Novembro/2000

Sistemas Integrados de Gestão

Pesquisa Inédita sobre Sistemas Integrados de Gestão

Francesco De Cicco
Diretor-Executivo do QSP

Neste artigo, iremos apresentar os resultados de uma pesquisa inédita realizada pelo QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina - entre os meses de maio e julho de 2000, abrangendo as 189 empresas certificadas até então no Brasil em conformidade com a norma ISO 14001. O levantamento teve por objetivo principal identificar alguns aspectos básicos relacionados à integração dos Sistemas de Gestão Ambiental com os da Qualidade e da Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

108 empresas, ou 57% das 189 certificadas ISO 14001, responderam o questionário, e os resultados mais significativos obtidos estão mostrados a seguir.

RESPOSTAS POR SETOR DE ATIVIDADE

FATURAMENTO ANUAL

OUTRAS CERTIFICAÇÕES

PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO

Como era de se esperar, quase a totalidade das empresas certificadas ISO 14001 possui outras certificações, especialmente a de conformidade com as normas ISO 9001 e ISO 9002.

SISTEMAS INTEGRADOS?

ABRANGÊNCIA DOS SISTEMAS INTEGRADOS

A maioria das empresas que participaram da pesquisa (65%) tem sistemas integrados, abrangendo principalmente a unificação dos Sistemas de Gestão Ambiental com os da Qualidade.

TEMPO DE EXISTÊNCIA DOS SISTEMAS INTEGRADOS

BENEFÍCIOS COM O SISTEMA INTEGRADO

Itens mais citados (em ordem decrescente)

» Reduzir custos de implantação, certificação e manutenção
» Evitar duplicação ou triplicação de recursos internos e infra-estrutura
» Evitar superposição de documentos e reduzir a burocracia
» Reduzir a complexidade (entendimento, treinamentos etc)
» Melhorar a gestão dos processos
» Melhorar o desempenho organizacional
» Melhorar a satisfação dos clientes
» Elevar a imagem da organização

DOCUMENTOS/ELEMENTOS UNIFICADOS

Itens mais citados (em ordem decrescente)

» Controle de documentos e de dados
» Registros
» Auditorias internas
» Treinamento
» Ações corretiva e preventiva
» Manual de gestão
» Análise crítica pela administração
» Aquisição
» Monitoramento e medição
» Controle de processo
» Análise crítica de contrato

A conclusão geral da pesquisa confirma o que nós do QSP já vislumbrávamos anos atrás: Os SIGs – Sistemas Integrados de Gestão – são uma realidade irreversível, tanto na indústria como em empresas prestadoras de serviços. Além disso, fica mais do que comprovado que as normas ISO 9000 são a base sobre a qual se assentam os SIGs, tanto os parciais como os totais (Meio Ambiente + Qualidade + Segurança e Saúde no Trabalho).

Particularmente, preferimos adotar a expressão "Sistemas Integrados de Gestão" (que é o mesmo que "Sistemas de Gestão Integrados") do que utilizar o termo "Gestão Integrada", que tem outros significados e conotações na empresa. Afinal, as normas ISO 9000:2000, ISO 14000 e OHSAS 18001/BS 8800 tratam inequivocamente de "Sistemas de Gestão", e é sobre a integração desses sistemas que estamos aqui falando....