Abril/2000
AS NOVAS NORMAS ISO 9000:2000
RESUMO EXECUTIVO
Texto preparado pelo
TC 176/SC 2 da ISO
Tradução: Marily Tavares Sales
Introdução
A
ISO 9000 é um conjunto de normas de gestão da qualidade e
diretrizes internacionais. Desde a sua publicação inicial,
em 1987, vem ganhando uma reputação mundial de base para
o estabelecimento de sistemas de gestão da qualidade.
Três das normas atuais - ISO
9001, 9002 e 9003 - têm sido amplamente utilizadas como base para
a certificação de sistemas de qualidade independentes (3ª
parte), o que já resultou na certificação de cerca
de 300.000 organizações ao redor do mundo e muitas mais no
processo de estruturação e implementação de
sistemas de gestão da qualidade.
Devido à exigência dos
protocolos da ISO de que todas as normas sejam revisadas pelo menos a cada
cinco anos para determinar se há necessidade de confirmação,
revisão ou exclusão, as versões 1994 da série
ISO 9000 estão sendo, atualmente, revisadas pelo Comitê Técnico
(TC) 176 da ISO, com publicação prevista para o final do
ano 2000.
Base para as Alterações
Extensas
pesquisas de nível mundial têm sido feitas a fim de se entender
melhor as necessidades de todos os grupos de usuários. As normas
revisadas levarão em conta toda a experiência anterior com
sistemas de gestão da qualidade, e resultarão num alinhamento
mais estrito do sistema de gestão da qualidade com as necessidades
do dia-a-dia da organização.
Por muito tempo, tem-se reconhecido
que o investimento em sistemas de gestão da qualidade, além
de corresponder às expectativas do cliente, resulta em benefícios
para a eficiência da organização, para as suas operações
e desempenho econômico, como também para a qualidade de seus
produtos e serviços. Mais especificamente, as normas revisadas serão
de grande ajuda para organizações que desejam ir além
da simples conformidade com os requisitos do Sistema de Gestão da
Qualidade por motivos de certificação. Elas podem ser facilmente
aplicadas a organizações de pequeno, médio ou grande
portes nos setores público e privado, e igualmente apropriadas para
usuários das áreas industrial, de serviço, de software,
entre outras.
O Processo de Revisão
O
processo de revisão é de responsabilidade do Comitê
Técnico (TC) 176 da ISO, e é administrado com base no consenso
entre especialistas da qualidade e especialistas da indústria, nomeados
por organismos membros da ISO, e representando todas as partes interessadas.
Para a revisão do "Ano 2000", o TC 176 adotou uma abordagem
da gestão de projeto capaz de suportar a complexidade da tarefa.
As especificações do projeto e as metas iniciais foram estabelecidas
após terem sido realizadas as extensas pesquisas com usuários,
para se determinar as necessidades e expectativas quanto às revisões.
Além disso, a verificação e o processo de validação
do usuário constituem uma parte essencial da revisão, pois
asseguram que as normas produzidas atenderão às necessidades
do usuário.
Atualmente, o cronograma do projeto
é o seguinte:
4. trimestre de 1999 - Projeto de Norma Internacional (DIS), por votação
dos países-membros
3. trimestre de 2000 - Publicação do Projeto Final de Norma
Internacional (FDIS)
4. trimestre de 2000 - Publicação da Norma Internacional
(ISO)
Pode
ser que as organizações queiram iniciar seu planejamento
com base no conteúdo da versão DIS, porém, deveriam
estar cientes de que ainda podem ocorrer alterações no conteúdo
das normas durante as fases restantes do processo de revisão.
Alterações Essenciais
da Série ISO 9000
A
fim de refletir abordagens modernas de gestão e melhorar as práticas
organizacionais, acredita-se ser útil e necessário introduzir
alterações estruturais nas normas, ainda que os requisitos
essenciais das normas atuais sejam mantidos.
A atual série ISO 9000 contém
27 normas e documentos. Essa proliferação de normas tem sido
uma preocupação para os seus usuários e clientes.
