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da Excelência
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Fevereiro/2001
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PROCESSO
KEP - KURITA PARA EXCELÊNCIA DE PERFORMANCE
Ana
Elisa S. Caravetti
Gerente da área de Tecnologia e
Qualidade da Kurita do Brasil
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho
foi desenvolvido na Empresa KURITA do BRASIL, empresa que atua no segmento
de tratamento de Águas Industriais. Todos os fatos aqui apresentados
são decorrência do trabalho e empenho de todos os Colaboradores
desta Empresa, que atuaram com afinco na melhoria dos processos da organização,
e cujo resultado está aqui apresentado. A autora é apenas
a relatora de tal sucesso.
A KURITA é
uma multinacional japonesa do segmento de Tratamento de Águas Industriais
que está no Brasil desde 1975. O grupo KURITA possui um faturamento
de U$ 1,6 (bilhões), atuando nos segmentos industriais, domésticos,
e de meio ambiente, onde a água se faz presente. Tem como propósito
fornecer soluções químicas, mecânicas e eletrônicas
em Tratamento de Águas Industriais. A KURITA do BRASIL é
uma organização que atua em todo território nacional,
possuindo grande penetração no mercado de Sistemas de Resfriamento,
Geração de Vapor, Afluentes e Efluentes, em Empresas Químicas,
Petroquímicas, Automobilísticas, Alimentícias, Farmacêuticas
etc.
1.1. PROCESSO
KURITA DE QUALIDADE
A KURITA iniciou
em 1993, a implantação de Um Processo de Qualidade. Este
processo foi denominado Processo KEP - KURITA para EXCELÊNCIA de
PERFORMANCE. Este processo permanece até hoje, contabilizando grande
resultado para a organização. Uma das premissas do Processo
KEP á a participação de todos os Colaboradores nas
decisões da organização, de forma que os mesmos se
sintam responsáveis pelos resultados que a Empresa obtêm,
e consequentemente possuam uma visão de que o trabalho de cada um
interfere nos resultados finais de sua Área e também da Empresa.
Com esta premissa
em mente, foi lançado, também em 1993, o Correio KEP, doravante
denominado CKEP.
O objetivo deste
trabalho é apresentar a evolução do CKEP desde 1993
até a atualidade. Conjuntamente relata o que levam um Programa de
Sugestões ao fracasso, e o que pode ser feito para reerguê-lo
em novos moldes.
2. OBJETIVOS
Conforme apontado
acima este trabalho tem como objetivo principal apresentar a comparação
entre duas metodologias de "Programa de Sugestões (CKEP)",
desenvolvidas na KURITA. A primeira que foi ativa, de 1993 a 1996, e a
Segunda que permanece desde 1997 até a atualidade.
Com este foco,
serão apresentados:
- A metodologia
da primeira fase CKEP;
- Os resultados
obtidos com o mesmo;
- Os motivos para
o "fracasso" do mesmo;
- A nova metodologia
que foi implantada;
- Os resultados
obtidos advindos da implantação da nova metodologia.
Salienta-se que
a alteração da metodologia se deu em função
da "morte" do "primeiro" CKEP, já que no final
de 1996 nenhuma sugestão era apresentada pelos funcionários.
Da mesma forma, o objetivo deste trabalho, é divulgar esta metodologia
para outras empresas que possuem foco na Melhoria Contínua, e na
Formação de Grupos de Trabalho, ou mesmo aquelas cujo Programa
de Sugestões não gerou resultados efetivos.
2.1. REGRAS
E IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA FASE DE CKEP
Com o objetivo
de divulgar o CKEP, foi realizado um treinamento inicial onde foram apresentadas
as regras para a participação, a metodologia de avaliação
e como seria realizada a recompensa das sugestões implantadas. Todos
os Colaboradores da Empresa, na matriz e dos demais locais do Brasil participaram
deste treinamento. Salienta-se que o organismo gestor da Qualidade é
chamado de Comissão do KEP, e como tal tem a função
de avaliar o andamento de todos os assuntos ligados à qualidade.
Devido a isto também é o organismo responsável pela
avaliação das sugestões e a definição
da recompensa por cada sugestão dada.
As regras do
mesmo eram:
- Todos os Colaboradores
poderiam participar;
- O formulário
de preenchimento exigia do funcionário os seguintes dados:
- Nome(s) do(s)
Colaborador(es)
- Proposição
de melhoria/justificativa para tal
- Idéia
para solucionamento do problema.
- A sugestão
era avaliada então pela Comissão do KEP, que poderia caracterizá-la
em:
- Exeqüível
e encaminhada para a Diretoria para implantação (1)
- Exeqüível,
mas já implantado ou em fase de implantação na KDBL
(2).
- Exeqüível,
requerendo maiores esclarecimentos (3).
- Exeqüível,
mas necessitando de teste prático (4).
- Não será
praticado no momento (5)
- Não representa
uma sugestão (6)
- Outros (7)
- Durante esta
fase do processo algumas sugestões poderiam ser automaticamente
eliminadas (5) e (6).
- Caso a sugestão
obtivesse um parecer favorável da Comissão do KEP, era designada
uma Área ou pessoa (não necessariamente o sugestor) para
a implantação da idéia.
- Após
a implantação da idéia o sugestor era avaliado de
acordo com critérios de aplicação, redução
de custo, criatividade e recompensado de acordo com a pontuação
obtida.
|
KEP - PROCESSO KURITA PARA EXCELÊNCIA
DE PERFORMANCE CORREIO KEP
(MODELO 1º Formulário)
|
Data: ____/____/_______
|
Colaborador:
|
Div./Depto.:
|
Cargo do Colaborador:
|
(1) Fator preocupante (breve comentário sobre o
problema detectado ou aquilo que preocupa ou incomoda);
|
(2) Posicionamento pessoal (breve comentário
sobre a maneira de solucionar-se aquilo que é preocupante)
|
(3) Ganho da qualidade (a partir da sugestão,
quais vantagens serão obtidas por você, ou pela KURITA, ou por algum de nossos
Colegas);
|
Obrigado pela sua Colaboração! Ela é sempre
importante.
|
Assinatura Idealizador/Data
|
Ciência/Recebimento
Comissão KEP
|
|
RESPOSTA
AO CORREIO KEP (MODELO 2º Formulário)
|
Data da Elaboração:
|
Data da análise:
|
Elaborador da
sugestão:
|
Div./Depto.
Colaborador:
|
Título
da Sugestão:
|
Nº da Sugestão:
|
Participante
da Comissão KEP que liderou a análise:
|
Posicionamento
da Comissão KEP quanto à sugestão:
|
a
|
Exeqüível
e encaminhada à Diretoria para implantação
|
a
|
Exeqüível,
requerendo maiores esclarecimentos.
|
a
|
Exeqüível,
mas necessitando teste prático.
|
a
|
Exeqüível,
mas já implantado ou em fase de implantação da KDBL.
|
a
|
Não representa
uma sugestão (fv. Verificar justificativas em anexo).
|
a
|
Não será
praticada no momento (fv. Verificar justificativas em anexo).
|
a
|
Outro
|
Assinatura Comissão
KEP/Data
|
Ciência
Colaborador/Data
|
Favor completar
sua avaliação quanto à análise da Comissão
KEP e depois devolver para a própria Comissão.
|
A resposta da
Comissão foi devidamente compreendida?
|
|
|
Assinatura Elaborador
da sugestão/Data
|
Assinatura Comissão
KEP
|
|
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2.3.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DO 1º CKEP
VANTAGENS
DESTA METODOLOGIA
|
DESVANTAGENS
DESTA METODOLOGIA
|
Todos podiam
participar
Os sugestores
eram recompensados pela idéia
|
O sugestor apenas
apresentava a idéia, não possuindo o comprometimento com
a execução da idéia.
O executante
não era recompensado apesar de trabalhar para a implantação
da idéia
A possibilidade
de eliminação da sugestão, e a ocorrência disto
em alguns casos, desestimulou a participação dos funcionários.
No sistema de
pontuação não eram apresentados/relatados os ganhos
reais com a idéia. O critério de avaliação
não era claro.
|
|
2.4
APRESENTAÇÃO DOS DADOS (1ª FASE DO CORREIO KEP) |
Ano
de referência
|
Nº
de sugestões / mês
|
%
de sugestões avaliadas e cujos Colaboradores foram recompensados
|
%
de sugestões não avaliadas
|
1993
|
14.3
|
64.0
|
36.0
|
1994
|
6.7
|
35.02
|
65.0
|
1995
|
1.0
|
33.3
|
66.7
|
1996
|
3.25
|
61.5
|
38.5
|
|
EVOLUÇÃO
DO CKEP |
|
Conclusões:
O número
de sugestões recebidas/mês caiu significativamente durante
o decorrer do processo; de 14,3 sugestões/mês quando do lançamento,
para 3,25 ao final de 4 anos.
Os Colaboradores
não se sentiam estimulados a colaborar com sugestões devido
à possibilidade da eliminação da sugestão pela
própria Comissão do KEP. Como pode ser observado no gráfico
cerca de 50% das sugestões eram dadas como não "procedentes"
e conseqüentemente não eram avaliadas.
