Junho/2003

Pesquisa 2003 sobre Sistemas Integrados de Gestão

 Francesco De Cicco
D
iretor-Executivo do QSP

 

O QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina – nasceu da necessidade de difundir conhecimentos e informações sobre a integração dos conceitos e atividades nas áreas de Qualidade e Produtividade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, e Responsabilidade Social Corporativa.

Mais uma vez, nesta segunda edição da pesquisa sobre os SIGs, o QSP contou com o apoio de mais de 130 empresas certificadas no Brasil que responderam ao questionário. Os resultados do levantamento permitem conhecer diversos aspectos relacionados à implantação, certificação e manutenção dos Sistemas Integrados de Gestão.

Acreditamos que as informações aqui apresentadas serão úteis para empresas e profissionais, pois fornecem uma análise abrangente do desenvolvimento desse tema no mercado brasileiro, bem como podem servir de balizadores para as organizações que se preparam para efetuar ou incrementar a integração de seus Sistemas de Gestão.

Quem participou do levantamento?

A base de dados “não-oficial” do QSP sobre as empresas certificadas ISO 14001 no Brasil registrava, em março de 2003, o total de 610 organizações que possuíam seus Sistemas de Gestão Ambiental certificados segundo essa norma internacional.

No site “oficial” do INMETRO, estavam nessa mesma época cadastradas apenas 238 empresas certificadas ISO 14001. Em outra base de dados, exclusiva do QSP, estavam registradas 103 organizações certificadas segundo a BS 8800 / OHSAS 18001 (para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho).

O QSP efetuou o cruzamento dos dados existentes nessas três bases e, por meio de sua lista interna de e-mails, obteve os endereços eletrônicos de 442 organizações, as quais foram convidadas para tomarem parte do levantamento.

Desse total de 442 e-mails enviados, 134 empresas (ou 30,3% do total) participaram efetivamente da Pesquisa 2003 sobre Sistemas Integrados de Gestão.

74,6% dos respondentes foram do setor industrial, 22,4% empresas de serviços e 3,0% organizações de outros setores (serviço público e construção civil), conforme pode ser observado no gráfico a seguir.


Porte das empresas participantes e certificações obtidas

A maioria das organizações que participaram da pesquisa (56,7%) é formada por empresas de pequeno e médio porte, indicando que os Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e da Segurança e Saúde no Trabalho se adaptam perfeitamente a organizações de qualquer tamanho.

O que mais chamou nossa atenção no quesito "certificações obtidas" foi o fato de que praticamente a metade das organizações que tomaram parte da pesquisa (49,3%) eram certificadas segundo a ISO 9001:2000, quando esse índice, em março de 2003 e em nível mundial, situava-se ao redor de 30% apenas!

 

Futuras certificações

Além da transição para a ISO 9001:2000, as principais certificações de Sistemas de Gestão que as empresas pretendem obter, adicionalmente às já conquistadas, relacionam-se à Responsabilidade Social Corporativa, ou seja, 44,8% desejam se certificar conforme a OHSAS 18001 e 26,9% segundo a SA 8000. O gráfico a seguir mostra quais foram as normas mais citadas pelas organizações que participaram da pesquisa.

 

Abrangência dos sistemas integrados

61,2% das empresas que tomaram parte da pesquisa informaram que seus Sistemas de Gestão estão integrados.

Das 82 organizações participantes da pesquisa que possuem sistemas integrados, 63% delas unificaram o SGA ao SGQ, e 27% integraram seus Sistemas de Gestão Ambiental, da Qualidade e da Segurança e Saúde no Trabalho, conforme ilustrado no gráfico abaixo.


Futuras integrações

Dentre as 52 empresas participantes da pesquisa que não possuem sistemas integrados, 16 delas (ou 31%) informaram que não pretendem unificar seus Sistemas de Gestão.

As 36 empresas restantes (ou 69%) responderam que desenvolverão seus SIGs de acordo com a tabela a seguir.

Daqui a

Nº de empresas

%

6 meses

3

8,3%

12 meses

17

47,2%

18 meses

1

2,8%

24 meses

13

36,1%

Outro período

2

5,6%

 


Principais obstáculos

Os participantes da pesquisa apontaram diversos obstáculos que tiveram que superar para implantar o SIG, dentre os quais destacamos os itens relacionados abaixo. 

  • Treinamento e conscientização de funcionários de unidades descentralizadas.
  • Estrutura diferente das normas.
  • Conceitos diferentes envolvidos no SIG.
  • Não-comprometimento de gerentes e funcionários.
  • Não-uniformidade de procedimentos em toda a empresa.
  • Dificuldade na interpretação e correlação das normas.
  • Dificuldade de quebrar o paradigma de que um sistema é mais importante que outro.
  • A resistência pelo desconhecido.


