Julho/2002
Seis Sigma
O que os Black Belts bem-sucedidos estarão fazendo daqui a
cinco ou dez anos?
Joseph Basala
Líder técnico do CNH Global,
grupo de melhoria contínua
Black Belts (BBs) bem-sucedidos, que focalizam a melhoria dos processos da empresa, podem exercer uma influência notável sobre uma organização. Tal influência deve-se à sua capacidade para melhorar dramaticamente não apenas a eficiência, mas também a eficácia dos processos. O impacto financeiro produzido por esse trabalho pode ser bastante substancial, podendo apresentar uma média de $175.000 a $250.000 em economias por projeto Seis Sigma.
Além disso, a disciplina desses BBs na execução da metodologia de processos proporciona um referencial que pode ser seguido por outros na organização. Suas habilidades de treinamento influenciam a direção e os membros da equipe de projetos. Os BBs são capazes de fornecer uma metodologia para solução de problemas baseada em fatos, que pode ajudar a organização a atingir seus objetivos.
Embora alguns BBs possam se tornar Master Black Belts, a maioria espera ser reintegrada à organização. Dado seu grande nível de experiência, é óbvio que um BB bem-sucedido deveria voltar a fazer parte da organização após realizar sua tarefa.
Muitos BBs passam por uma importante transformação durante esse período, desenvolvendo excelentes habilidades para resolução de problemas; porém, mesmo assim, podem possuir diferentes níveis de conhecimentos e habilidades. É preciso dar bastante atenção ao processo de transição do BB e ao treinamento e às experiências de que ele necessitará para o futuro crescimento.
Alguns dizem que, dada a conclusão bem-sucedida de uma tarefa, existe um contrato de promoção quase implícito. Caso não haja quaisquer oportunidades promocionais, o BB e a organização poderão se achar numa grande encruzilhada, pois não faltarão oportunidades externas para BBs experientes.
Maior Influência
Quanto à capacidade de exercer influência futuramente, os BBs a caminho de posições administrativas poderão evoluir para a posição de Champions do Seis Sigma. Serão então capazes de proliferar o uso da metodologia, ampliando assim seu nível de influência sobre a organização.
Talvez seja muito cedo para dizer como se sairá toda essa população de BBs, mas certamente existe a possibilidade de que alguns membros desse grupo se tornem futuros líderes de uma organização. Dizem que aprender a metodologia Seis Sigma é tudo uma questão de se mudar a maneira de pensar. Com isso em mente, é bem provável que os BBs estejam a caminho do sucesso, mesmo que isso só aconteça daqui a cinco ou dez anos.
Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP.