Abril/1997

AUMENTANDO A COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DO PNQ

    Alexis P. Gonçalves
    Membro do Conselho Técnico do QSP e vice-presidente de
    Qualidade para a América Latina do CITIBANK

Por mais de dois anos, um grupo de estudos criado em 1989 e constituído por especialistas em gestão da qualidade provenientes da indústria (manufatureira e serviços), da consultoria, de associações, e do meio acadêmico, dedicou-se voluntariamente à criação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).

O PNQ, como hoje é conhecido, é resultado do trabalho desse grupo que ajudou na criação de uma Fundação para a sua administração. Na época, esta iniciativa contou com o suporte de empresas dos setores público e privado, as quais sentiram que essa premiação propiciaria um forte apoio e estímulo à busca da excelência em qualidade no nosso país.

Tal premiação estava naquele momento em sintonia com o PBQP - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade, lançado pelo Governo Collor em novembro de 1990, que preconizava a "instituição de prêmios destinados ao reconhecimento das contribuições em prol da qualidade e produtividade".

Para o estabelecimento dos atributos de referência à excelência em qualidade, dos critérios para pontuação e do processo de avaliação e determinação das empresas premiadas, o grupo de estudos examinou diversos prêmios existentes no Brasil e no exterior.

A experiência do Japão, com o Prêmio Deming, e dos Estados Unidos, com o Prêmio Malcolm Baldrige, serviu de estímulo e base aos trabalhos desse grupo. Tendo em vista a maior flexibilidade dos critérios adotados pelo Prêmio Malcolm Baldrige, já reconhecido internacionalmente, e a adoção de prêmios semelhantes em outros países, o grupo optou por estruturar o PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade - fundamentalmente com as mesmas regras e critérios. Utilizar o PNQ como um processo para avaliar e aperfeiçoar uma organização envolve alguns desafios significativos . Muitas empresas irão tentar utilizar o PNQ para melhorar sua competitividade; algumas irão fracassar, enquanto outras irão alcançar o sucesso. Quais seriam os fatores-chave e a estratégia necessária para o sucesso? Quais barreiras necessitariam ser superadas?

Algumas das principais barreiras para utilização do PNQ como instrumento para aumentar a vantagem competitiva incluem:
(1) falta de senso crítico (pouco reconhecimento da necessidade de aperfeiçoar),
(2) a quantidade de recursos requeridos para se preparar o "Relatório de Inscrição" conforme as especificações do PNQ (limite máximo de 90 páginas),
(3) o medo da avaliação,
(4) a falta de examinadores/funcionários treinados,
(5) a incerteza de como o PNQ se encaixa na estratégia da qualidade,
(6) e a falta de comprometimento para uso dos resultados da avaliação para aprimorar e aperfeiçoar a gestão da qualidade.

Alguns dos fatores-chave que necessitam estar presentes em um plano para se utilizar o PNQ com sucesso incluem: a liderança e o envolvimento pessoal da alta direção, a integração com o foco de negócio e com os ciclos de negócio da companhia, e o desenvolvimento de um plano que contemple não só as melhorias necessárias, mas também mecanismos para monitorar e avaliar os resultados a serem alcançados.

É de fundamental importância que os critérios do PNQ sejam utilizados para apoiar a direção estratégica e os objetivos de negócio da organização. Competição interna destrutiva e o "jogo dos números" devem ser evitados.

Barreiras para a utilização do PNQ e caminhos para superá-las

Barreira
(1) Falta de senso crítico (pouco reconhecimento da necessidade de aperfeiçoar).

Como superar

  • Obter referências de excelência da concorrência a nível mundial (world class) e verificar como a sua empresa se compara aos indicadores-chave (Obs.: o quesito "comparação com líderes mundiais" consta em diversos itens de avaliação do PNQ).
  • Providenciar que a alta direção da organização visite empresas premiadas pelo PNQ. Alternativa: participar de seminários em que empresas premiadas, ou finalistas, apresentam sua abordagem na gestão da qualidade e seus resultados. · Ler artigos e publicações sobre as empresas premiadas e comparar seu sistema de administração da qualidade e seus resultados com os da sua empresa. · Referencial interno: identificar unidades de negócio dentro de sua própria organização que já foram avaliadas pelo PNQ, e solicitar que elas façam uma apresentação sobre essa experiência para a alta direção de sua unidade (Obs.: para companhias multinacionais, a recomendação é válida inclusive para as unidades que foram avaliadas pelo Prêmio local - do seu país).
  • Barreira
    (2) Tempo e recursos necessários para preparar a inscrição.

