AVISO
- FÉRIAS COLETIVAS
Em
razão de nossas férias coletivas no período de 16 de dezembro
a 02 de janeiro, todas as mensagens encaminhadas através de
e-mail ao QSP serão respondidas a partir do dia 04/01/05.
Se
o assunto for urgente, solicitamos contatar nesse período nosso Plantão de
Atendimento, através do telefone: (11) 3704-3200.
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A cultura de sua empresa
está preparada para o Seis Sigma?
(2ª parte)
Mikel Harry enfatiza a importância das recompensas para manter o equilíbrio
entre o trabalho em equipe e a realização individual: "Tudo se trata de
valores. Para enraizar determinados valores numa organização, eu costumo
vincular mecanismos, vincular as recompensas e o salário variável a uma
meta".
Sua cultura estará pronta para desenvolver o Seis Sigma em equipe se:
- Você e os seus colegas de trabalho estiverem acostumados a trabalhar com
equipes formais;
- Sua organização normalmente celebrar o envolvimento da equipe e
reconhecer o apoio coletivo, que contribui para realizações individuais;
- Você possuir atualmente um bom programa de incentivo, com mecanismos para
premiar tanto equipes como indivíduos;
- Sua organização for boa em premiar o sucesso de projetos e equipes -
não apenas a participação da equipe;
- Seu departamento de RH estiver pronto para desenvolver uma estrutura de
recompensas
para a hierarquia Seis Sigma.
Foco no cliente
Antes do Seis Sigma, as iniciativas de melhoria costumavam se originar e se
concentrar nas operações internas. Com o Seis Sigma, o foco muda: as melhorias
provêm da análise das necessidades do cliente.
As organizações líderes em Seis Sigma entendem que o fato de atender metas
internas da qualidade não consegue impressionar os clientes, que simplesmente
desejam produtos e serviços sem defeitos. A GE usa uma metáfora ("wing
to wing") para ilustrar a necessidade de medir o sucesso em termos de
clientes: "O cliente não está interessado na rapidez do processo de
revisão do motor; o que importa é o tempo transcorrido entre o momento em que
o motor é retirado para manutenção e o momento em que é reinstalado."
Sua cultura estará pronta para o foco no cliente, com o Seis Sigma, se:
- Neste exato momento, você conseguir identificar vários CTQs relacionados
com o cliente;
- Você conseguir descrever as metas da qualidade de forma que os clientes
possam entender;
- A experiência do cliente com o seu produto ou serviço tiver precedência
em relação às políticas internas (ou, melhor ainda, se suas políticas
forem definidas através da experiência do cliente);
- Você estiver consciente das expectativas do cliente, criadas pelo
desempenho de seus concorrentes.
Será que o Seis Sigma combina com a cultura da sua organização?
Ironicamente, poderíamos dizer que as organizações menos ajustadas ao Seis
Sigma são as que mais precisam dele. Se você se esquiva dos defeitos,
provavelmente precisa prestar mais atenção neles. Se você não tem programas
consistentes de incentivos, o Seis Sigma pode ser uma boa oportunidade para
reconstruí-los.
Porém, a conversão para uma cultura Seis Sigma pode ter muitas exigências.
Nem todas as organizações podem administrar esse ajuste ou mesmo tentar. Numa
empresa batalhadora, por exemplo, vincular as recompensas às metas de projetos
pode parecer uma medida punitiva, e não um programa positivo de incentivos.
Talvez a chave para decidir se o Seis Sigma se "ajusta" à sua
organização seja manter a perspectiva. Se forem necessárias muitas mudanças
importantes na política ou na cultura, então este pode não ser o momento
certo para implementar o Seis Sigma, ou talvez uma implementação mais gradual
seja mais adequada.
Saiba Mais:
Oportunidade de trabalho
para Engenheiro da Qualidade
Empresa multinacional alemã de médio porte, sediada em Indaiatuba, São
Paulo, procura engenheiro:
- com, no mínimo, 3 anos de experiência na área da Qualidade.
- necessariamente proveniente da indústria automobilística /
auto-peças e domínio dos sistemas de gestão ISO 9000, TS
16949, ISO 14001 e VDA.
- com conhecimento e atuação em auditorias internas e externas e total
condição para avaliar, certificar e manter sistemas de fornecedores.
- para acompanhamento e controle dos PPM em clientes e fornecedores.
- para se responsabilizar pela melhoria contínua, através da
utilização de ferramentas como FMEA, Gráfico de Pareto, Fluxograma,
Diagrama de Causa e Efeito e outras.
- para a coordenação de atividades de PPAP, APQP, CEP, Metrologia.
- para se responsabilizar pela Programação e Controle da Produção (PCP)
e pela Manutenção Corretiva e Preventiva (em duas linhas com volume
total de 32 mil peças/mês).
- para a programação e coordenação logística do recebimento de
matérias-primas e embalagens retornáveis, bem como da expedição de
produtos acabados.
Interessados deverão enviar seus currículos para: anapaula@huc.com.br,
com PRETENSÃO SALARIAL.
Informe
Reservado (exclusivo para associados ao QSP). Trabalho
especial da edição
nº 41 - dezembro/2004:
Sistemas de
Gestão Ambiental: o que mudou com a nova ISO 14001:2004
Entre
por aqui...
Segurança e Saúde no Trabalho
Dicas para a implantação de
Sistemas de Gestão da SST
Este mês, as orientações
(resumidas) da OHSAS 18002 tratam do tema: Identificação
de perigos e avaliação e controle de riscos (2ª parte).
O objetivo principal da OHSAS
18002 é auxiliar as organizações a implementar um sistema de gestão
eficaz da SST, que traga resultados consistentes e duradouros em termos de
prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Clique
aqui para acessar as "dicas" de dezembro...
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Nossos próximos cursos
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(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)
Fomos
Certificados e Não Vemos Resultados -
O que fazer com um SGQ que não atende às expectativas da alta direção
(dia 13 de dezembro)
ISO
14000 - Auditor Ambiental - Curso Avançado de Auditor de Sistemas de
Gestão Ambiental (de 17 a 21 de janeiro)
Medindo
a Satisfação do Cliente em Conformidade com a ISO 9001
(dias 27 e 28 de janeiro)
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8000 - Implantação de Requisitos e Formação de Auditores Internos
(de 31 de janeiro a 02 de fevereiro)
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Norma de Treinamento ISO 10015 Aplicada à ISO 9001
(de 17 a 19 de fevereiro)
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18001 - Auditor de SST - Formação de Auditor de Sistemas de Gestão
da Segurança e Saúde no Trabalho (de 21 a 25 de fevereiro)
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