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Ano 8 - Edição nº 255 - 08 de dezembro de 2004

 


AVISO - FÉRIAS COLETIVAS

Em razão de nossas férias coletivas no período de 16 de dezembro a 02 de janeiro, todas as mensagens encaminhadas através de e-mail ao QSP serão respondidas a partir do dia 04/01/05.

Se o assunto for urgente, solicitamos contatar nesse período nosso Plantão de Atendimento, através do telefone: (11) 3704-3200.



A cultura de sua empresa está preparada para o Seis Sigma?  
(2ª parte)

Mikel Harry enfatiza a importância das recompensas para manter o equilíbrio entre o trabalho em equipe e a realização individual: "Tudo se trata de valores. Para enraizar determinados valores numa organização, eu costumo vincular mecanismos, vincular as recompensas e o salário variável a uma meta".

Sua cultura estará pronta para desenvolver o Seis Sigma em equipe se:

  • Você e os seus colegas de trabalho estiverem acostumados a trabalhar com equipes formais;
  • Sua organização normalmente celebrar o envolvimento da equipe e reconhecer o apoio coletivo, que contribui para realizações individuais;
  • Você possuir atualmente um bom programa de incentivo, com mecanismos para premiar tanto equipes como indivíduos;
  • Sua organização for boa em premiar o sucesso de projetos e equipes - não apenas a participação da equipe;
  • Seu departamento de RH estiver pronto para desenvolver uma estrutura de recompensas para a hierarquia Seis Sigma.

Foco no cliente

Antes do Seis Sigma, as iniciativas de melhoria costumavam se originar e se concentrar nas operações internas. Com o Seis Sigma, o foco muda: as melhorias provêm da análise das necessidades do cliente.

As organizações líderes em Seis Sigma entendem que o fato de atender metas internas da qualidade não consegue impressionar os clientes, que simplesmente desejam produtos e serviços sem defeitos. A GE usa uma metáfora ("wing to wing") para ilustrar a necessidade de medir o sucesso em termos de clientes: "O cliente não está interessado na rapidez do processo de revisão do motor; o que importa é o tempo transcorrido entre o momento em que o motor é retirado para manutenção e o momento em que é reinstalado."

Sua cultura estará pronta para o foco no cliente, com o Seis Sigma, se:

  • Neste exato momento, você conseguir identificar vários CTQs relacionados com o cliente;
  • Você conseguir descrever as metas da qualidade de forma que os clientes possam entender;
  • A experiência do cliente com o seu produto ou serviço tiver precedência em relação às políticas internas (ou, melhor ainda, se suas políticas forem definidas através da experiência do cliente);
  • Você estiver consciente das expectativas do cliente, criadas pelo desempenho de seus concorrentes.

Será que o Seis Sigma combina com a cultura da sua organização?

Ironicamente, poderíamos dizer que as organizações menos ajustadas ao Seis Sigma são as que mais precisam dele. Se você se esquiva dos defeitos, provavelmente precisa prestar mais atenção neles. Se você não tem programas consistentes de incentivos, o Seis Sigma pode ser uma boa oportunidade para reconstruí-los.

Porém, a conversão para uma cultura Seis Sigma pode ter muitas exigências. Nem todas as organizações podem administrar esse ajuste ou mesmo tentar. Numa empresa batalhadora, por exemplo, vincular as recompensas às metas de projetos pode parecer uma medida punitiva, e não um programa positivo de incentivos.

Talvez a chave para decidir se o Seis Sigma se "ajusta" à sua organização seja manter a perspectiva. Se forem necessárias muitas mudanças importantes na política ou na cultura, então este pode não ser o momento certo para implementar o Seis Sigma, ou talvez uma implementação mais gradual seja mais adequada.

Saiba Mais:

 

BENCHMARKING

Veja aqui os serviços de Benchmarking que só o QSP tem...

Oportunidade de trabalho para Engenheiro da Qualidade

Empresa multinacional alemã de médio porte, sediada em Indaiatuba, São Paulo, procura engenheiro:

  • com, no mínimo, 3 anos de experiência na área da Qualidade.
  • necessariamente proveniente da indústria automobilística / auto-peças e domínio dos sistemas de gestão ISO 9000, TS 16949, ISO 14001 e VDA.
  • com conhecimento e atuação em auditorias internas e externas e total condição para avaliar, certificar e manter sistemas de fornecedores.
  • para acompanhamento e controle dos PPM em clientes e fornecedores.
  • para se responsabilizar pela melhoria contínua, através da utilização de ferramentas como FMEA, Gráfico de Pareto, Fluxograma, Diagrama de Causa e Efeito e outras.
  • para a coordenação de atividades de PPAP, APQP, CEP, Metrologia.
  • para se responsabilizar pela Programação e Controle da Produção (PCP) e pela Manutenção Corretiva e Preventiva (em duas linhas com volume total de 32 mil peças/mês).
  • para a programação e coordenação logística do recebimento de matérias-primas e embalagens retornáveis, bem como da expedição de produtos acabados.

Interessados deverão enviar seus currículos para: anapaula@huc.com.br, com PRETENSÃO SALARIAL.

Informe Reservado (exclusivo para associados ao QSP). Trabalho especial da edição nº 41 - dezembro/2004:

      
Sistemas de Gestão Ambiental: o que mudou com a nova ISO 14001:2004

Entre por aqui...

Segurança e Saúde no Trabalho
Dicas para a implantação de Sistemas de Gestão da SST

Este mês, as orientações (resumidas) da OHSAS 18002 tratam do tema: Identificação de perigos e avaliação e controle de riscos (2ª parte).

O objetivo principal da OHSAS 18002 é auxiliar as organizações a implementar um sistema de gestão eficaz da SST, que traga resultados consistentes e duradouros em termos de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Clique aqui para acessar as "dicas" de dezembro...

 

Cursos de Verão In Company

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realizados em janeiro e fevereiro de 2005.

Informações: cursos@qsp.org.br
e (11) 3847-2020.

 

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Informações e reservas:
DBF GRAN TURISMO
Telefone: (11) 3846-0323

Nossos próximos cursos abertos
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)

 Fomos Certificados e Não Vemos Resultados - O que fazer com um SGQ que não atende às expectativas da alta direção (dia 13 de dezembro)

 ISO 14000 - Auditor Ambiental - Curso Avançado de Auditor de Sistemas de Gestão Ambiental (de 17 a 21 de janeiro)

 Medindo a Satisfação do Cliente em Conformidade com a ISO 9001 (dias 27 e 28 de janeiro)

 SA 8000 - Implantação de Requisitos e Formação de Auditores Internos (de 31 de janeiro a 02 de fevereiro)

 A Norma de Treinamento ISO 10015 Aplicada à ISO 9001 (de 17 a 19 de fevereiro)

 OHSAS 18001 - Auditor de SST - Formação de Auditor de Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (de 21 a 25 de fevereiro)

Inscrições: eventos@qsp.org.br e (11) 3847-2020

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A nova edição da primeira norma sobre Gestão de Riscos AS/NZS 4360:2004

Mais informações: qsp@qsp.org.br e (11) 3704-3200.

 

Leia também

 

 
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