Novembro/2002

Dicas da OHSAS 18002

AUDITORIAS INTERNAS

A auditoria do Sistema de Gestão da SST é um processo pelo qual as organizações podem analisar criticamente e avaliar continuamente a eficácia de seu Sistema de Gestão da SST. Em geral, as auditorias do Sistema de Gestão da SST precisam levar em conta a política e os procedimentos de SST e as condições e práticas nos locais de trabalho.

É recomendado que seja estabelecido um programa de auditoria interna do Sistema de Gestão da SST, a fim de permitir à organização a análise crítica da conformidade de seu Sistema de Gestão da SST com a norma OHSAS 18001. É recomendado que as auditorias planejadas do Sistema de Gestão da SST sejam realizadas por pessoas da própria organização e/ou por pessoal externo selecionado pela organização, a fim de estabelecer o grau de conformidade com os procedimentos documentados de SST e avaliar se o sistema é ou não eficiente no atendimento aos objetivos de SST da organização. Em ambos os casos, é recomendado que o pessoal que conduz as auditorias do Sistema de Gestão da SST esteja numa posição que lhe permita agir de forma imparcial e objetiva.

NOTA: As auditorias internas do Sistema de Gestão da SST enfocam o desempenho do Sistema de Gestão da SST. É recomendado que elas não sejam confundidas com as inspeções de SST ou de outros tipos.

As entradas típicas incluem os seguintes itens:

  • declaração da política de SST;
  • objetivos de SST;
  • procedimentos de SST e instruções de trabalho;
  • resultados da identificação de perigos e da avaliação e controle de riscos;
  • legislação e melhores práticas (se aplicável);
  • relatórios de não-conformidades;
  • procedimentos para auditoria do Sistema de Gestão da SST;
  • auditor(es) competente(s), independente(s), interno(s)/externo(s);
  • procedimentos para não-conformidades.

Processo

As auditorias do Sistema de Gestão da SST proporcionam uma avaliação abrangente e formal da conformidade da organização com os procedimentos e práticas de SST.

É recomendado que as auditorias do Sistema de Gestão da SST sejam conduzidas de acordo com o planejado. Podem ser necessárias auditorias adicionais, conforme exigirem as circunstâncias.

É recomendado que as saídas da auditoria do Sistema de Gestão da SST sejam realizadas apenas por pessoal competente e independente.

É recomendado que as saídas da auditoria do Sistema de Gestão da SST incluam: avaliações detalhadas da eficácia dos procedimentos de SST, o nível de conformidade com procedimentos e práticas e, onde necessário, a identificação de ações corretivas. É recomendado que tais resultados sejam registrados e relatados à Administração no momento oportuno.

É recomendado que a Administração realize uma análise crítica dos resultados e tome uma ação corretiva eficiente (onde necessário).

É recomendado que seja preparado um plano anual para a realização de auditorias internas do Sistema de Gestão da SST. É recomendado que as auditorias cubram todas as operações abrangidas pelo Sistema de Gestão da SST e avaliem a conformidade com a norma OHSAS 18001.

Uma ou mais pessoas podem conduzir as auditorias do Sistema de Gestão da SST. Uma abordagem de equipe pode ampliar o envolvimento e melhorar a cooperação. Pode também permitir a utilização de uma gama maior de conhecimentos e habilidades.

É recomendado que os auditores sejam independentes da área da organização ou da atividade a ser auditada.

É recomendado que, assim que possível, os resultados das auditorias do Sistema de Gestão da SST sejam fornecidos a todas as partes pertinentes, a fim de permitir que as ações corretivas sejam tomadas. É recomendado que seja elaborado um plano de ação para as medidas corretivas acordadas, juntamente com a identificação das pessoas responsáveis, datas de término e outros requisitos. É recomendado que sejam estabelecidas providências para o monitoramento do acompanhamento, a fim de assegurar a implementação satisfatória das recomendações.

Resultados típicos

Os resultados típicos incluem os seguintes itens:

  • plano/programa de auditoria do Sistema de Gestão da SST;
  • procedimentos para auditoria do Sistema de Gestão da SST;
  • relatórios de auditoria do Sistema de Gestão da SST, incluindo relatórios de não-conformidades,
  • recomendações e solicitações de ação corretiva;
  • relatórios assinados/de fechamento de não-conformidades;
  • evidências do relato de resultados das auditorias do Sistema de Gestão da SST para a Administração.

 

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