Últimas Notícias 

Ano 8 - Edição nº 232 - 07 de janeiro de 2004

 

Gestão Ambiental 
QSP apresentará nova ISO 14001 em janeiro

A nova norma ISO 14001:2004 para Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) deverá ser publicada até o final deste ano. Atualmente, a norma revisada encontra-se no estágio Draft International Standard (DIS) e, ao que tudo indica, deverá ser aprovada para passar para o último estágio antes de sua publicação como norma internacional.

Portanto, é aconselhável que as organizações em geral comecem a avaliar seus SGAs em relação à ISO/DIS 14001:2004, mesmo que ainda possam ocorrer algumas pequenas modificações até a versão final da norma.

Praticamente, todas as seções da norma tiveram desde pequenas alterações até mudanças e expansões significativas. Nesse último grupo, estão as subseções 4.3.1 (Aspectos Ambientais), 4.3.2 (Requisitos Legais e Outros Requisitos Ambientais), 4.4.4 (Documentação), 4.4.5 (Controle de Documentos), 4.5.3 (Não-conformidade e Ações Corretiva e Preventiva), 4.5.4 (Registros) e 4.6 (Análise Crítica pela Direção).

O QSP, em primeira mão, irá apresentar a nova norma no dia 26 de janeiro, no curso ISO 14001 - Revisão e Discussão de Requisitos, o qual é o primeiro dos cinco treinamentos que compõem a 1ª Semana de Atualização Profissional em Gestão Ambiental. Clique aqui para obter mais informações sobre o curso.

Publicado em janeiro de 2003
Responsabilidade Social
 
SA 8000: um sistema de certificação de âmbito mundial para monitorar a responsabilidade social das empresas

Nos últimos anos, tem-se desenvolvido uma série de iniciativas que buscam introduzir um sistema de monitoramento social que possa se tornar um padrão útil no mercado. Várias ONGs têm examinado de perto toda essa situação, e algumas delas têm trabalhado diligentemente para oferecer alternativas de monitoramento. Essas organizações buscam uma opção eficaz e confiável para que as empresas monitorem a conformidade social nos locais de trabalho de suas próprias unidades e das de seus fornecedores.

Uma dessas iniciativas é a norma de Responsabilidade Social - SA 8000, desenvolvida em 1997 e revisada em 2001 pela Social Accountability International - SAI, uma organização não-governamental com sede nos Estados Unidos e com representantes de entidades de vários países.

Leia mais...

 

Coleção Mitutoyo

TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA

 À venda no QSP.

Conheça as novidades para 2004 de nossa Associação.

Sua empresa não pode deixar de participar!! 

Treinamentos Interativos
(em CD-ROM)

CEP - Controle Estatístico do Processo
Da teoria à prática

Instrutor: Marcelo Turquet

Sem similares no mercado.

 

Publicado em janeiro de 2003
ISO 9001:2000
 
Dicas para a documentação do Sistema de Gestão da Qualidade

Apresentamos a seguir alguns comentários que poderão ajudar os usuários da ISO 9001:2000 a melhor entender o significado dos requisitos gerais de documentação da norma.

  • Os requisitos para a política da qualidade são definidos na seção 5.3 da ISO 9001:2000. A política documentada da qualidade deve ser controlada de acordo com os requisitos da seção 4.2.3. Algumas empresas podem ter que revisar sua política da qualidade pela primeira vez, de forma a cumprir com os requisitos da ISO 9001:2000, e precisarão prestar atenção especial aos itens (c), (d) e (g) da seção 4.2.3.

  • Os requisitos para os objetivos da qualidade encontram-se definidos na seção 5.4.1 da ISO 9001:2000. Esses objetivos documentados da qualidade também estão sujeitos aos requisitos de controle de documentos da seção 4.2.3.

Leia mais...

 

Como a ISO 9001 pode melhorar o desempenho das empresas  

Evento destinado a organizações que desejam implantar e manter um sistema de gestão da qualidade que agregue valor aos seus negócios.

Dia 10 de fevereiro de 2004, das 8h30 às 17h30.

Local:
Transamérica Flat Faria Lima
Rua Pedroso Alvarenga, 1270 - Itaim Bibi - São Paulo - SP.

