|
|
Ano 8 - Edição nº 232 - 07 de
janeiro de 2004 | |
Gestão Ambiental
QSP apresentará nova ISO 14001 em janeiro
A nova norma ISO 14001:2004 para Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs)
deverá ser publicada até o final deste ano. Atualmente, a norma revisada
encontra-se no estágio Draft International Standard (DIS) e, ao
que tudo indica, deverá ser aprovada para passar para o último estágio
antes de sua publicação como norma internacional.
Portanto, é aconselhável que as organizações em geral comecem a
avaliar seus SGAs em relação à ISO/DIS 14001:2004, mesmo que ainda
possam ocorrer algumas pequenas modificações até a versão final da
norma.
Praticamente, todas as seções da norma tiveram desde pequenas
alterações até mudanças e expansões significativas. Nesse último
grupo, estão as subseções 4.3.1 (Aspectos Ambientais), 4.3.2
(Requisitos Legais e Outros Requisitos Ambientais), 4.4.4
(Documentação), 4.4.5 (Controle de Documentos), 4.5.3 (Não-conformidade
e Ações Corretiva e Preventiva), 4.5.4 (Registros) e 4.6 (Análise
Crítica pela Direção).
O QSP, em primeira mão, irá apresentar a nova norma no dia 26 de
janeiro, no curso ISO 14001 - Revisão e Discussão de Requisitos,
o qual é o primeiro dos cinco treinamentos que compõem a 1ª Semana
de Atualização Profissional em Gestão Ambiental. Clique aqui
para obter mais informações sobre o curso.
|
Publicado em janeiro de 2003
Responsabilidade Social
SA
8000: um sistema de certificação de âmbito mundial para monitorar a
responsabilidade social das empresas
Nos últimos anos,
tem-se desenvolvido uma série de iniciativas que buscam introduzir um
sistema de monitoramento social que possa se tornar um padrão útil
no mercado. Várias ONGs têm examinado de perto toda essa situação,
e algumas delas têm trabalhado diligentemente para oferecer
alternativas de monitoramento. Essas organizações buscam uma opção
eficaz e confiável para que as empresas monitorem a conformidade
social nos locais de trabalho de suas próprias unidades e das de seus
fornecedores.
Uma dessas iniciativas é a norma de Responsabilidade Social - SA
8000, desenvolvida em 1997 e revisada em 2001 pela Social
Accountability International - SAI, uma organização não-governamental
com sede nos Estados Unidos e com representantes de entidades de vários
países.
Leia
mais... |
|
Publicado em janeiro de 2003
ISO 9001:2000
Dicas
para a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade
Apresentamos a seguir alguns comentários que poderão ajudar os
usuários da ISO 9001:2000 a melhor entender o significado dos
requisitos gerais de documentação da norma.
- Os requisitos para a política da qualidade são definidos na
seção 5.3 da ISO 9001:2000. A política documentada da
qualidade deve ser controlada de acordo com os requisitos da seção
4.2.3. Algumas empresas podem ter que revisar sua política da
qualidade pela primeira vez, de forma a cumprir com os
requisitos da ISO 9001:2000, e precisarão prestar atenção
especial aos itens (c), (d) e (g) da seção 4.2.3.
- Os requisitos para os objetivos da qualidade encontram-se
definidos na seção 5.4.1 da ISO 9001:2000. Esses objetivos
documentados da qualidade também estão sujeitos aos requisitos
de controle de documentos da seção 4.2.3.
Leia
mais...
|
|
|
Como
a ISO 9001 pode melhorar o desempenho das empresas
|
Evento
destinado a organizações que desejam implantar e manter um sistema
de gestão da qualidade que agregue valor aos seus negócios.
Dia 10 de fevereiro de 2004, das
8h30 às 17h30.
Local:
Transamérica Flat Faria Lima
Rua Pedroso Alvarenga, 1270 - Itaim Bibi - São Paulo - SP.
Tópicos do Encontro:
Motivação para a melhoria do desempenho. Principais requisitos e
objetivos da ISO 9001:2000. Eficiência x eficácia na gestão e
melhoria do desempenho. Medição da satisfação de clientes e a
melhoria do desempenho. Avaliação do desempenho de processos e
programas; indicadores. Análise de causas e efeitos. Análise crítica
e melhoria do desempenho global da organização. Apresentação de um
case didático. Mantendo e melhorando continuamente o
desempenho da organização.
Coordenador:
Amaury S. Botelho - Coordenador do Conselho Técnico e Gerente Técnico
da Divisão de Consultoria e Auditoria do QSP. Examinador do PNQ (1997
e 1998), do PQGF (1998, 1999 e 2000) e do PPQG (2000). Auditor-líder
de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.
Taxa de inscrição:
. R$ 270,00 (para associados ao QSP Membership)
. R$ 360,00 (para não-associados)
A taxa de inscrição inclui material de apoio, cafés, almoço
e certificado de participação. Eventuais despesas com estacionamento
deverão correr por conta dos participantes.
Clique aqui
para acessar a ficha de inscrição...
Informações adicionais: associacao@qsp.org.br
ou (11) 3847-2020.
|
Publicado em fevereiro de 2003
O que é satisfação
do cliente?
No mundo corporativo, há uma crescente demanda por pesquisas que dêem
suporte à tomada de decisões da direção. A pesquisa com clientes é um
componente vital do processo de melhoria contínua da qualidade dos
produtos e serviços prestados ao cliente. Um programa de pesquisa
conjunto, que reflita com precisão as opiniões, necessidades e aspirações
do segmento de clientes correspondente, é necessário para qualquer
empresa bem-sucedida que aspire ser mais do que uma simples "loja de
esquina".
