Últimas Notícias

  

Ano 9, edição nº 264 - 30 de março de 2005  

 


O QSP e a "3ª Geração do Seis Sigma"

Durante a década de 1980, o Seis Sigma foi uma iniciativa da Motorola voltada para defeitos. Foi uma metodologia especificamente formulada para promover melhorias acentuadas na qualidade dos produtos através da redução de defeitos. Essa fase é freqüentemente chamada de "1ª Geração do Seis Sigma".

Nos anos 90, o foco do Seis Sigma foi deslocado da qualidade do produto para a qualidade do negócio, com ênfase na redução de custos. O Seis Sigma se tornou um sistema de gestão centrado em negócios. Foi a General Electric quem, principalmente, conduziu essa fase, agora chamada de "2ª Geração do Seis Sigma".

Depois da virada do milênio, começou a haver outra mudança de foco do Seis Sigma, que foi expandido para dar ênfase à criação de valor para todas as partes envolvidas (stakeholders) e à sustentabilidade dos resultados da organização. Essa é atual fase que está se consolidando, chamada por nós do QSP e por diversos estudiosos do tema, de várias partes do mundo, de "3ª Geração do Seis Sigma".

A 3a. GERAÇÃO DO SEIS SIGMA

A "3ª Geração do Seis Sigma" possui fundamentalmente as seguintes características:

1) Mudança de foco: de variação (s) para integração (S)
(integração: de sistemas de gestão, da cultura organizacional, de metodologias etc)

2) Flexibilidade e adequação 
(customização do Seis Sigma de acordo com o porte da empresa, setor de atividade etc)

3) Inovação e criatividade 
(utilização de novas abordagens e metodologias como, por exemplo, DFSS e TRIZ, no desenvolvimento de produtos e processos e na solução criativa de problemas)

4) Gerenciamento de riscos
(aplicação do Seis Sigma em um nível mais elevado, orientado para riscos: estratégicos, de mercado, tecnológicos, ambientais etc)

5) Valorização profissional
(do pessoal Seis Sigma, através de: certificação reconhecida mundialmente, aperfeiçoamento continuado, recompensas e ascenção na carreira)

Procurando sempre se manter na vanguarda e oferecer soluções de ponta para seus associados e clientes, o QSP atualizou e ampliou todos os seus produtos e serviços relacionados ao Seis Sigma. Nas próximas edições do "Últimas Notícias", daremos mais detalhes sobre essas características que compõem a "3ª Geração do Seis Sigma".


Vale a pena ler de novo

Não satisfez! (sobre a certificação ISO 9001:2000)

Qualidade em empresas de serviços
Requisitos, necessidades e expectativas dos clientes

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Departamento de Administração

Prezado(a) senhor(a)

Estamos realizando uma pesquisa sobre mudança organizacional em empresas certificadas conforme a norma ISO 9001:2000, para a qual solicitamos sua colaboração com algumas informações. Temos o compromisso de manter o mais absoluto sigilo sobre os participantes da pesquisa, que não precisam se identificar.

Os resultados serão publicados através do site do QSP (www.qsp.org.br) a partir de julho de 2005, porém todos os participantes receberão um resumo em primeira mão, se assim o desejarem, antes mesmo da divulgação dos resultados da pesquisa. Para acessar o formulário, favor clicar aqui.

Desde já agradecemos sua contribuição para a ampliação do conhecimento disponível sobre esse importante tema, para as nossas empresas e para a nossa sociedade.

Muito obrigado!

Prof. Benedito Décio da Silveira Camargo Junior

 

 ALGUNS NÚMEROS DO QSP

  • MAIS DE 120 PROFISSIONAIS TREINADOS.

  • MAIS DE 30 EMPRESAS-CLIENTES:

  • MAIS DE 40 PROJETOS ASSESSORADOS, GERANDO PARA OS CLIENTES UM RETORNO FINANCEIRO – ATÉ O MOMENTO – SUPERIOR A R$ 30 MILHÕES!!!

SEIS SIGMA
Curso de Formação e Certificação de BLACK BELTS
Novo currículo. Único no Brasil.
Início: dia 11 de abril. Últimas vagas
.

Leia mais...

Próximos cursos do QSP

Integrando o Seis Sigma à ISO 9001 (04 e 05 de abril)
ISO 14001 - Formação de Auditores Internos (06 a 08 de abril)
OHSAS 18001 - Auditor de SST - Formação de Auditor de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (11 a 15 de abril). Primeiro curso no Brasil com certificação dos aprovados.
OHSAS 18001 - Implantação de Requisitos e Formação de Auditores Internos (18 a 20 de abril)
ISO 9000 - Lead Auditor- Treinamento de Auditor-Líder da Qualidade (25 a 29 de abril) Curso internacional para registro no IRCA, da Inglaterra.
A utilização de Balanced Scorecard como ferramenta na busca de melhorias do Sistema de Gestão (26 e 27 de abril)

Leia também 

Serviços de Benchmarking exclusivos do QSP
Avaliações e auditorias que agregam valor
Programa Fidelidade QSP 2005 (benefício para os Associados ao QSP)
Responsabilidade Social: empresas certificadas SA 8000 no Brasil e no mundo
Consultoria do QSP para a implantação da SA 8000
Fundamentos sobre a estratégia Seis Sigma

Painel 
(para anunciar, ligue (11) 3704-3200)

  

Consultoria do QSP
Programa ISO 9000 de Treinamentos
QSP Help
Manutenção e Melhoria de SGQs

 

Conheça a Coleção Mitutoyo sobre 
Metrologia, à venda no QSP
.

Manual de Auditoria de Sistemas de Gestão
(ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 etc)

Confira aqui o índice completo desse manual comercializado com exclusividade pelo QSP.

  • Para cadastrar seus amigos para receberem gratuitamente o "Últimas Notícias" do QSP, envie-nos os seguintes dados (cadastre uma pessoa por vez):

Nome:
E-mail:
Enviar:

 

O "Últimas Notícias" do QSP é enviado para mais de 40.000 executivos e profissionais interessados em Sistemas de Gestão e em novas tecnologias para a melhoria de processos. Diretor responsável: Francesco De Cicco. Programação e administração: Aurea Varela C. Tonella. Comentários, críticas e sugestões: qsp@qsp.org.br.

Copyright QSP, 1997 - 2005.

QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina
PABX/FAX: (11) 3704-3200