Tópicos do Encontro:
Motivação para a melhoria do desempenho. Principais requisitos e objetivos da ISO 9001:2000. Eficiência x eficácia na gestão e melhoria do desempenho. Medição da satisfação de clientes e a melhoria do desempenho. Avaliação do desempenho de processos e programas; indicadores. Análise de causas e efeitos. Análise crítica e melhoria do desempenho global da organização. Apresentação de um case didático. Mantendo e melhorando continuamente o desempenho da organização.

Coordenador:
Amaury S. Botelho - Coordenador do Conselho Técnico e Gerente Técnico da Divisão de Consultoria e Auditoria do QSP. Examinador do PNQ (1997 e 1998), do PQGF (1998, 1999 e 2000) e do PPQG (2000). Auditor-líder de Sistemas de Gestão da Qualidade e Ambiental.

Taxa de inscrição:
. R$ 270,00 (para associados ao QSP Membership)
. R$ 360,00 (para não-associados)

A taxa de inscrição inclui material de apoio, cafés, almoço e certificado de participação. Eventuais despesas com estacionamento deverão correr por conta dos participantes.

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição...

Informações adicionais: associacao@qsp.org.br ou (11) 3847-2020.

 

Publicado em fevereiro de 2003
O que é satisfação do cliente?

No mundo corporativo, há uma crescente demanda por pesquisas que dêem suporte à tomada de decisões da direção. A pesquisa com clientes é um componente vital do processo de melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços prestados ao cliente. Um programa de pesquisa conjunto, que reflita com precisão as opiniões, necessidades e aspirações do segmento de clientes correspondente, é necessário para qualquer empresa bem-sucedida que aspire ser mais do que uma simples "loja de esquina".

Leia mais...

 

Publicações exclusivas
(que você só encontra no QSP)

Manual de Auditoria de Sistemas de Gestão
(ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 etc)

Rede QSP de Fornecedores Conveniados
(para a concessão de descontos às empresas associadas ao QSP Membership)

Veja quem são todos os nossos conveniados.

 

Sistema Integrado QSP de RESPONSABILIDADE SOCIAL

Sua empresa é, de fato, socialmente responsável?

  Leia mais...

 

 

Rápidas

* Já estão abertas as inscrições para os cursos do QSP de Formação e Certificação de Black Belts e de Green BeltsO pagamento da taxa de inscrição poderá ser parcelado em até 7 vezes, se a mesma for efetuada neste mês de janeiro. O início dos cursos está previsto para o dia 26 de abril. Para mais informações, clique aqui ou ligue para (11) 3847-2020.

* Acaba de ser lançado o "livro de bordo e de bolso" O Passo Além da Competição, de autoria do psicólogo organizacional e especialista em Qualidade e Produtividade, Marcus Vinicius Pereira de Oliveira. O livro destina-se à leitura cotidiana ou para ser utilizado com exemplos em palestras e treinamentos, renovando conceitos sobre competir, sobreviver, vencer e dar significado ao sucesso no século 21.
O livro custa R$ 6,00 mais a taxa de envio de R$ 2,10 e pode ser adquirido através do e-mail: livros@linerconsultoria.com.br.

* A coluna Risk Management, coordenada por Francesco De Cicco, diretor-executivo do QSP, traz em sua 4ª edição as seguintes seções:

  • Artigo: "Os Sistemas da Qualidade e a Gestão de Riscos"
  • Terminologia internacional sobre Gestão de Riscos
  • Sabedoria & Humor: A Lei de Murphy Aplicada às Filas
  • A História do Risco: "A Lei Suprema da Irracionalidade"
  • Norma AS/NZS 4360: Fontes genéricas de risco e suas áreas de impacto

Para acessar a coluna RM, clique aqui.

 

O AGENTE DE VIAGENS A SEU LADO

Descontos especiais para
Associados ao QSP Membership.

Telefone: (11) 3846-0323
E-mail: dbftours@terra.com.br

PASSAGENS AÉREAS INTERNACIONAIS

Londres, Paris, Roma, Frankfurt, Zurich, Amsterdam, Bruxelas 
US$ 699,   R$ 2027,


Lisboa ou Madri
US$ 618,   R$ 1792,


(*) Tarifas sujeitas à disponibilidade dependendo das 
datas de embarque e retorno. 
Taxas de embarque não incluídas. 
Taxa do dólar de R$ 2.90 (5/01/04)

 
Publicado em março de 2003
Normas que dão suporte aos Sistemas de Gestão

Muitas pessoas desconhecem que existem diversas normas brasileiras e internacionais que podem ser utilizadas para facilitar a implementação dos Sistemas de Gestão e incrementar sua eficácia. Na área da Qualidade, por exemplo, destacam-se os seguintes documentos (em português).