Para atender a essa preocupação, o TC 176 da ISO concordou
em reduzir as normas da série ISO 9000:2000 para quatro normas primárias,
apoiadas por um número consideravelmente reduzido de outros documentos
(normas de diretrizes, brochuras, relatórios técnicos, especificações
técnicas). Na medida do possível, os pontos-chave dos 27
documentos atuais serão integrados nas quatro normas primárias,
e as necessidades setoriais serão abordadas sem mudar-se a natureza
genérica das normas. As quatro normas primárias serão:
ISO 9000: Sistemas de gestão
da qualidade - Fundamentos e vocabulário
ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos
ISO 9004: Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para Melhoria
do Desempenho
ISO 19011: Diretrizes para Auditorias da Qualidade e Ambiental
As
normas revisadas ISO 9001 e ISO 9004 estão sendo desenvolvidas como
um "par consistente" de normas. Enquanto a ISO 9001 revisada
abordará, de forma mais clara, os requisitos do sistema de gestão
da qualidade relativos à capacidade da organização
para atender às necessidades do cliente, espera-se que a ISO 9004
revisada dê uma orientação mais ampla com respeito
ao desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade de grande
alcance, projetado para lidar com as necessidades de todas as partes interessadas.
Ambas as normas utilizarão um vocabulário comum, como definido
na ISO 9000:2000, que descreverá também os fundamentos subjacentes.
Foi adotada uma abordagem lógica e sistemática para formular
as definições usadas na ISO 9000:2000, com a intenção
de gerar uma terminologia mais compatível e "amigável".
As atuais normas ISO 9001, ISO 9002
e ISO 9003 serão consolidadas em uma única norma revisada
- a 9001:2000. "Exclusões permitidas" serão admissíveis
em algumas cláusulas da ISO 9001:2000, cujos processos relacionados
não sejam desempenhados pela organização, e cujos
requisitos não influam na capacidade da organização
de fornecer produtos que atendam ao cliente e a requisitos regulamentares
aplicáveis.
As Partes 1, 2 e 3 da ISO 10011 estão
em processo de revisão juntamente com a ISO 14010, 14011 e 14012.
A publicação da ISO 19011 (Diretrizes para Auditorias da
Qualidade e Ambiental) está prevista para o terceiro trimestre de
2001.
O "Par Consistente" de
Normas de Gestão da Qualidade
As
normas revisadas ISO 9001 e 9004 estão sendo projetadas para constituírem
um "par consistente" de normas. Sua estrutura e seqüência
serão idênticas, a fim de facilitar uma transição
fácil e proveitosa entre elas.
Embora sejam normas separadas, a nova
estrutura promoverá uma acentuada sinergia entre ambas, e auxiliará
na eficiência e eficácia organizacionais.
As normas revisadas estão sendo
reestruturadas a fim de facilitarem uma introdução mais "amigável"
dos Sistemas de Gestão da Qualidade numa organização.
A estrutura comum das duas normas seguirá o formato típico
dos processos principais de uma organização, e tornará
possível o alinhamento do Sistema de Gestão da Qualidade
com as suas operações.
Objetivos e Missão
O
objetivo primário do "par consistente" é relacionar
a gestão da qualidade moderna com os processos e atividades de uma
organização, incluindo a promoção da melhoria
contínua e a conquista da satisfação do cliente. Além
disso, espera-se que as normas ISO 9000 tenham aplicabilidade mundial.
Portanto, são estes, entre outros,
os fatores que estão conduzindo o processo de revisão:
Aplicabilidade para todas as categorias
de produto e para organizações de todos os portes (note que
a definição de "produto" da ISO 9000:2000 abrange
também "serviços"!!)
Facilidade de uso, linguagem simples,
tradução e compreensão fáceis.
Capacidade de conectar os Sistemas
de Gestão da Qualidade com processos organizacionais.
Provisão de um degrau em direção
à Gestão da Qualidade Total. ·
Maior orientação com
respeito à melhoria contínua e à satisfação
do cliente.
Compatibilidade com outros sistemas
de gestão, como, por exemplo, a ISO 14000 para Gestão Ambiental.
Necessidade de prover uma base consistente
e de lidar com as necessidades e interesses primários de organizações
em setores específicos, tais como aeroespacial, automobilístico,
de equipamentos médicos, telecomunicações, e outros.
Dessa
forma, estarão sendo oferecidas ferramentas que ajudem a alcançar
benefícios internos e externos a todas as organizações,
sejam elas privadas ou públicas, grandes ou pequenas, produtoras
de itens industrializados ou de serviços.
Nas normas revisadas, haverá
uma única norma de Requisitos de Gestão da Qualidade, a ISO
9001:2000, aplicável a todas as organizações, produtos
e serviços, e que substituirá as três normas atuais
de garantia da qualidade (ISO 9001:1994, ISO 9002:1994 e ISO 9003:1994).
A ISO 9001:2000 poderá ser usada para a certificação
de Sistemas de Gestão da Qualidade e, também, como base para
acordos contratuais. A ISO 9004:2000 será a norma de Diretrizes
para Sistemas de Gestão da Qualidade. Essa norma foi projetada para
ir além dos requisitos de gestão da qualidade através
de uma abordagem holística da gestão da qualidade, visando
uma melhoria operacional e benefícios para todas as partes interessadas.
