Novembro/2002
Dicas da OHSAS 18002
AUDITORIAS
INTERNAS
A auditoria do Sistema de Gestão da SST é um processo pelo qual as
organizações podem analisar criticamente e avaliar continuamente a
eficácia de seu Sistema de Gestão da SST. Em geral, as auditorias do
Sistema de Gestão da SST precisam levar em conta a política e os
procedimentos de SST e as condições e práticas nos locais de trabalho.
É recomendado que seja estabelecido um programa de auditoria interna
do Sistema de Gestão da SST, a fim de permitir à organização a
análise crítica da conformidade de seu Sistema de Gestão da SST com a
norma OHSAS 18001. É recomendado que as auditorias planejadas do Sistema
de Gestão da SST sejam realizadas por pessoas da própria organização
e/ou por pessoal externo selecionado pela organização, a fim de
estabelecer o grau de conformidade com os procedimentos documentados de
SST e avaliar se o sistema é ou não eficiente no atendimento aos
objetivos de SST da organização. Em ambos os casos, é recomendado que o
pessoal que conduz as auditorias do Sistema de Gestão da SST esteja numa
posição que lhe permita agir de forma imparcial e objetiva.
NOTA: As auditorias internas do Sistema
de Gestão da SST enfocam o desempenho do Sistema de Gestão da SST. É
recomendado que elas não sejam confundidas com as inspeções de SST ou
de outros tipos.
As entradas típicas incluem os seguintes itens:
- declaração da política de SST;
- objetivos de SST;
- procedimentos de SST e instruções de trabalho;
- resultados da identificação de perigos e da avaliação e controle
de riscos;
- legislação e melhores práticas (se aplicável);
- relatórios de não-conformidades;
- procedimentos para auditoria do Sistema de Gestão da SST;
- auditor(es) competente(s), independente(s), interno(s)/externo(s);
- procedimentos para não-conformidades.
Processo
As auditorias do Sistema de Gestão da SST proporcionam uma avaliação
abrangente e formal da conformidade da organização com os procedimentos
e práticas de SST.
É recomendado que as auditorias do Sistema de Gestão da SST sejam
conduzidas de acordo com o planejado. Podem ser necessárias auditorias
adicionais, conforme exigirem as circunstâncias.
É recomendado que as saídas da auditoria do Sistema de Gestão da SST
sejam realizadas apenas por pessoal competente e independente.
É recomendado que as saídas da auditoria do Sistema de Gestão da SST
incluam: avaliações detalhadas da eficácia dos procedimentos de SST, o
nível de conformidade com procedimentos e práticas e, onde necessário,
a identificação de ações corretivas. É recomendado que tais
resultados sejam registrados e relatados à Administração no momento
oportuno.
É recomendado que a Administração realize uma análise crítica dos
resultados e tome uma ação corretiva eficiente (onde necessário).
É recomendado que seja preparado um plano anual para a realização de
auditorias internas do Sistema de Gestão da SST. É recomendado que as
auditorias cubram todas as operações abrangidas pelo Sistema de Gestão
da SST e avaliem a conformidade com a norma
OHSAS
18001.
Uma ou mais pessoas podem conduzir as auditorias do Sistema de Gestão
da SST. Uma abordagem de equipe pode ampliar o envolvimento e melhorar a
cooperação. Pode também permitir a utilização de uma gama maior de
conhecimentos e habilidades.
É recomendado que os auditores sejam independentes da área da
organização ou da atividade a ser auditada.
É recomendado que, assim que possível, os resultados das auditorias
do Sistema de Gestão da SST sejam fornecidos a todas as partes
pertinentes, a fim de permitir que as ações corretivas sejam tomadas. É
recomendado que seja elaborado um plano de ação para as medidas
corretivas acordadas, juntamente com a identificação das pessoas
responsáveis, datas de término e outros requisitos. É recomendado que
sejam estabelecidas providências para o monitoramento do acompanhamento,
a fim de assegurar a implementação satisfatória das recomendações.
Resultados típicos
Os resultados típicos incluem os seguintes itens:
- plano/programa de auditoria do Sistema de Gestão da SST;
- procedimentos para auditoria do Sistema de Gestão da SST;
- relatórios de auditoria do Sistema de Gestão da SST, incluindo
relatórios de não-conformidades,
- recomendações e solicitações de ação corretiva;
- relatórios assinados/de fechamento de não-conformidades;
- evidências do relato de resultados das auditorias do Sistema de
Gestão da SST para a Administração.
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AQUI
para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de
Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a
implementação da OHSAS 18001.
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