Leia mais...

 

Publicado em abril de 2003
Sistemas Integrados de Gestão
Como iniciar a integração

Muitas organizações podem achar que estão tendo uma atuação eficaz e que, portanto, a integração de seus sistemas de gestão nada mais faria do que criar muita papelada desnecessária. Quando começam a integrar seus sistemas, essas organizações geralmente descobrem que muitos procedimentos exigidos pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) já existem como parte do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). A capacidade de usar procedimentos do SGQ como suporte aos requisitos do SGA, na verdade, reduz essa papelada.

Leia mais...

 

Serviços QSP de Auditoria

Terceirização de auditorias internas e outras avaliações independentes realizadas por auditores credenciados.

Programa 
ISO 9000 de Cursos "In Company"

Saiba como realizar em sua empresa a mais completa série de treinamentos sobre a ISO 9001:2000.

QSP HELP

Assessoria pontual, a baixo custo, para auxiliar as empresas a superar as principais dificuldades na implantação da ISO 9001:2000.

Nossos próximos cursos abertos
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)

1ª Semana de Atualização Profissional: GESTÃO AMBIENTAL (de 26 a 30 de janeiro)

  • ISO 14001 - Revisão e discussão de requisitos (Apresentação da ISO/DIS 14001:2004)
  • Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais
  • Indicadores de Desempenho Ambiental
  • A Legislação Ambiental e sua Aplicação no Processo de Certificação
  • A Educação Ambiental na Empresa

2ª Semana de Atualização Profissional: GESTÃO DA QUALIDADE AUTOMOTIVA (de 09 a 13 de fevereiro)

  • ISO/TS 16949 - Revisão e discussão de requisitos
  • APQP / PPAP / FMEA Aplicados ao Sistema da Qualidade
  • MSA Aplicado ao Sistema da Qualidade
  • Auditoria de Produtos e Processos
  • Requisitos Específicos do Cliente

3ª Semana de Atualização Profissional: SISTEMAS DE GESTÃO (de 08 a 12 de março)

  • ISO 9001 - Revisão e discussão de requisitos
  • ISO 14001 - Revisão e discussão de requisitos
  • OHSAS 18001 - Revisão e discussão de requisitos
  • Sistemas Integrados de Gestão (SIGs)
  • Seis Sigma

 

ISO 9000- Lead Auditor
Treinamento de Auditor-Líder da Qualidade

Curso internacional para registro no IRCA, 
da Inglaterra.

De 02 a 06 de fevereiro.

ISO 14000 - Auditor Ambiental
Curso Avançado de Auditor de Sistemas 
de Gestão Ambiental

Curso internacional para registro na IEMA, 
da Inglaterra.

De 15 a 19 de março.

Importante: Associados ao QSP Membership têm até 36% de desconto nos cursos abertos, conforme definido no Programa Fidelidade QSP.

Inscrições: eventos@qsp.org.br e (11) 3847-2020. 

 

CADASTRE SEUS AMIGOS...

... e colegas de trabalho interessados em Gestão Empresarial para receberem gratuitamente o "Últimas Notícias":

Nome:
E-mail:
Enviar:

 

Navegue pela QSPnet através destes links:

Home | Conheça o QSP | Fale Conosco | QSP Membership | Portal QSP | Risk Management
Consultoria | Auditorias | Cursos 2004 | Cursos In Company | Publicações

O "Últimas Notícias" é uma produção do QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o
Brasil e América Latina.
O UN é enviado gratuitamente três vezes por mês, através de e-mail, para
mais de 30.000 executivos e profissionais interessados em Gestão Empresarial.

Diretor responsável: Francesco De Cicco - Programação e Administração: Aurea V. Tonella.
Comentários, críticas e sugestões: qsp@qsp.org.br - PABX: (11) 3847-2020 - Fax: (11) 3847-2025
Copyright QSP, 1997 - 2004