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AVISO
Devido
a questões operacionais, o lançamento dos primeiros
títulos dos cursos abertos interativos em CD-ROM (para Pessoas Físicas)
ocorrerá na 2ª quinzena de abril.
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Sistemas de Gestão ISO
A crítica de um
especialista às atuais práticas de avaliação e certificação da
conformidade
Este artigo representa uma das poucas
ocasiões em que um auditor experiente de Sistemas de Gestão baseados nas
normas ISO apresenta
uma crítica pública à maneira como é praticada a avaliação de
conformidade. Enfatizando que este artigo apresenta suas idéias pessoais, o
autor é crítico e construtivo, e leva o leitor a refletir sobre questões
como: há muitos Organismos Certificadores? Os processos de credenciamento
são transparentes? Os resultados das auditorias de credenciamento deveriam
ser divulgadas? Avaliação + treinamento e consultoria = padrões duplos? A
seguir,um trecho do artigo.
Como a maioria dos empreendimentos
comerciais, os Organismos Certificadores têm procurado expandir suas
atividades oferecendo um maior número de serviços, principalmente nas áreas
de treinamento e consultoria. Evidentemente, existem as usuais "muralhas
da China" e outros mecanismos semelhantes para proteger a integridade da
avaliação de conformidade de Sistemas de Gestão. Mas
seriam tais mecanismos eficazes? Sem dúvida,essa é uma área nebulosa,
existindo vários aspectos de possível preocupação.
Há muitos consultores e organizações de
treinamento que fornecem os mesmos produtos dos Organismos Certificadores por
honorários mais competitivos. Porém, as empresas-clientes continuam
comprando treinamento e outros serviços de Organismos Certificadores (ou de
empresas a eles coligadas), porque acreditam que a "lealdade do
cliente" os ajudará a passar na auditoria de certificação posterior.
Há ainda alguma dúvida de que muitos continuam buscando a certificação de
Sistemas de Gestão somente como um "imposto" adicional ou como o
custo inevitável para se entrar num mercado específico?
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SUA
EMPRESA ACHA QUE É
ÉTICO CONTRATAR SERVIÇOS DE CONSULTORIA OU TREINAMENTO DO MESMO
ORGANISMO
(OU ORGANIZAÇÃO A ELE COLIGADA) QUE A CERTIFICA? |
Campanha:
Ética e Maior Credibilidade no Sistema de Certificação |
Empresas certificadas no Brasil
Conheça as bases de dados do QSP de
organizações que possuem Sistemas de Gestão Ambiental (ISO
14001) e Sistemas de Gestão
da Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001 / BS
8800) certificados.
- Clique aqui
para acessar a base ISO 14001;
- Clique aqui
para acessar a base OHSAS 18001 / BS 8800.
Se sua organização fizer parte dessas bases
de dados, a convidamos a participar da Pesquisa 2003 sobre Sistemas
Integrados de Gestão, que está sendo conduzida durante o mês de março
pelo QSP. Para obter as instruções de como acessar o questionário do
levantamento, solicitamos preencher e nos enviar os seguintes dados:
As empresas que participarem receberão
gratuitamente o relatório completo com os resultados do trabalho.
Vale a pena ler de novo
O desenvolvimento de fornecedores e a proposta de valor
agregado
Valor é o principal resultado que o cliente
precisa obter da cadeia de fornecimento. A capacidade para definir, criar,
produzir e proporcionar valor no mercado só pode ser conseguida por meio de
uma rede integrada de fornecimento. A pressão quanto ao custo e a intensa
competição internacional têm aumentado enormemente a sensibilidade dos
clientes no que se refere à qualidade e confiabilidade da entrega, fazendo
com que a base de competição deixe de ser "empresa x empresa" e
passe a ser"cadeia de fornecimento x cadeia de fornecimento".
Um outro fator importante que tem afetado a
forma de operar das empresas, hoje em dia, é a transição da integração
vertical profunda para a integração horizontal ampla. Com essa nova
integração, o grande desafio da direção deixa de ser a integração de
funções dentro da organização e passa a ser a integração dos vários
fornecedores autônomos, a fim de assegurar um destacado desempenho em termos
de custo, qualidade e entrega.
Para ajudá-lo a compreender melhor a
proposta de valor e o papel que a cadeia de fornecimento pode exercer no
processo de agregar valor aos processos, produtos e resultado líquido do
cliente, exploraremos o papel do gerenciamento do desempenho no
desenvolvimento dos fornecedores e os estágios pelos quais sua organização
deverá passar.
A implementação e a certificação do
Sistema de Gestão da Qualidade em toda a cadeia de fornecimento constituem,
na verdade, apenas o ponto de partida para a busca de valor.
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PUBLICAÇÕES
/ Últimos lançamentos
ISO 9000:2000
Sistemas de Gestão da Qualidade (Volume 1)
GUIA INTERNACIONAL PARA A MEDIÇÃO DA
SATISFAÇÃO DO CLIENTE
SIG
Sistemas Integrados de Gestão (Volume 1)
GUIA INTERNACIONAL PARA A INTEGRAÇÃO DE
SISTEMAS DE GESTÃO
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