Durante 1996,
houve uma tentativa de retomada no Programa de Sugestões entretanto,
sem sucesso, pois o mesmo já estava desacreditado pelos Colaboradores.
Estes dados de
decréscimo de sugestões do KEP eram continuamente avaliados
nas reuniões mensais da Comissão do KEP, e relatados a Alta
Administração da Empresa. Nestas análises pela Alta
Administração decidiu realizar um estudo com o objetivo de
mudar a ferramenta de participação de todos os funcionários
da organização, ferramenta esta que deveria estimular a participação
dos funcionários e simultaneamente garantir melhoria para a Empresa.
Também
havia, como parte do Processo de Qualidade, uma filosofia de implantação
de Círculos de Controle de Qualidade, que visava a resolução
de problemas dentro do âmbito de cada Equipe.
Logo, a partir
das premissas abaixo, foi iniciado o desenvolvimento de um novo Programa
de Sugestões:
Premissas do
novo CKEP:
As sugestões
dadas pelos funcionários devem ser todas consideradas válidas;
As sugestões
devem ser dadas preferencialmente por Equipes e não por um único
indivíduo;
As idéias
devem ser implantadas pelos sugestores;
As sugestões
deve ser reconhecidas, considerando-se critérios de redução
de custo (ou aumento de lucratividade), criatividade, aplicação
e grau de esforço na implantação (reconhecimento através
da quantificação).
3. NOVO CORREIO
KEP - CKEP
3.1 METODOLOGIA
A nova metodologia
de CKEP foi sistematizada na seguinte forma:
Existem três
formulários que representam todo o processo, desde a sugestão
até a premiação dos Colaboradores;
No 1º formulário
deve ser apresentado:
Os nomes dos
Colaboradores que deram a sugestão;
O nome do Colaborador
que é chamado de Líder do Grupo de Trabalho;
O nome pelo
qual o Grupo de Trabalho deve ser chamado;
A sugestão
propriamente dita, indicando quais as vantagens advindas da implantação
da mesma;
Uma idéia,
dada pelos sugestores, de como a sugestão poderia ser implantada;
A rubrica da
Comissão KEP, indicando o recebimento da mesma.
No 2º formulário
são apresentados:
O responsável
pela Comissão KEP que dá andamento à sugestão;
A posição
da Comissão do KEP quanto à sugestão propriamente
dita e também sobre a idéia de implantação
da mesma. Este parecer tem por objetivo apenas traçar um caminho
coerente para aquelas sugestões/implantações que podem
ir de desencontro com a Política da Empresa. Em nenhum caso, entretanto
a sugestão poderia ser dada como improcedente/ A Comissão
do KEP deve apresentar apenas o rumo para algumas sugestões, logo
a posição do responsável da Comissão do KEP
pela sugestão é de "consultor" do "grupo".
Neste formulário
ainda, o grupo deveria apresentar um cronograma de ações
e prazos para implantação da sugestão, que seria feito
todo pelo próprio grupo sugestor.
Após esta
etapa o responsável da Comissão KEP deve acompanhar o andamento
do cronograma de ações, com o objetivo de repassar a Comissão
KEP o andamento do Grupo e também demonstrar ao grupo que o trabalho
desenvolvido é importante para a organização e está
sendo monitorado pela Comissão KEP.
No 3º formulário:
Este formulário
é preenchido quando o grupo sugestor conclui o trabalho. Deve ser
apresentado um relatório final de conclusão de atividade,
onde deve ser apresentados pelo grupo sugestor os ganhos e perdas com a
idéia. Preferencialmente é solicitado que este relatório
apresente resultados de ganho de lucratividade ou redução
de custo para a Empresa quantificados, ou mesmo, resultado de ganhos intangível.
A pontuação
pela Comissão do KEP, de cada sugestão, já implementada,
é sempre realizada nas reuniões da Comissão KEP, quando
todos os representantes desta Comissão se encontram presentes. Em
consenso comum, são pontuadas as sugestões, e o ganho de
cada Colaborador com cada uma delas.
Estratégia
para Implementação do novo CKEP:
Todos os Colaboradores
passaram por 4hs de treinamento à Qualidade, onde foi apresentada
a nova ferramenta de participação dos funcionários;
Foi realizado
durante o treinamento, trabalhos em grupo que estimularam a resolução
de problemas em mais de uma pessoa. Através deste trabalho, foi
estabelecido um paralelo com a nova metodologia de sugestão.
