QSP oferece
novos instrumentos e serviços para a prática de Benchmarking
Prioritariamente voltados para seus associados e clientes, o QSP está
lançando uma série de novos instrumentos e serviços que irão permitir às
empresas filiadas ao Centro conduzir projetos de benchmarking de maneira
estruturada, sistemática e mais eficiente.
Apoiado em convênios de cooperação com entidades internacionais, o QSP
pretende, com esses novos instrumentos e serviços, ampliar significativamente o
alcance de suas ações relacionadas ao tema e fomentar o desenvolvimento de
projetos e estudos de benchmarking entre seus clientes. Nesta primeira
etapa, destacam-se os seguintes documentos e atividades:
* Código de Conduta para a Prática de Benchmarking
Objetiva direcionar os encontros e visitas de benchmarking, aumentar o
profissionalismo na condução de projetos e estudos, e ajudar a resguardar as
empresas associadas ao QSP na prática do benchmarking, principalmente no
seu relacionamento com concorrentes atuais e potenciais. A utilização do
Código de Conduta irá contribuir para uma maior eficiência, eficácia e
ética do benchmarking.
* Estrutura Internacional de Classificação de
Processos
A PCF (Process Classification Framework – Estrutura de
Classificação de Processos) é um padrão internacional que funciona como um
modelo empresarial de alto nível e possibilita às empresas analisar suas
atividades do ponto de vista dos processos comuns aos diversos ramos de
negócios.
Originalmente criada em 1991 pelo APQC (American Produductivity &
Quality Center), a PCF tem sido utilizada de maneira criativa há mais de
uma década por centenas de organizações no mundo todo. A PCF representa uma
série de processos inter-relacionados de natureza sociotecnológica e
essenciais para a empresa, representando as seis dimensões mais importantes de
uma organização: conhecimento, processos, conteúdo, mercados, cultura e
estrutura organizacional.
A PCF possibilita à empresa compreender seu funcionamento interno, através da
perspectiva horizontal dos processos em vez da perspectiva vertical. É um
instrumento fundamental para a prática do benchmarking, que o QSP
coloca, com exclusividade no Brasil, à disposição de seus associados.
* Serviço de Promoção de Projetos de Benchmarking
Esse serviço gratuito do QSP auxilia as empresas filiadas ao Centro na
divulgação e busca de parceiros para seus projetos de benchmarking,
através da internet e do informativo "Últimas Notícias" , o qual é
enviado quinzenalmente a mais de 40 mil executivos e profissionais do Brasil e
de outros países de língua portuguesa e espanhola.
* Rede Mundial de Benchmarking
Os associados ao QSP têm acesso gratuito a mais de 100 pesquisas
internacionais de benchmarking, realizadas através da internet junto a um
público composto por mais de 45 mil profissionais de empresas de todo o mundo,
incluindo temas e processos como: Gestão de Ativos, Custos de TI, Call Centers,
Gestão de Mudanças, Satisfação de Funcionários, Gestão do Conhecimento,
Logística, Marketing Intelligence, Gestão de Projetos, E-Business...
* Metrics - Serviço de Pesquisas
Personalizadas
Esse novo serviço do QSP tem por objetivo auxiliar as organizações a
coletar dados para a obtenção e comparação de indicadores de desempenho
(métricas) e para a identificação de boas práticas de gestão de um
determinado tema ou processo.
Contratando o Metrics - Serviço de Pesquisas Personalizadas, a
empresa associada ao QSP obtém rapidamente respostas de organizações do
Brasil e de outros países, com informações agrupadas por setor de atividade,
tamanho e tipo de indústria, região etc. As pesquisas são desenvolvidas
através da internet, a um custo bem menor do que aquelas realizadas por
telefone, fax ou correio, por exemplo.
* Grupos de Benchmarking do QSP
O objetivo dos grupos é reunir profissionais representantes das empresas
associadas ao QSP para que promovam a pesquisa e o intercâmbio de informações
sobre as “melhores práticas” existentes em relação a um determinado tema
ou processo, efetuando o adequado registro das mesmas, para assegurar o acesso
aos dados e às suas conclusões, de tal forma que sejam efetivamente utilizadas
para o aprendizado e para o aumento da competitividade das organizações
participantes.
Os grupos têm também o objetivo de organizar e divulgar para os demais
associados ao QSP as informações consideradas não-confidenciais, contribuindo
assim para a formação de um Banco de Boas Práticas, com acesso exclusivo e
gratuito para os filiados ao Centro.
Para
saber mais sobre os novos benefícios da Associação ao QSP, clique aqui...
Medindo
expectativas e satisfação de clientes
Trecho extraído do
"Guia Internacional para a Medição da Satisfação do Cliente",
comercializado com exclusividade pelo QSP.
