Dezembro/1997 CLIMA ORGANIZACIONAL: PONTO FOCAL DA SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS Alexis P. Gonçalves O Critério 5.3 do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ-1997), "Bem-estar e Satisfação dos Funcionários", aborda o ambiente e o clima motivacional de trabalho e a maneira pela qual a organização promove o bem-estar, a satisfação e o desenvolvimento de todos os funcionários. Esse Critério diz respeito à existência de um ambiente de trabalho seguro e saudável e como a organização procura aumentar o bem-estar, a satisfação e o potencial de crescimento dos funcionários. Sem dúvida nenhuma, o ponto focal do Critério 5.3 é o Clima Organizacional existente na empresa. Mas o que se entende por "Clima Organizacional" e como ele se relaciona com o desempenho de uma organização? Desde que esse tema despertou o interesse de estudiosos, ele tem sido chamado por diferentes nomes: Ambiente Organizacional, Atmosfera de Trabalho, Clima Psicológico etc. Todavia, somente nas últimas décadas foram feitos esforços para explicar sua natureza e tentar medi-lo. De todos os enfoques sobre o conceito de Clima Organizacional, aquele que tem demonstrado maior aplicação é o que utiliza como elemento fundamental as percepções que o funcionário tem sobre as estruturas e processos que existem em seu ambiente de trabalho. A importância especial desse enfoque reside no fato de que o comportamento de um trabalhador não é resultante dos fatores organizacionais existentes (Figura 1), mas sim depende das percepções que o trabalhador tem desses fatores. Todavia, tais percepções dependem em boa parte das atividades, interações e outra série de experiências que cada membro tem na empresa. Decorre daí que o Clima Organizacional reflete a interação entre características pessoais e organizacionais (Schneider e Hall, 1972). Os fatores e estruturas do sistema organizacional dão lugar a um determinado clima, em função das percepções de seus membros. Esse clima resultante induz determinados comportamentos nos indivíduos. Esses comportamentos incidem na organização e, portanto, no clima, completando o circuito (Figura 2). A fim de compreender melhor o conceito de Clima Organizacional, é necessário ressaltar os seguintes elementos: (a) O Clima se refere às características do meio ambiente de trabalho; (b) Essas características são percebidas direta ou indiretamente pelos trabalhadores que atuam nesse ambiente; (c) O Clima tem repercussões no comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho; (d) O Clima é uma variável interveniente que medeia entre os fatores do sistema organizacional e o comportamento individual; (e) Essas características da organização são relativamente permanentes no tempo, diferenciando-se de uma organização para outra e de um departamento para outro, dentro de uma mesma empresa; (f) O Clima, junto com as estruturas e características organizacionais e os indivíduos que o compõem, formam um sistema interdependente altamente dinâmico. As percepções e respostas que abarcam o Clima Organizacional se originam de uma grande variedade de fatores. Alguns abrangem os fatores de liderança e práticas da direção (tipos de supervisão: autoritária, participativa etc). Outros estão relacionados com o sistema formal e a estrutura da organização (sistema de comunicação, relação de dependência, promoções, remunerações etc). Outros ainda são conseqüência do comportamento no trabalho (sistemas de incentivo, apoio social, interação com os demais membros etc). Com base nas considerações anteriores, podemos chegar à seguinte definição: Clima Organizacional é um fenômeno interveniente que medeia entre os fatores do sistema organizacional e as tendências motivacionais, os quais se traduzem em um comportamento que tem conseqüências sobre a organização (produtividade, satisfação, rotatividade etc). De acordo com as considerações anteriores, Litwin e Stringer (1968) propõem o seguinte esquema de Clima e Comportamento Organizacional: A partir dessa perspectiva, o Clima Organizacional é um filtro através do qual passam os fenômenos objetivos (estrutura, liderança, tomada de decisões). Portanto, ao se avaliar o Clima Organizacional, mede-se a forma como é percebida a organização. As características do sistema organizacional geram um determinado Clima. Este repercute sobre as motivações dos membros da organização e sobre seu correspondente comportamento. Tal comportamento tem obviamente uma grande variedade de conseqüências para a organização como, por exemplo, produtividade, satisfação, rotatividade, adaptação etc. Dimensões do Clima Organizacional Entre as alternativas para estudar o Clima Organizacional, destaca-se a técnica de Litwin e Stinger, que utiliza um questionário que se aplica aos membros da organização. Esse questionário está baseado na teoria dos pesquisadores mencionados, que postulam a existência de nove dimensões que explicariam o Clima existente em uma determinada empresa. Cada uma dessas dimensões se relaciona com certas propriedades da organização, tais como: 1. ESTRUTURA 2. RESPONSABILIDADE (empowerment) 3. RECOMPENSA 4. DESAFIO 5. RELAÇÕES 6. COOPERAÇÃO 7. PADRÕES 8. CONFLITOS 9. IDENTIDADE O mais relevante é que esse enfoque permite obter, com a aplicação de um questionário, uma visão rápida e bastante fiel das percepções e sentimentos associados a determinadas estruturas e condições da organização. Conclusão O conhecimento do Clima Organizacional
proporciona informação sobre os processos que determinam
os comportamentos, permitindo, além disso, introduzir mudanças
planejadas tanto nas atitudes e nas condutas dos membros, como na estrutura
organizacional ou em um ou mais dos subsistemas que a compõem. |