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É
com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso querido
amigo, Sócio-Fundador e Presidente do Conselho Curador do QSP
CARLOS DE MATHIAS MARTINS
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ocorrido no dia 05 de fevereiro, em São Paulo.
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Depoimentos
O Brasil deve muito a Carlos de
Mathias Martins. Dentre várias e marcantes realizações, destaca-se sua
incansável atuação na criação e no desenvolvimento da FPNQ - Fundação
para o Prêmio Nacional da Qualidade, da qual foi o 1º
Superintendente-Geral, até 1997. Outro fato histórico de sua carreira exemplar foi a sua participação como presidente da
comissão da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas -
que preparou e introduziu a série de normas NBR ISO 9000 em nosso
País. Mais recentemente, ele aceitou outro desafio do governo
brasileiro: criar um novo mecanismo que ajudasse a incrementar a
exportação de produtos nacionais, no que resultou o projeto Brasil
Premium, ainda em fase de consolidação.
Na década de 80, na ABCQ - Associação Brasileira de
Controle da Qualidade, ele foi o responsável pela implantação em
nosso País dos cursos preparatórios para a certificação de
profissionais da Qualidade pela ASQC, atual ASQ - American Society
for Quality. CMM, como nós do QSP carinhosamente o chamávamos,
nasceu na cidade de Ribeirão Preto (SP), no dia 22 de abril de 1937.
Era engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, certificado
em Qualidade e Confiabilidade pela ASQC, e consultor credenciado das
Nações Unidas (ONU) em "Controle Total da Qualidade". Foi
palestrante e professor em inúmeros eventos, no Brasil e no exterior.
Trabalhou durante 10 anos na Asea Bown Boveri e mais 19 anos na Promon
Engenharia. Pela ONU, efetuou três missões em Moçambique na
formação de recursos humanos, avaliação de indústrias e na
elaboração de um plano estratégico para a implantação de um
organismo de normalização, metrologia e certificação. Não
só o QSP, mas principalmente a sociedade brasileira, perdeu um grande
Homem. Tudo faremos para preservar e difundir seus princípios éticos e
perpetuar, numa justa e necessária homenagem, os ensinamentos que ele deixou para nós e para milhares e milhares de
pessoas. Francesco De Cicco
Diretor-Executivo do QSP |
Conheci o "professor" Martins em 1986,
na ABCQ, quando coordenou o curso para CQE da, naquela época, ASQC.
O índice de aprovação nos exames foi
próximo de 100%. Aliás esse foi o bordão recentemente citado sobre sua
maneira de ser: "tolerância zero, conformidade 100".
Nos últimos 10 anos (1992 - 2003), vim a
conhecê-lo mais de perto atuando na FPNQ e, atualmente, no Brasil
Premium.
Repito o que muitos já falaram: o Martins
age e exige um comportamento ético em tudo o que faz. Isso, para alguns,
parece que ultrapassa e, portanto, fere o princípio da eqüidade, ou seja,
"dar um prêmio a quem não merece". Contudo, ele sabia chegar a
esse limite sutil, sem feri-lo.
Depois de consolidar a estrutura e a
credibilidade do PNQ, Martins resolveu cuidar de sua saúde já bastante
castigada pelos muitos anos de dedicação, em prol da Qualidade.
No meio dessa "pausa", foi
consultado sobre um novo desafio: elaborar uma forma de impulsionar a
exportação de produtos brasileiros mediante a criação de um selo ou
"marca Brasil".
Não era seu desejo, mas aceitou, pois sentiu
que o objetivo, além de desafiador, era o que faltava para dar um arremate
final aos programas de Gestão de Sistemas. Agora, dizia, está na hora de
mostrar o produto da Excelência em Gestão.
Os últimos anos (setembro de 2000 até
hoje), junto com os cuidados com a saúde, dois ciclos do Brasil Premium
foram, a duras penas, concluídos com sucesso.
Outras pessoas saberiam melhor expressar a
felicidade e o crescimento proporcionado a quem conviveu com o Martins, como
eu convivi, nesta fase de sua vida.
Espiritualmente tentei compartilhar com ele a
minha FÉ! Sinto (e para isso rezei bastante) que foi "chamado" com
muito AMOR, pois muito soube amar a Deus, sem querer que o soubéssemos.
Mario Fongaro
Membro da Equipe do Projeto Brasil Premium
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Sistemas Integrados de Gestão
Unificando as auditorias de Sistemas de Gestão
A auditoria é um importante elemento do
ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), no qual se baseiam as normas para
sistemas de gestão, como a ISO 9001 e a ISO 14001. As auditorias constituem a
base para a auto-avaliação da capacidade da organização em atender
continuamente aos requisitos das partes interessadas, relacionados, por
exemplo, com a qualidade, o meio ambiente e a segurança e saúde no trabalho.