    Como superar
    Otimize o tempo

  • Comece por uma breve e resumida auto-avaliação; ela irá auxiliar na condução de uma avaliação completa.
  • Faça um "Relatório de Inscrição" preliminar baseado em 10 a 20 itens (Obs.: o PNQ contempla um total de 24 itens de avaliação).
    Ganhe envolvimento
  • Faça com que a alta direção reforce positivamente para toda a organização a importância de se preparar para a inscrição.
  • Tenha uma premiação interna.
  • Busque o envolvimento pessoal da alta direção durante todo o processo de preparação do "Relatório de Inscrição".
  • Barreira
    (3) Medo ou receio da avaliação.

    Como superar

  • Forneça os resultados (pontuação obtida) somente para a organização/unidade alvo da avaliação.
  • Reforce a utilização da avaliação do PNQ como instrumento para aperfeiçoar a gestão da qualidade.
  • Não enfatize a pontuação obtida - o objetivo é a melhoria contínua.
  • Minimize qualquer conseqüência adversa resultante de uma baixa pontuação.
  • Enfatize a importância da franqueza e da sinceridade para todo o processo de avaliação.
  • Treine a gerência na estrutura de avaliação e nos critérios do PNQ.
  • Barreira
    (4) Falta de examinadores/funcionários treinados.

    Como superar

  • Envie algumas pessoas de sua empresa para cursos que ensinam como conduzir uma avaliação interna com base nos critérios do PNQ.
  • Contrate os serviços de profissionais com experiência nesse tipo de avaliação, para auxiliar no processo.
  • Combine ambas as ações citadas anteriormente; é muito eficaz, pois incorpora tanto uma visão interna quanto externa.
  • Barreira
    (5) Incerteza de como o PNQ se encaixa na estratégia atual de negócios e nos esforços para a melhoria da qualidade.

    Como superar

  • Crie um grupo de trabalho composto por gerentes das diversas áreas, profissionais da qualidade, consultores internos e facilitadores, para analisar todos os sistemas relacionados aos negócios e à administração da qualidade; estudar o que algumas companhias de classe mundial (world class) estão fazendo; estudar os critérios do prêmio e desenvolver a melhor, mais completa e integrada abordagem para o processo.
  • Utilize inicialmente os critérios do Prêmio como uma ferramenta para auto-avaliação. Explique como os critérios podem ser utilizados para medir a eficácia dos esforços atuais na busca da excelência em qualidade.
  • Aprenda como outras empresas estão utilizando os critérios do PNQ, e entenda como elas integraram os mesmos às suas estratégias de negócios.
  • Determine como a sua empresa poderá integrar e utilizar com sucesso a filosofia do PNQ, para aperfeiçoar e aprimorar a estratégia atual.
  • Barreira
    (6) Falta de comprometimento para uso dos resultados da avaliação, para aprimorar e aperfeiçoar a gestão da qualidade.

    Como superar

  • Tenha certeza de que qualquer plano que sua empresa faça incentive, monitore e reforce a utilização da avaliação para aprimorar a competitividade da organização.
  • Envolva a alta direção da organização na revisão dos resultados da avaliação, e na elaboração dos planos de ação para aprimorar a competitividade.
  • Planeje fazer uma nova avaliação um ano depois, e meça os progressos alcançados.
  • Obtenha o compromisso da gerência de utilizar os resultados para focar seus esforços de melhoria da qualidade, antes que qualquer avaliação seja feita.
  • Faça com que a alta direção escreva o "Relatório de Inscrição" e/ou efetue revisão do mesmo ao longo de todo o processo de sua confecção.
  • Conclusão

    A avaliação para o Prêmio é baseada em critérios estabelecidos para serem um padrão de excelência em qualidade, para as organizações que buscam os mais altos níveis de desempenho global em qualidade e competitividade. A avaliação aborda todos os requisitos-chave para atingir a excelência em qualidade, assim como suas inter-relações. Por focalizar não somente os resultados, mas também as condições e os processos que levam aos resultados, as avaliações oferecem uma estrutura que pode ser usada pelas organizações para modelar seus sistemas e processos, visando a melhoria contínua do desempenho em qualidade. Além disso, os mecanismos para modelagem são, eles mesmos, incluídos nas avaliações.

    Uma avaliação confiável, relativa aos critérios de premiação, requer experiência considerável com sistemas da qualidade. Apesar disso, as avaliações podem também ser usadas para auto-diagnóstico e outros propósitos. Qualquer organização, elegível ou não, planejando ou não concorrer ao Prêmio, pode utilizar os critérios de avaliação com propósitos diversos. Esses propósitos incluem treinamento, auto- avaliação, desenvolvimento de sistemas da qualidade, melhoria da qualidade e planejamento estratégico.