Todos os Colaboradores
foram convidados a participar de um treinamento de CCQ - Círculos
de Controle de Qualidade, onde foi apresentada toda a metodologia e técnicas
para trabalhos em grupos. Cerca de 25% dos funcionários participaram
deste treinamento.
Foi montado
o 1º CCQ com interferência direta da Comissão KEP, com
o objetivo de mostrar aos demais Colaboradores, que a organização
havia mudado realmente a metodologia do CKEP, e que estava disposta a investir
em boas idéias dos Colaboradores.
Este 1º
grupo de trabalho obteve resultados e foram recompensados por isto, sendo
este resultado divulgado nos Jornais Internos da organização.
Após
este primeiro resultado novas sugestões de CKEP foram surgindo.
3.2 RESULTADO
DO NOVO CKEP
|
|
Ano
|
Nº
pessoas em cada grupo sugestor
|
Tema
|
Reconhecimento
|
1997
|
8
|
Reforma do laboratório
da Empresa, com o objetivo de torná-lo mais atrativos aos olhos
dos visitantes e também em melhores condições de trabalho.
|
Sim. O Grupo
apresentou resultados quantitativos e qualitativos caso a reforma do Laboratório
fosse feita. Tudo que foi proposto pelo grupo foi implantado e todos os
participantes foram reconhecidos.
|
1997
|
1
|
Instalação
de novo painel para controle de tomadas para a Alta Administração,
o que racionalizaria o consumo de energia elétrica.
|
Em andamento.
Devido ao sugestor preferir montar o grupo isoladamente, o mesmo tem tido
progressão lenta. Como a Filosofia da Comissão é que
a sugestão seja implantada pelo Elaborador, não há
interferência direta na execução do trabalho.
|
1997
|
1
|
Instalação
de ventilador na cozinha
|
Concluída,
sem reconhecimento do Elaborador pela Comissão do KEP. O sugestor
não deu andamento a sugestão, com apresentação
do cronograma e prosseguimento do processo.
|
1998
|
3
|
Implantação
de regime de escala para os Colaboradores da Filial BA, com o objetivo
de reduzir as horas extras da Equipe de Operação.
|
Em andamento,
e já pré-avaliada pela Comissão KEP. A sugestão
está em fase inicial de implantação e acompanhamento
a fim de verificar a eficácia da idéia perante os Clientes.
O grupo será reconhecido de acordo com o retorno trazido para a
Empresa.
|
1998
|
1
|
Instalação
de televisor no refeitório com o objetivo de permitir aos Colaboradores
acompanhar durante as horas de descanso os programas desejados.
|
Concluída
e reconhecida pela Comissão do KEP. O sugestor elaborou um plano
apresentando as vantagens desta instalação, principalmente
para o conforto dos Colaboradores. O mesmo promoveu toda a execução
do trabalho
|
1998
|
1
|
Abertura do
estacionamento dos funcionários e veículos de carga para
Clientes.
|
Em andamento.
A Comissão KEP posicionou que deve ser realizado um estudo de responsabilidades
em caso de acidentes com carros de "visitantes". Processo ainda
não concluído.
|
1998
|
4
|
Estudo para
redução de água de consumo "doméstico"
na empresa.
|
Concluído.
Este grupo promoveu ações que levaram a redução
de utilização de água na empresa em lavatórios,
cozinha etc. De acordo com a redução de custo quantificada,
os mesmos foram reconhecidos.
|
1998
|
7
|
Alteração
na fabricação de produto perigoso.
|
Concluído.
Este grupo foi montado por operadores da Fábrica, que sugeriram
e executaram a mudança de um processo de fabricação
tornando o mesmo mais seguro.
|
1998
|
4
|
Caracterização
dos efluentes da Fábrica e Laboratório
|
Em andamento.
Este grupo foi pré-avaliado pela Comissão KEP. Já
promoveu a caracterização precisa dos efluentes e está
em fase de elaborar um projeto de reuso da água industrial.
|
1999
|
4
|
Instalação
de novo desmineralizador para Laboratório e Fábrica
|
Concluído.
Devido ao aumento de demanda de água desmineralizada em alguns processos
da empresa, o grupo projetou e executou a montagem do equipamento, aumentando
a produtividade no laboratório e fábrica. O grupo foi avaliado
de acordo com os resultados obtidos.
|
1999
|
1
|
Informatização
do Processo de Análise Crítica de Contrato
|
Concluído,
sem reconhecimento do sugestor. Foi comunicado ao mesmo que esta atividade
já estava prevista no plano de ações de uma área
da organização.
|
1999
|
4
|
Melhoria no
condicionamento de ar no prédio da Matriz
|
Em andamento.
O grupo está elaborando estudo de melhoria para conforto térmico.
|
1999
|
3
|
Identificação
de frascos de coleta
|
Concluído
e o grupo reconhecido pela Comissão KEP. A idéia trouxe ganhos
de imagem e redução de custo para a organização.
|
|
RESULTADOS
NOVO CKEP |
|
3.3 CONCLUSÕES
Um Programa de
Sugestões, ou qualquer outra ferramenta aplicada a um Processo de
Qualidade Total, pode ser reavivado, desde que considere-se o processo
em questão do ponto de vista do usuário. Para tanto deve-se
fazer as seguintes perguntas:
Porque o funcionário
estaria disposto a participar efetivamente dos Processos da Empresa?
O que o estimularia.
Além de suas atribuições normais.
A Empresa está
disposta a investir em novas idéias, provenientes não da
gerência da organização, mas dos funcionários?
A Empresa está
disposta a reconhecer os bons trabalhos?
A organização
acredita no trabalho em grupo?
As respostas
às perguntas acima, podem levar a organização a elaborar
uma boa ferramenta de qualidade, ou mesmo a melhoria de uma já existente.
No caso da KURITA, e o nosso programa de Sugestões, a Alta Administração
da organização deu total liberdade para que a Área
da Qualidade elaborasse um Programa que chegasse aos resultados desejados,
devido a isto, conseguimos após 3 anos de retomada do Programa de
Sugestões que 50% dos Colaboradores participassem diretamente na
solução de problemas de seu cotidiano, trazendo retorno para
a Empresa, assim como comprometimento destes mesmos Colaboradores com todos
os assuntos da organização.
3.4 FORMULÁRIOS
NOVOS CKEP
CORREIO
KEP (1º formulário)
|
|
Nome(s) do(s)
Colaborador(es)
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Data: ______/______/_______
|
Sugestão:
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Como você(s)
avalia(m) que a sua sugestão possa ser implementada?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Como você(s)
avalia(m) que a sua sugestão possa ser implementada?
Assinatura do
Colaborador Responsável
|
Recebimento
da Comissão do KEP: ______________________________________________________
Nº da sugestão: _______________________________________________________________________
CORREIO KEP
(2º formulário) RETORNO À COMISSÃO KEP
|
|
CORREIO KEP
(3º formulário) AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DO CKEP
|
Nome do(s) Colaborador(es):
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
____________________________
|
Avaliador: ____________________________
Data: _____/_____/_____
|
|
|
Nota
|
Peso
|
Resultado
|
1) Criatividade
1.1 Conceito simples
1.2 Adaptação de conceito já existente na Empresa
1.3 Adaptação de conceito inexistente na Empresa
1.4 Idéia totalmente inovadora
|
1
2
3
4
|
20
|
a
|
2) Aplicação
2.1 Trabalho não pode ser utilizado em outras Áreas da Empresa
2.2 Trabalho pode ser utilizado em outras Áreas da Empresa
|
2
4
|
20
|
a
|
3) Esforço
3.1 Trabalho requereu pouco empenho
3.2 Trabalho requereu empenho na Pesquisa/Implantação
3.3 Trabalho requereu muito empenho na Pesquisa/Implantação
|
2
3
4
|
20
|
a
|
4) Contribuição
(Lucro)
4.1. Intangível, não houve redução de custo
ou aumento de lucratividade, traz ganhos de qualidade, produtividade, meio
ambiente e segurança, ou
4.2 Tangível, provocou redução de custo ou aumento
de lucratividade quantificáveis:
4.2.1 Até 1.000,00 R$/ano
4.2.2 De 1.000,00 a 5.000,00 R$/ano
4.2.3 De 5.000,00 a 15.000,00 R$/ano
4.2.4 De 15.000,00 a 30.000,00 R$/ano
4.2.5 Acima de 30.000,00 R$/ano
|
1 a
4
1
2
3
4
5
|
20
|
a
|
Total
(peso X nota) =
|
|
|
Faixa de premiação
(faixa orientativa, podendo ser readequada de acordo com a orientação
do Líder da Comissão do KEP):
140 ~240 - Prêmio
no valor de R$ 100,00 a ser dividido entre os integrantes da sugestão
241 ~300 - Prêmio no valor de R$ 150,00 a ser dividido entre os integrantes
da sugestão
301 ~380 - Prêmio no valor de R$ 200,00 a ser dividido entre os integrantes
da sugestão
381 ~430 - Prêmio no valor de R$ 500,00 a ser dividido entre os integrantes
da sugestão
Assinatura do
Líder da Comissão KEP _________________________________ Data:
___/___/___
|
|