Os sistemas de gestão proporcionam os meios para garantir essa capacidade, e
as auditorias são necessárias para avaliar a devida implementação e
eficácia desses sistemas. As auditorias são também a base para a
certificação independente dos sistemas de gestão. O 11º ciclo da Pesquisa
ISO referente aos certificados ISO 9000 e ISO 14000 mostra que, até dezembro
de 2001, mais de 510.000 certificados ISO 9001 e mais de 36.000 certificados
ISO 14001 foram emitidos em todo o mundo, demonstrando a importância dessa
atividade. A confiança depositada nesses certificados por milhões de
parceiros empresariais, consumidores e agências governamentais se baseia, em
grande parte, na qualidade e na confiabilidade das auditorias de
certificação realizadas.
Esse fato demonstra a importância das
auditorias e é o motivo pelo qual a ISO já desenvolve normas sobre auditoria
há mais de 15 anos. Em 1997,dois subcomitês,o ISO/TC 176/SC 3 e o ISO/TC
207/SC 2, estabeleceram um grupo de estudo para avaliar a viabilidade de uma
abordagem unificada de auditoria. O grupo reconheceu que cada vez mais
organizações estão implementando sistemas de gestão da qualidade como
também sistemas de gestão ambiental, desejando otimizar seus esforços de
auditoria. A unificação de auditorias de sistemas de gestão tem vantagens
financeiras e práticas e não afeta a confiabilidade e utilidade dos
resultados da auditoria. A conclusão do grupo de estudo foi que esses
avanços na comunidade de usuários seriam melhor conseguidos com o
desenvolvimento de uma única norma sobre auditoria de sistemas de gestão.
Essa recomendação foi acompanhada de uma nova proposta de trabalho conjunto
para o desenvolvimento de uma norma comum sobre auditoria da qualidade e
auditoria ambiental. Essa proposta foi aceita por ambos os subcomitês da ISO,
estabelecendo-se, assim, um grupo de trabalho conjunto (JWG), o qual se
encontrou pela primeira vez em novembro de 1998 para desenvolver a norma
única de auditoria.
Para a elaboração da nova ISO 19011:2002,
foram necessários menos de quatro anos, oito reuniões do JWG, três projetos
de comitê e os usuais estágios DIS e FDIS. Aliás, o número 19011 -
primeiro número disponível no momento em que o projeto foi aprovado - foi
especialmente conferido a esse projeto pela ISO. A idéia por trás da escolha
desse número foi evitar associar a norma exclusivamente à ISO 9000 ou à ISO
14000, mantendo, porém, a relação com as normas anteriores de auditoria
(ISO 10011 e ISO 14011). O número 19011 também pode ser visto como um
símbolo de que esse projeto vai além da atual lacuna entre gestão da
qualidade e gestão ambiental.
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ÚLTIMA
CHAMADA
Encontro
Técnico
A
NOVA NORMA DE AUDITORIA
NBR
ISO 19011:2002 - Diretrizes para auditorias de sistema de gestão
da qualidade e/ou ambiental
Dia 14 de fevereiro, São
Paulo, Hotel
Hilton. Leia
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Não
deixe de participar deste evento pioneiro do QSP. No encontro,
serão apresentados os principais elementos da nova norma e discutidos os benefícios que a ISO 19011 deverá trazer
para as empresas e para os profissionais que atuam como auditores internos
ou externos. |
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Vale a pena ler de novo
Gestão da Qualidade no setor automotivo
A nova ISO/TS 16949:2002 - Principais desafios para a transição da QS-9000
(1ª parte)
A norma ISO/TS 16949:2002, Quality management systems - Particular
requirements for the application of ISO 9001:2000 for automotive production
and relevant service part organizations, está disponível há um ano.
Para o uso da TS 16949:2002, devem também ser considerados os requisitos
específicos de clientes dos fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
Esses requisitos, geralmente disponíveis no website das OEMs, devem ser
utilizados pelos fornecedores para obter a conformidade do Sistema de
Gestão da Qualidade (SGQ) com a TS 16949:2002, a fim de satisfazer os
requisitos de um determinado cliente existente ou potencial do OEM (ex.:
BMW, DaimlerChrysler, Fiat, Ford, GM, Peugeot, Renault, Volkswagen), além
dos requisitos da TS 16949.
Uma grande parte dos fornecedores certificados QS-9000 fará a
transição para a TS 16949:2002 até 15 de dezembro de 2003, quando a ISO
9001/2:1994 e a TS 16949:1999 não serão mais reconhecidas. Há duas
razões pelas quais a maioria dos fornecedores fará a transição:
- Os clientes logo estarão exigindo a certificação TS 16949:2002 como
um requisito contratual.