Entender as expectativas dos clientes em relação a um determinado produto
(ou serviço) é fundamental para se compreender os conseqüentes níveis de
satisfação. Os clientes têm uma longa lista de expectativas para qualquer
produto, as quais incluem: desempenho, atributos, conformidade, estética,
confiabilidade, mantenabilidade, informação, pontualidade, pronta resposta a
necessidades específicas, empatia, reputação, segurança e valor (qualidade
percebida em relação ao preço).
Algumas preferências dos clientes são tangíveis e podem ser quantificadas
prontamente e avaliadas objetivamente. Outras são intangíveis e se relacionam
a julgamentos subjetivos. Em certos casos, os clientes não estão conscientes
de tais preferências, ou daquelas relativas a fatores culturais, ou até mesmo
a reações emocionais.
As percepções dos clientes podem ser influenciadas por publicações como
jornais e revistas e, talvez mais intensamente, pelos veículos de comunicação
de massa. Comentários e notícias sobre uma empresa influenciam a percepção
das pessoas sobre a credibilidade e reputação da organização. Outra fonte de
influência das expectativas dos clientes é a informação
"boca-a-boca". Estima-se que 50% das decisões de compra de produtos são
baseadas nesse tipo de informação pessoal. Um estudo da General Electric
indicou que a informação "boca-a-boca" tem duas vezes mais influência
nas decisões de compra do que as ações publicitárias.
Como é sabido, comentários negativos têm um maior impacto psicológico e
se propagam mais rapidamente através das redes de contatos das pessoas do que
comentários positivos. O efeito de experiências anteriores na percepção dos
clientes é difícil de medir ou quantificar; entretanto, tais experiências têm
maior influência nas decisões de compras futuras.
A análise de todos esses aspectos claramente oferece um forte argumento para
que se determinem as expectativas e se meça a satisfação dos clientes, quando
se pretende maximizar o valor estratégico da medição e usá-la como
ferramenta de diagnóstico, para promover mudanças em procedimentos e
processos.
Veja aqui o
índice completo do manual...
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Informe Publicitário
MARAÚ
- LAGOA DO CASSANGE - BAHIA |
8 dias
O roteiro inclui:
Passagem aérea
Traslados
7 noites
de hospedagem com café da manhã e jantar
Jeep tour
Trilha pelas cachoeiras
Piscinas
naturais
Seguro viagem
Pagamento em 6x sem juros
DBF GRAN TURISMO
Telefone:
(11) 3846-0323 |
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Oportunidades para Consultores e Instrutores
Se você é especialista em um ou mais dos seguintes
temas: Seis Sigma, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000 e Sistemas Integrados de Gestão,
e tem interesse em participar de futuros projetos do QSP
relacionados a esses assuntos, preencha e envie-nos o formulário-padrão
que pode ser acessado por aqui.
Segurança e Saúde no Trabalho
Dicas para a implantação de
Sistemas de Gestão da SST
Este mês, as orientações
(resumidas) da OHSAS 18002 tratam do tema: Política
de Segurança e Saúde no Trabalho.
O objetivo principal da OHSAS
18002 é auxiliar as organizações a implementar um sistema de gestão
eficaz da SST, que traga resultados consistentes e duradouros em termos de
prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Clique
aqui para acessar as "dicas" de outubro...
QSP
Informe
Reservado
(Exclusivo para Associados ao QSP)
Nº 39 - Outubro/2004 |
Seis Sigma
Projetos Seis Sigma na área de Recursos Humanos
A área de Recursos Humanos não é diferente de nenhum outro setor de uma
empresa, no sentido de ser capaz de realizar projetos Seis Sigma com
significativos benefícios financeiros para a organização. Os projetos são
direcionados para o cliente interno, conduzindo-se as funções de recursos
humanos com maior rapidez e eficiência, ou para o cliente externo,
contribuindo-se para a transformação contínua da empresa através do
desenvolvimento eficaz da estratégia Seis Sigma.
Os profissionais de RH devem reunir e analisar seus próprios dados, e não
obter uma lista de projetos de outra área da organização dando-lhes um
enfoque de RH. Como primeiro passo, deve-se conduzir uma análise das partes
envolvidas (stakeholders) que ajude a identificar possíveis áreas de
resistência aos projetos.
A tabela abaixo oferece um agrupamento lógico de
funções de RH com uma amostra de oportunidades para projetos Seis Sigma. Essa
lista pode ser usada como pontapé inicial para uma sessão de brainstorming
entre as partes envolvidas e os membros da equipe.
Remuneração
e Benefícios |
Exemplos
de Projetos |
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Administração de folhas de pagamento
- Avaliação de tarefas
- Gerenciamento do tempo e presença
- Benefícios médicos/odontológicos
- Elegibilidade e administração do tempo de licença
- Plano de carreira
- Opção de compra de ações
- Participação nos lucros |
-
Conformidade com a autorização de horas-extras
- Análise crítica do desempenho mais rápida
para recomendações por mérito
- Benchmarking da participação nos lucros em relação aos
concorrentes
- Depósito automático de salários
- Elegibilidade para o plano de opção de compra de ações |
Leia
mais... (é necessário inserir o nome de usuário e a senha
fornecida a cada Associado ao QSP)
ATENÇÃO: Para
se tornar Associado ao QSP na categoria "Assinante" (contribuição de R$
120,00/ano) e ter direito a acessar todas as edições do Informe
Reservado,
clique aqui...
