QSP oferece 1º curso no Brasil de Gestão de Riscos conforme norma mais adotada no mundo
(Norma AS/NZS 4360 é a base da futura ISO de Gestão de Riscos)

Com a mesma perspectiva de sucesso de outros lançamentos pioneiros realizados nos últimos anos nas áreas de Gestão Ambiental e de Segurança e Saúde no Trabalho, o QSP está anunciando o 1º Curso de Gestão de Riscos cujo conteúdo contempla os elementos da norma AS/NZS 4360:2004, que é o padrão mais adotado pelas empresas no mundo e que, por essa mesma razão, está sendo utilizado como base da futura norma internacional ISO sobre o tema (veja aqui matéria publicada pelo QSP informando o início dos trabalhos de elaboração da futura norma ISO).

O treinamento é oferecido somente na modalidade "in company", para que possa ser direcionado adequadamente aos riscos específicos e estratégicos de cada organização que contratar o curso. O objetivo geral do treinamento é capacitar os participantes no entendimento do processo para a avaliação de oportunidades e ameaças aos objetivos da organização e para a aquisição de uma base sólida de informações para a tomada de decisões relativas a ganhos e perdas.

Objetivos específicos do novo curso do QSP de Gestão de Riscos:

  • Apresentar uma estrutura genérica de implementação do processo de gestão pró-ativa de riscos.
  • Propiciar uma base de conhecimentos para a gestão de riscos eficaz e eficiente.
  • Interpretar os requisitos da norma AS/NZS 4360:2004.
  • Transmitir as principais diretrizes para a implementação da AS/NZS 4360:2004.
  • Abordar a integração do processo de gestão de riscos com outros processos da organização.
  • Fazer entender os pontos de vista estratégico, tático e operacional para a gestão de riscos.
  • Discutir casos e particularidades dos participantes na implementação do processo de gestão de riscos.

Além do treinamento, são oferecidos serviços complementares (e opcionais) de "coaching" do QSP com os líderes de equipes da empresa contratante, para a adequada implementação do processo de gestão de riscos na organização.

Com mais esse lançamento, o NGR - Núcleo de Gestão de Riscos, do QSP, passa a ter o seguinte portfólio de treinamentos ("in company" somente):

  • O Processo de Gestão de Riscos conforme a norma AS/NZS 4360:2004
  • A Gestão de Riscos no âmbito da Lei Sarbanes-Oxley (COSO/ERM)
  • SOX (Lei Sarbanes-Oxley) e ISO 9001: integração de auditorias
  • Análise Quantitativa - Simulação Estocástica de Riscos
    (simulação de Monte Carlo)
  • Riscos Estratégicos - Planejamento baseado em Cenários Prospectivos
    (método Grumbach)
  • HAZOP - Estudo de Perigos e Operabilidade
  • FMEA - Análise de Modos de Falha e Efeitos

Informações adicionais sobre os cursos do QSP/NGR podem ser solicitadas através do
e-mail: qsp@qsp.org.br.

Vale a pena ler de novo
Os "Dez Mandamentos" para a facilitação de projetos Seis Sigma

Como qualquer outra iniciativa Seis Sigma, nossa jornada na Tata Toyo Radiators (TTR) em Pune, Índia, teve início com a aprovação da direção e a identificação de uma série de problemas que precisavam ser observados. Seguimos o mapa convencional de desdobramento do Seis Sigma, incluindo o início da implementação e a identificação do projeto; indicação e formação dos Champions (Campeões) e Green Belts (Faixas Verdes); e os lançamentos, reuniões e análises dos projetos. No papel, nosso plano parecia realmente objetivo e simples.

Porém, já na primeira rodada de projetos descobrimos que auxiliar os Green Belts em seus projetos individuais na planta definitivamente não é tão fácil quanto lhes ensinar a metodologia DMAIC e as ferramentas Seis Sigma na teoria. Entretanto, as empresas que embarcam na jornada Seis Sigma pela primeira vez e os novos Green Belts poderão beneficiar-se ao conhecer nossas experiências práticas no processo de facilitação da primeira rodada de projetos na TTR.

O Belt-Líder como facilitator

O papel de um Black Belt ou Green Belt em Seis Sigma vai muito além da aplicação de ferramentas e metodologia. Durante qualquer projeto, o papel de um belt-líder alterna-se entre "condutor da equipe", "membro da equipe" e "idealizador de soluções". O belt-líder deve alertar, avaliar e relatar, sempre funcionando como um elo de ligação entre as atividades em equipe e a alta direção. Sendo assim, as habilidades como facilitador são de extrema importância para o sucesso dos projetos.