- Os fornecedores desejarão ter seus SGQs certificados conforme a ISO
9001:2000, a fim de obterem as melhorias decorrentes da nova edição e
satisfazerem os requisitos de clientes não-automotivos.
No geral, a edição anterior da TS 16949 foi fielmente ajustada à
estrutura da ISO 9001:2000, a fim de se criar a TS 16949:2002.O maior
desafio para as empresas certificadas QS-9000 será o foco no cliente e a
abordagem de processo contidos na nova TS. As alterações que consideramos
mais importantes, com as quais as organizações se defrontarão durante a
transição da QS-9000, estão contidas nas 15 seções e subseções da ISO
9001:2000/TS 16949:2002, resumidas na tabela.
Neste artigo, exploraremos três dessas seções: a seção 4.1, Sistemas de
Gestão da Qualidade - Requisitos Gerais, a seção 7.3, Projeto e
Desenvolvimento, e a seção 7.4, Aquisição.
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mais...
ISO
9001:2000 EM PEQUENAS EMPRESAS
(com até 100 funcionários)
O
QSP oferece serviços de consultoria e auditoria com subsídios
financeiros para organizações de pequeno porte, de qualquer setor de
atividade, interessadas na implantação (e certificação, se
necessário) de Sistemas de Gestão da Qualidade.
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mais... |
CURSOS
DE VERÃO
IN COMPANY
Até
28 de fevereiro, com descontos
especiais de 20% a 50%!
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Dia 20 de fevereiro,
lançamento de nova publicação, exclusiva do QSP:
ISO 9000:2000
Sistemas de Gestão da Qualidade (Volume
1)
GUIA INTERNACIONAL PARA A MEDIÇÃO DA SATISFAÇÃO DO CLIENTE
O objetivo geral desse Guia
Internacional é
oferecer às organizações uma maior compreensão das opções
disponíveis para a coleta de dados sobre satisfação de clientes. Ele
inclui diversos exemplos reais de negócios em que a satisfação do
cliente é medida de forma contínua, e explica os diferentes métodos que
podem ser utilizados para a coleta de dados, no contexto da nova ISO
9001:2000.
O preço de lançamento do
Guia é de R$ 60,00 para Associados ao QSP, e de R$ 70,00 para
não-associados. Os pedidos podem ser feitos através do e-mail: qsp@qsp.org.br. |
Segurança e Saúde no Trabalho
Dicas da OHSAS 18002 para a implantação de Sistemas de Gestão da SST Atendendo
a pedidos, estamos reiniciando a publicação da série de orientações
básicas (resumidas) que estão contidas na OHSAS
18002, cujo objetivo principal é auxiliar as organizações a
implementar um sistema de gestão eficaz, que efetivamente previna a ocorrência
de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Este
mês, a série recomeça com o tema: Requisitos gerais de um Sistema de
Gestão. Clique aqui
para acessá-lo.
Convocação de empresas certificadas ISO 14001
e/ou OHSAS 18001/BS 8800
O
QSP está convidando organizações certificadas segundo esses padrões
normativos para participarem da Pesquisa 2003 sobre Sistemas Integrados de
Gestão, a qual buscará conhecer diversos aspectos relacionados à
implantação, certificação e manutenção dos SIGs e seus benefícios para
as empresas. Os participantes, como contrapartida, receberão gratuitamente o
relatório completo com os resultados do trabalho. A pesquisa será realizada
durante os meses de fevereiro e março. Para se cadastrar e receber o formulário
da pesquisa, favor preencher os dados a seguir e, na seqüência, clicar no
botão "ok":
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as atividades e os
benefícios de nossa Associação.
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Próximos cursos abertos do QSP
(clique no respectivo link para ver
o detalhamento de cada curso)
Aspectos Práticos da Implantação
da ISO 17025 (Laboratórios de Ensaio e Calibração)
(24 e 25 de fevereiro)
Aspectos Práticos da
Implantação de Sistemas Integrados de Gestão (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS
18001) (26 a 28 de fevereiro)
Mapeamento e Gerenciamento
de Processos com Foco na Nova ISO 9001:2000
(10 e 11 de março)
ISO 9000:2000 -
Atualização de Auditores-Líderes da Qualidade
Transition Course - IRCA Approved
Curso internacional credenciado pelo IRCA, da Inglaterra (13
e 14 de março)
Atenção:
Todos os
associados ao QSP Membership têm descontos exclusivos nesses e em
outros cursos, conforme definidos no Programa Fidelidade QSP.
Leia
mais...
Inscrições:
eventos@qsp.org.br
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