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Sistemas de Gestão
Auditorias que agregam valor
por Francesco
De Cicco (QSP)
Muitos gerentes não levam a sério a implementação do Sistema de Gestão
da Qualidade em suas organizações. Eles não acreditam que o SGQ pode agregar
algum valor para seus negócios, achando que podem enganar os auditores durante
as avaliações periódicas. Muitos também acham que os procedimentos
documentados apenas atrapalham a flexibilidade de administração de suas
atividades.
Os auditores por sua vez costumam privar-se de apresentar não-conformidades
maiores para evitar conflitos com a alta direção, com medo de que ela não
consiga lidar com os desafios subseqüentes. Outros apresentam
não-conformidades irrelevantes para criar a ilusão de que estão fazendo seu
trabalho.
O QSP acredita que, cada vez mais, os auditores serão desafiados a buscar um
novo paradigma para sua abordagem tradicional. A ênfase deverá ser na melhoria
genuína alinhada com os objetivos da empresa, em vez de não-conformidades
triviais. Tal mudança é necessária tanto para os auditores como para os
representantes da direção das empresas que adotaram a norma ISO 9001:2000.
Com base nessa necessidade, os métodos de auditoria utilizados pelo QSP têm
dado mais atenção à eficácia e à melhoria contínua, não se concentrando
apenas nas questões de conformidade do sistema. Essa filosofia é também
aplicada nas avaliações e auditorias de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO
14001) e da Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001) das empresas que
contratam tais serviços do QSP.
Por não ser organismo certificador, o QSP tem liberdade total para conduzir
auditorias que, além de seguirem os protocolos convencionais dos esquemas de
certificação ou de declaração de conformidade, agregam de fato valor para os
seus clientes, na medida em que são também apresentadas soluções para as
oportunidades de melhoria identificadas.
Na prática, acreditamos que não se deve limitar a melhoria contínua à
capacidade de uma empresa atender somente a requisitos de normas. Por essa
razão, temos adotado uma definição mais holística para a "melhoria
contínua", conforme proposto por Russel, J.P., em seu livro "Continual
Improvement Assessment: Promoting and Sustaining Business Results", Quality
Press, 2004, Milwaukee WI, ou seja: Melhoria contínua é um processo de
mudanças continuadas que agregam valor à organização.
Isso significa que melhorar consiste em aumentar o valor de uma
organização. Se a empresa não obtém melhores resultados, então não houve
melhoria. Essa idéia focaliza uma de nossas maiores preocupações no que se
refere às ações corretivas. O QSP já auditou inúmeras ações corretivas
que não resultaram em melhoria para a organização. A maioria das ações
corretivas analisadas se limitava apenas a deter o problema por meio de
segregação, retrabalho ou reposição, ou agregava custo e complexidade aos
processos por meio da duplicação ou inclusão de mais etapas de verificação.
É importante, portanto, que as organizações se beneficiem de seus
esforços de melhoria e não aceitem menos eficácia e eficiência. A principal
característica da melhoria é a mudança. Bonitos gráficos mostrando os
benefícios da melhoria são irrelevantes se não houver mudança do processo ou
do sistema. Mudança é a característica mais importante que os auditores
internos e externos, avaliadores e examinadores deveriam avaliar para verificar
se houve melhoria. Se não houver mudança, os eventos continuarão a se
repetir. Se não houver mudança no sistema ou no processo, não haverá
melhoria.
Para saber mais sobre os Serviços de Auditoria do QSP, contatar nossa
Divisão de Consultoria e Auditoria, através do e-mail: consultoria@qsp.org.br
ou do telefone: (11) 3704-3200.
Nossos próximos cursos
abertos
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)
Fomos
Certificados e Não Vemos Resultados- O
que fazer com um SGQ que não atende às expectativas da alta direção
(dia 25 de outubro)
Indicadores
de Desempenho e Balanced Scorecard Alinhados com a ISO 9001
(dias 28 e 29 de outubro)
ISO
14001 - Implantação de Requisitos e Formação de Auditores Internos
(de 03 a 05 de novembro)
Mapeamento
e Gerenciamento de Processos com Foco na ISO 9001
(dias 08 e 09 de novembro)
ISO
9000 - Atualização de Auditores-Líderes da Qualidade - Transition
Course
Curso internacional licenciado da Inglaterra
(dias 11 e 12 de novembro)
Inscrições:
eventos@qsp.org.br
e (11) 3704-3200.
CADASTRE
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