceiros) e que visa a melhoria contínua do mesmo;

  • "melhoria do desempenho": para empresas que vão além dos sistemas de gestão "básicos" (ISO 9001, ISO 14001 etc) e que têm objetivos mais amplos, especialmente a busca da melhoria contínua do desempenho global da organização e de sua eficiência e eficácia;

  • "excelência do desempenho": para empresas que adotam modelos e estratégias de alto desempenho, que permitem avaliações comparativas dos resultados obtidos pela organização, normalmente apresentados em termos financeiros, e que são aplicáveis a todas as partes interessadas (clientes, proprietários, funcionários, fornecedores, sindicatos etc).

Não pretendemos, obviamente, neste pequeno espaço que dispomos, fazer considerações mais profundas sobre a forma como enxergamos essas questões (todas elas, diga-se, implementadas com bastante sucesso pelo QSP). É apenas uma rápida colaboração com os leitores que não estão tão familiarizados com o linguajar técnico e a "sopa de letrinhas" que, sem muita escapatória, temos que utilizar.