As Normas Revisadas de Gestão
da Qualidade - ISO 9001 e ISO 9004
Características Principais
As
principais alterações das normas revisadas ISO 9000 são:
maior enfoque no comprometimento da alta Administração e
na satisfação do cliente, ênfase em processos dentro
da organização e introdução de conceitos de
melhoria contínua.
As revisões da ISO 9001 e da
9004 baseiam-se em oito princípios de gestão da qualidade,
que refletem melhores práticas de gestão. Foi preparada uma
brochura, com detalhes desses princípios de gestão da qualidade,
como orientação para os especialistas internacionais em qualidade
que estão participando da preparação das novas normas.
São estes os oito princípios:
Organização focada no
cliente
Liderança
Envolvimento das pessoas
Abordagem de processo
Abordagem sistêmica para a gestão
Melhoria contínua
Abordagem baseada em fatos para a
tomada de decisões
Relação mutuamente benéfica
com os fornecedores
As
características incluirão a continuidade e a compatibilidade
entre a versão antiga e a nova versão das normas. Com a ISO
9001 revisada, o Sistema de Gestão da Qualidade abrangerá
as atividades da organização que fornecem aos clientes a
garantia de que suas necessidades estão sendo atendidas.
Espera-se que o realce dado ao conceito
de "melhoria contínua" pela ISO 9001 ajude as organizações
a corresponderem às necessidades variáveis de seus clientes,
ao mesmo tempo que estimule a eficiência da organização
e melhore sua posição competitiva.
A compatibilidade das duas normas também
auxiliará numa transição suave para as organizações
que desejam ir além da ISO 9001, através da ISO 9004.
Principais mudanças
Estrutura
A
revisão das normas ISO de gestão da qualidade determina uma
alteração significativa para a estrutura da ISO 9001 e da
ISO 9004, as quais, ao mesmo tempo em que reterão a essência
dos requisitos originais, reposicionarão os 20 elementos da atual
ISO 9001:1994 e as diretrizes da ISO 9004-1:1994 em quatro seções
principais:
- Responsabilidade da Administração
- Gestão de recursos
- Realização do produto
- Medição, análise e melhoria
Seqüência
A
seqüência de requisitos e diretrizes passou a ser mais lógica,
devido à orientação por processo das novas normas.
Alta Administração
Foi
dada mais ênfase ao papel da alta Administração, que
abrange o seu comprometimento com o desenvolvimento e com a melhoria do
sistema de gestão da qualidade, com foco no cliente; a preocupação
com os requisitos legais e regulamentares; e o estabelecimento de objetivos
mensuráveis em funções e níveis pertinentes.
Melhoria contínua
Como
dito anteriormente, foi introduzido na ISO 9001 um requisito com realce
na "melhoria contínua", definindo um ciclo completo com
vistas à melhoria na eficácia do sistema de gestão
da qualidade.
Exclusões Permitidas
O
conceito de "exclusões permitidas" nos requisitos da ISO
9001:2000 foi introduzido como meio de abranger o amplo espectro de organizações
e atividades que estarão utilizando a nova norma.
Satisfação do Cliente
Um
outro novo item que foi introduzido na ISO 9001:2000 é o requisito
para monitorar as informações relativas à satisfação
e/ou insatisfação do cliente, como medida do desempenho do
sistema.
Recursos
Também
foi dada atenção ao fornecimento e à disponibilidade
dos recursos necessários por parte da alta Administração.
Os requisitos agora incluem: avaliação da eficácia
de treinamentos, provisão de informações pertinentes,
comunicação interna e externa, necessidades de instalações
e fatores físicos e humanos do ambiente de trabalho.
Terminologia
Convém
notar que também foram feitas alterações na terminologia.
As alterações mais importantes dizem respeito ao uso do termo
"organização" ao invés de "fornecedor",
ainda utilizado nas normas atuais, e o uso do termo "fornecedor"
ao invés de "subcontratante". Essas alterações
atendem à necessidade de tornar esses termos mais amigáveis
e consistentes com o uso normal e significado das palavras.
Documentação
O
número de requisitos referentes aos procedimentos documentados foi
reduzido na ISO 9001:2000, e foi dada ênfase à demonstração
de eficiência na operação pela organização.
Outras alterações
Também
estão sendo estudadas outras alterações detalhadas
e de natureza menos estratégica, onde possível, com a intenção
de se esclarecer e simplificar os requisitos das normas existentes, e dar
a eles um tom mais "amigável".
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