Elementos unificados do SIG

As empresas que possuem Sistemas Integrados de Gestão informaram quais os elementos do SIG que foram unificados.

Esses elementos estão listados no quadro a seguir e estão classificados em função de seu “grau de integração”, calculado a partir da incidência das respostas fornecidas pelos participantes da pesquisa. 

Componente Grau de integração

Controle de documentos

100

Controle de registros

97

Competência, conscientização e treinamento

95

Auditoria interna

95

Manual do SIG

93

Controle de dispositivos de medição e monitoramento

93

Ação corretiva

93

Ação preventiva

93

Responsabilidade e autoridade

91

Melhoria contínua

91

Comprometimento da direção

88

Comunicação interna

86

Aquisição

86

Políticas

84

Representante da direção

82

Provisão de recursos

82

Medição e monitoramento de processos

82

Análise crítica pela direção

80

Planejamento

77

Objetivos

73

Comunicação com o cliente

71

Determinação de requisitos relacionados ao produto

57

Controle e validação dos processos de produção e fornecimento de serviços

55

 
Benefícios para as empresas

Os benefícios mais significativos proporcionados pelo SIG para as organizações que tomaram parte da pesquisa foram:

  • Otimização de atividades de conscientização e treinamento;

  • Melhoria na gestão de processos;

  • Análises críticas pela direção mais eficazes;

  • Maior comprometimento da direção;

  • Redução de documentos.

O quadro a seguir dá uma visão geral dos principais benefícios com o SIG apontados pelas empresas.

Mais benefícios

 

Total

Otimização de atividades de conscientização e treinamento

7%

11%

19%

37%

Melhoria na gestão de processos

14%

14%

6%

34%

Análises críticas pela direção mais eficazes

13%

7%

11%

31%

Maior comprometimento da direção

11%

11%

8%

30%

Redução de documentos

10%

9%

11%

30%

Utilização mais eficaz de recursos internos e infra-estrutura

10%

6%

11%

27%

Melhor comunicação com as partes interessadas

3%

12%

11%

26%

Redução da burocracia

7%

5%

10%

22%

Redução de custos de manutenção do sistema

9%

10%

3%

22%

Redução de custos de certificação

7%

8%

4%

19%

Redução de custos de desenvolvimento e implementação do sistema

5%

7%

3%

15%

Outros benefícios

4%

0%

3%

7%


Considerações finais

De uma forma geral, nossa experiência tem mostrado que as organizações mais pró-ativas têm aproveitado a oportunidade de fazer uma melhor integração de seus Sistemas de Gestão durante o processo de transição da ISO 9001/2:1994. Isso faz sentido porque tanto a ISO 14001 como a ISO 9001:2000 são normas orientadas para processos, exigindo ambas o mesmo tipo de planejamento e método de implementação.

Também percebemos diferenças de abordagem dependendo da organização e da quantidade de recursos e especialistas disponíveis. Embora seja normalmente mais difícil implementar os Sistemas de Gestão em empresas maiores, notamos que as unidades maiores têm a maioria dos recursos e especialistas disponíveis na própria empresa (isto é, departamentos e gerentes da qualidade, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho), para o desenvolvimento e a integração de seus Sistemas de Gestão. Por isso, percebemos que essas organizações adotam e integram mais rapidamente não apenas a ISO 9001:2000 e a ISO 14001, mas também outros sistemas, como principalmente aqueles baseados na OHSAS 18001.

Por outro lado, as empresas de pequeno e médio porte levam menos tempo para integrar os sistemas simultaneamente, por haver um número menor de funcionários para serem treinados e menos operações para serem incluídas no SIG. Contudo, essas unidades menores normalmente não possuem disponibilidade de recursos, o que faz com que tenham de delegar o sistema integrado para um único indivíduo, como o representante da direção da área da qualidade.

A Pesquisa 2003 sobre Sistemas Integrados de Gestão, desenvolvida com exclusividade pelo QSP, mostrou um “grau de integração” dos elementos do SIG bem superior ao obtido no primeiro levantamento realizado no ano 2000, além de ter apontado com maior precisão o quanto, em termos relativos, cada elemento foi unificado.

Outro aspecto de destaque da pesquisa deste ano foi a ponderação dos benefícios proporcionados pelo SIG, o que permite aos leitores terem uma idéia mais apurada das vantagens de se integrar os diversos Sistemas de Gestão de uma organização.

Mais informações sobre a implantação nas empresas dos SIGs - Sistemas Integrados de Gestão - podem ser obtidas através do e-mail: consultoria@qsp.org.br