Leia
mais...
|
Rápidas
* Já estão abertas as inscrições para
os cursos do QSP de Formação e Certificação de Black Belts
e de Green Belts. O pagamento da taxa de inscrição
poderá ser parcelado em até 7 vezes, se a mesma for efetuada neste mês
de janeiro. O início dos cursos está previsto para o dia 26 de abril.
Para mais informações, clique aqui
ou ligue para (11) 3847-2020. *
Acaba de ser lançado o "livro de bordo e de bolso" O
Passo Além da Competição, de autoria do psicólogo
organizacional e especialista em Qualidade e Produtividade, Marcus
Vinicius Pereira de Oliveira. O livro destina-se à leitura cotidiana ou
para ser utilizado com exemplos em palestras e treinamentos, renovando
conceitos sobre competir, sobreviver, vencer e dar significado ao sucesso
no século 21.
O livro custa R$ 6,00 mais a taxa de envio de R$ 2,10 e pode ser adquirido
através do e-mail: livros@linerconsultoria.com.br. *
A coluna Risk Management, coordenada por Francesco De Cicco,
diretor-executivo do QSP, traz em sua 4ª edição as seguintes seções:
- Artigo: "Os Sistemas da Qualidade
e a Gestão de Riscos"
- Terminologia internacional sobre
Gestão de Riscos
- Sabedoria & Humor: A Lei de
Murphy Aplicada às Filas
- A História do Risco: "A Lei
Suprema da Irracionalidade"
- Norma AS/NZS 4360: Fontes
genéricas de risco e suas áreas de impacto
Para acessar a coluna RM, clique aqui.
O
AGENTE DE VIAGENS A SEU LADO
Descontos
especiais para
Associados ao QSP Membership.
Telefone: (11)
3846-0323
E-mail: dbftours@terra.com.br |
PASSAGENS
AÉREAS INTERNACIONAIS |
Londres,
Paris, Roma, Frankfurt, Zurich, Amsterdam, Bruxelas
US$ 699, R$ 2027,
Lisboa ou Madri
US$ 618, R$ 1792,
(*) Tarifas
sujeitas à disponibilidade dependendo das
datas de embarque e retorno.
Taxas de embarque não incluídas.
Taxa do dólar de R$ 2.90 (5/01/04) |
Publicado em março de 2003
Normas
que dão suporte aos Sistemas de Gestão
Muitas pessoas desconhecem que existem diversas normas brasileiras e
internacionais que podem ser utilizadas para facilitar a implementação
dos Sistemas de Gestão e incrementar sua eficácia. Na área da
Qualidade, por exemplo, destacam-se os seguintes documentos (em
português).
Leia
mais...
|
Publicado em abril de 2003
Sistemas Integrados de Gestão
Como
iniciar a integração
Muitas organizações podem achar que estão tendo uma atuação
eficaz e que, portanto, a integração de seus sistemas de gestão nada
mais faria do que criar muita papelada desnecessária. Quando começam a
integrar seus sistemas, essas organizações geralmente descobrem que
muitos procedimentos exigidos pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
já existem como parte do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A
capacidade de usar procedimentos do SGQ como suporte aos requisitos do
SGA, na verdade, reduz essa papelada.
Leia
mais...
|
Nossos próximos cursos
abertos
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)
1ª Semana de Atualização Profissional:
GESTÃO
AMBIENTAL (de 26 a 30 de janeiro)
- ISO 14001 - Revisão e discussão de requisitos (Apresentação
da ISO/DIS 14001:2004)
- Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais
- Indicadores de Desempenho Ambiental
- A Legislação Ambiental e sua Aplicação no Processo de Certificação
- A Educação Ambiental na Empresa
2ª
Semana de Atualização Profissional: GESTÃO
DA QUALIDADE AUTOMOTIVA (de 09 a 13 de fevereiro)
- ISO/TS 16949 - Revisão e discussão de requisitos
- APQP / PPAP / FMEA Aplicados ao Sistema da Qualidade
- MSA Aplicado ao Sistema da Qualidade
- Auditoria de Produtos e Processos
- Requisitos Específicos do Cliente
3ª
Semana de Atualização Profissional: SISTEMAS
DE GESTÃO (de 08 a 12 de março)
- ISO 9001 - Revisão e discussão de requisitos
- ISO 14001 - Revisão e discussão de requisitos
- OHSAS 18001 - Revisão e discussão de requisitos
- Sistemas Integrados de Gestão (SIGs)
- Seis Sigma
Importante:
Associados ao QSP Membership têm até 36% de desconto nos
cursos abertos, conforme definido no Programa
Fidelidade QSP.
Inscrições:
eventos@qsp.org.br
e (11) 3847-2020.
|
CADASTRE
SEUS AMIGOS... |
...
e colegas de trabalho interessados em Gestão Empresarial para
receberem gratuitamente o "Últimas Notícias":
|
|
|
|
Navegue pela QSPnet
através destes links:
|
|
|
Home
| Conheça
o QSP | Fale Conosco
| QSP Membership
| Portal QSP
| Risk Management
Consultoria
| Auditorias
| Cursos 2004 |
Cursos
In Company | Publicações
O
"Últimas Notícias" é uma produção do QSP - Centro da
Qualidade, Segurança e Produtividade para o
Brasil e América Latina. O UN é
enviado gratuitamente três vezes por mês, através de e-mail, para
mais de 30.000 executivos e profissionais interessados em Gestão Empresarial.
Diretor responsável: Francesco De Cicco
- Programação e Administração: Aurea V. Tonella.
Comentários, críticas e sugestões:
qsp@qsp.org.br
- PABX: (11) 3847-2020 - Fax: (11)
3847-2025
Copyright QSP, 1997 - 2004
|
|