Leia mais...

Associe-se ao QSP e obtenha rapidamente o
      retorno de seu investimento! 
Clique aqui e preencha a Ficha de Associação ao nosso Centro.

QSP  
Informe Reservado

Medindo eficácia e melhorias de Sistemas de Gestão da Qualidade
(como alinhar o SGQ à conquista do sucesso organizacional e do negócio)

Esta apresentação em PowerPoint foi traduzida para o português especialmente para os Associados ao QSP. O documento original foi elaborado pelo Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001, que é composto por especialistas do ISO/TC 176 e do IAF.

Os slides mostram um modelo simples e objetivo para a medição da eficácia e das melhorias dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQs) baseados na ISO 9001:2000. O modelo ilustra que a eficácia e as melhorias podem ser representadas como um processo cíclico que utiliza os componentes do SGQ para analisar dados e para direcionar mudanças e iniciativas que garantam a melhoria contínua.

O resultado geral é uma abordagem pró-ativa incrementada que atende aos objetivos do SGQ e, mais importante ainda, aos objetivos corporativos organizacionais, do negócio e/ou financeiros relacionados.

Se você é Associado ao QSP, faça aqui o download da apresentação...

Próximos cursos do QSP
(clique no treinamento de seu interesse para obter mais informações)

De 27 a 31/03: Seis Sigma - Formação e Certificação de Black Belts e de Green Belts 

De 03 a 07/04: ISO 14001:2004 - Auditor Ambiental - Curso Avançado de Auditor de Sistemas de Gestão Ambiental

De 24 a 28/04: OHSAS 18001 - Auditor de SST - Formação de Auditor de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

De 08 a 12/05: ISO 9001:2000 - Lead Auditor - Treinamento de Auditor-Líder da Qualidade

De 22 a 26/05: Semana de Atualização Profissional em Sistemas de Gestão, com os seguintes treinamentos (você escolhe os cursos - um ou mais - que deseja participar):

  • Dia 22/05: TRIZ - Teoria da Solução Inventiva de Problemas - Como Solucionar Problemas com a TRIZ
  • Dia 23/05: Utilizando o Mind Mapping® para a Otimização de Sistemas de Gestão
  • Dia 24/05: Gestão de Projetos Seis Sigma segundo as Boas Práticas do PMI - Project Management Institute
  • Dia 25/05: Alternativas para a Avaliação do Desempenho de Auditores Internos 
  • Dia 26/05: Relacionamento e Gestão de Fornecedores - Parcerias em Busca da Excelência

 Mais informações: eventos@qsp.org.br e (11) 3704-3200.

Painel QSP 

IQE 2006
Índice QSP 
de Excelência

O novo referencial para 
a avaliação da
gestão de empresas.

Veja aqui como o QSP pode auxiliar sua empresa a implantar as normas:

ISO 9001 (Qualidade)
ISO 14001 (Meio Ambiente)
OHSAS 18001 (Segurança e Saúde)
SA 8000 (Responsabilidade Social)
SIGs (ISO 9001 + ISO 14001 + OHSAS
18001 + SA 8000)


DESTAQUE

Coleção Risk Tecnologia

SIGs - Sistemas Integrados de Gestão
Da teoria à prática

DESTAQUE
Coleção Mitutoyo

Metrologia Aplicada

  • Para cadastrar seus amigos para receberem gratuitamente os informativos eletrônicos do QSP, preencha e envie-nos os seguintes dados (cadastre uma pessoa por vez):

Nome:
E-mail:
Empresa:

 


O "Últimas Notícias" é enviado para mais de 50.000 executivos e profissionais 
interessados no desenvolvimento e integração de sistemas da Qualidade, 
Produtividade, Gestão para a Excelência, Gestão de Riscos, Meio Ambiente, 
Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial.
Diretor responsável: Francesco De Cicco. Programação e administração: Aurea V.C. Tonella. 
Comentários, críticas e sugestões: qsp@qsp.org.br. Copyright QSP, 1997 - 2006.

QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina
PABX/FAX: (11) 3704-3200             QSPnet: www.qsp.org.br



O QSP é uma associação sem fins lucrativos que conta atualmente com mais de 1.300 clientes e associados (veja aqui a relação das empresas mantenedoras do QSP). O Centro atua em todo o Brasil e em outros países latino-americanos através de uma equipe de instrutores, auditores e consultores, composta por mais de 120 profissionais credenciados, que participam de inúmeros projetos de educação e treinamento, consultoria e auditoria, pesquisa e desenvolvimento, nas diversas áreas de especialização do Centro.

Para conhecer mais sobre o QSP, acesse as seguintes páginas: