Gestão de Crises
A ameaça dos grandes riscos
por Alexandre Teixeira (IstoÉ Dinheiro)

A Marsh, maior corretora de seguros do mundo, hoje com faturamento de R$ 900 milhões em prêmios no Brasil, tem uma observação antipática, porém necessária, a fazer sobre desastres recentes, como o megaderramamento de lama de uma planta da mineradora Rio Pomba Cataguases ou o colapso da obra de expansão do metrô de São Paulo. Pesadelos para as empresas envolvidas, esses eventos são tachados de “anti-cases de seguro”. Situações que envolvem responsabilidade civil e danos ambientais, em que ficou patente o despreparo das companhias para enfrentar situações de crise – o que parece especialmente grave no caso da Rio Pomba, que fora responsabilizada por acidente semelhante um ano antes e nem assim criou planos de contingência.

A verdade inconveniente que a Marsh se dispõe a expor é que a esmagadora maioria das empresas brasileiras está atrasada em relação aos padrões internacionais de controle de grandes riscos. A boa notícia é que, infelizmente, a experiência internacional mostra que o investimento em prevenção e reação a desastres costuma entrar na agenda das companhias depois de importantes catástrofes ou, ao menos, ameaças. Foi assim com os departamentos de tecnologia da informação em 1999, diante das então aterradoras perspectivas de um “bug do milênio”. E, mais tarde, em 2001, sob o choque do 11 de setembro. A expectativa da corretora é de que os acidentes da mineradora e do metrô, assim como a queda do avião da Gol e o apagão aéreo, funcionem como terapia de choque no mundo empresarial brasileiro.

Leia mais... 

Seis Sigma
Curso de Formação e Certificação de 
Green Belts

Curso aos sábados. Início: 28 de abril.

Leia mais...


Inovação em Serviços
(White Paper - parte 2/4)
por Alexis P. Gonçalves (Director, Customer Experience Citigroup - Global Consumer Group. Membro do Conselho Curador do QSP)

O patrimônio da marca está vinculado ao nome da marca e pode agregar (ou subtrair) valor a um produto ou serviço. Esse patrimônio pode ser agrupado em quatro dimensões: conscientização da marca, qualidade percebida, associações da marca e fidelidade à marca. Essas quatro dimensões são influenciadas através dos seguintes fatores: da experiência direta, do contato verbal, do momento da verdade com a marca e com diversas atividades de marketing. Por essa razão, o monitoramento do patrimônio da marca é vital para o seu sucesso. Ele permite que os donos da marca vejam quais são os pontos fortes e fracos da marca e que forças estão impulsionando-os, o que, por sua vez, aponta para a natureza e o nível de inovação necessária para desenvolver o potencial da marca.

Entendendo a força da relação do cliente com a marca, pode-se começar a desenvolver um sistema de inteligência sobre os clientes e aferir a vulnerabilidade da marca quanto a novos concorrentes ou promoções de curto prazo, bem como o nível de inovação necessário para aumentar a fidelidade à marca.

Leia mais... 

ISO 14001:2004 - AUDITOR AMBIENTAL
Curso Avançado de Auditor de Sistemas 
de Gestão Ambiental

De 16 a 20 de abril. Leia aqui.

 Mais cursos do QSP

Dias 27 e 29/03/07 - Gerenciamento de Processos com foco em Indicadores de Desempenho

Dia 29/03/07 - Indicadores de Desempenho: Melhores Práticas e Métricas do Mercado

Dias 02 e 03/04/07 - Identificação e Avaliação de Aspectos, Impactos, Perigos e Riscos

De 09 a 13/04/07 - Formação e Certificação de Master Black Belts

De 16 a 19/04/07 - MASP - Método de Análise e Solução de Problemas

Dias 25 e 26/04/07 - O Caminho das Pedras para o Planejamento Estratégico

Para obter mais informações, clique nos links acima ou ligue: 
(11) 3704-3200
.

Painel QSP

Sua empresa ainda 
não é certificada?

Veja como o QSP pode auxiliar sua organização a implantar as normas:

- ISO 9001

- ISO 14001

- OHSAS 18001

- SA 8000 

- Sistemas Integrados de Gestão

ÚLTIMOS LANÇAMENTOS
Manuais da Coleção Risk Tecnologia

Auditoria Baseada em Riscos - 
Como implementar a ABR nas organizações: uma abordagem inovadora

Sistemas Integrados de Gestão - 
PAS 99:2006 - Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

Desenvolvimento Sustentável - 
A norma BS 8900 - Diretrizes para a Gestão do Desenvolvimento Sustentável

DESTAQUE
Coleção Mitutoyo

Kit de Transparências para Ministrantes do curso sobre Instrumentos para Metrologia Dimensional (Nível Básico)


AUDITORIAS DE FORNECEDORES

Contrate os serviços de auditoria 
do QSP para avaliar os 
sistemas e processos de seus fornecedores, incluindo 
questões de segurança e de responsabilidade socioambiental.

Leia mais...

* * * * * Galeria de Empresas Associadas ao QSP *****

HOSPITAL PROF. EDMUNDO VASCONCELOS
 Associada desde maio/2001  Associada desde julho/2001  Associada desde julho/2001

Associada desde agosto/2001

Associada desde agosto/2001

  • Para cadastrar seus amigos para receberem gratuitamente os informativos eletrônicos do QSP, preencha e envie-nos os seguintes dados (cadastre uma pessoa por vez):

Nome:
E-mail:
Empresa:

 

 

O "Últimas Notícias" é produzido pelo QSP e traz artigos e notícias em primeira mão sobre Qualidade, Produtividade, Gestão para a Excelência, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Sustentabilidade Empresarial e Gestão de Riscos. É enviado para mais de 50.000 executivos e profissionais cadastrados.

Diretor responsável: Francesco De Cicco. Programação e administração: Aurea Tonella. 
Comentários, críticas e sugestões: qsp@qsp.org.br
Copyright QSP, 1997 - 2007.

QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina
PABX/FAX: (11) 3704-3200             QSPnet: www.qsp.org.br



O QSP é uma associação sem fins lucrativos que conta atualmente com mais de 1.300 clientes e associados (veja aqui a relação das empresas mantenedoras do QSP). O Centro atua em todo o Brasil e em outros países latino-americanos através de uma equipe de instrutores, auditores e consultores, composta por mais de 120 profissionais credenciados, que participam de inúmeros projetos de educação e treinamento, consultoria e auditoria, pesquisa e desenvolvimento, nas diversas áreas de especialização do Centro.

Para conhecer mais sobre o QSP, acesse as seguintes páginas: