Março/2002

Seis Sigma

Conselhos para Black Belts Frustrados

Zack Swinney
Consultor (EUA)

"Entrei no programa Seis Sigma juntamente com a minha organização em maio do ano passado, como candidato a Black Belt. Desde então, tenho me deparado com uma série de contratempos e frustrações. Mas não sou o único. Muitos outros BBs da empresa também estão passando pela mesma situação. Gostaria de alguns conselhos gerais. O que se pode fazer (como BB) quando:

  1. Recebe-se pouco ou nenhum apoio do champion e/ou patrocinador;
  2. Não há GBs - nenhum Green Belt sequer;
  3. O mentor, MBB – Master Black Belt, está ocupado demais para conversar e falta constantemente a reuniões, reagendamentos, etc.;
  4. Trabalha-se em uma filial, tendo-se muito pouca interação com outros profissionais de Seis Sigma;
  5. Recebe-se projetos com o resultado já decidido (isto é, "implemente esse novo programa")?

"Há outros problemas também, mas não quero divagar.
"Sou responsável pelo meu sucesso apesar dos obstáculos - é assim que vejo essa situação. Será que alguém poderia fornecer alguns conselhos gerais para pessoas que trabalham em programas Seis Sigma e se encontram um pouco desapontadas?" - Joe Q. Public, Black Belt.
Infelizmente, para muitas organizações do mundo, a citação acima - em parte ou no todo - é bastante familiar. Se você é relativamente novo na área de qualidade Seis Sigma, pode ser que esteja passando atualmente pela mesma situação. Se você é um profissional de Seis Sigma experiente, pode ser que você tenha criado essa situação para algum de seus Black Belts e nem tenha se dado conta.
Muitas organizações ouvem falar dos benefícios da qualidade Seis Sigma e começam a instituir qualidade, contratar black belts e implementar projetos de melhoria da qualidade - tudo sem possuir sistemas e estruturas corretos para servir-lhes de suporte. O que fazer, portanto, para mudar essa situação? Esperamos que este artigo aumente o nível de conscientização de MBBs, Champions e Patrocinadores o suficiente para reverter essa situação. Mas, caso isso não ocorra, o Black Belt (ou mesmo o Green Belt) poderá tomar as seguintes medidas:

Comunique-se

  • Marque uma reunião com seu MBB, Champion ou Patrocinador para discutir suas frustrações referentes ao projeto. Identifique claramente os pontos de frustração: falta de apoio, projetos mal-definidos, ausência ou indisponibilidade do MBB, falta de compreensão da metodologia Seis Sigma, etc. Mantenha a conversa a mais tranqüila possível. Tome cuidado também para não ser agressivo, de forma que o MBB/ patrocinador/champion não fique na defensiva.
  • Apresente os resultados positivos do projeto. Exponha cada sucesso. Os líderes da empresa prestarão mais atenção ao seu projeto e aos problemas associados a ele se souberem que elevados lucros estão sendo obtidos ou se encontram sob perspectiva. Lembre-se de informar todos os créditos possíveis.
  • Desenvolva um plano de comunicação com sua equipe de projeto, seu grupo de negócios e outros profissionais da empresa. Você receberá apoio instruindo e destacando os sucessos.
  • Instrua quando não houver conhecimento do assunto. Sempre que você entrar em contato com alguém na empresa que tenha uma concepção errônea do Seis Sigma, tome um tempo para instruir e contar suas experiências. Caso você sinta que não tem instrução suficiente, assista a conferências ou cursos de treinamento para aumentar seu conhecimento.

Mantenha Contato com Outros Black Belts

  • Verifique com outros Black Belts se eles enfrentam o mesmo tipo de problema. Se sim, há duas opções que você pode tentar. Uma delas consiste em apoiar um ao outro na conclusão dos projetos. A outra solução consiste em apresentar as preocupações coletivas do grupo ao Diretor ou Gerente da Qualidade de sua empresa. É muito provável que o diretor não esteja ciente da existência de tais problemas.
  • Use a ajuda de outros Black Belts em seus projetos. Todo Black Belt possui pontos fortes - use-os em seu benefício e lembre-se de elogiá-los pela ajuda, tanto em particular como publicamente.
  • Coloque suas idéias no fórum de intercâmbio de experiências do QSP. Pode ser que a direção da sua empresa não se importe, mas no QSP/Comunidade Seis Sigma é muito provável que você encontre alguma ajuda.

Peça Demissão ou Seja Paciente

  • A primeira opção é algo que eu, particularmente, não recomendo. Para muitos, pedir demissão é simplesmente fugir do problema ao invés de tentar resolvê-lo. Recomendo que se tente resolver o problema ativamente. Enquanto isso, você poderá ter sempre a esperança de que o empecilho seja demitido, promovido ou deixado sozinho! É claro que toda recomendação tem advertências. Se a sua saúde está sendo afetada negativamente, minha recomendação é que você permaneça saudável e busque uma outra oportunidade. Nada dá tanta ênfase a um problema como a demissão de um funcionário.
  • Seja paciente e continue trabalhando no Seis Sigma. Muitas vezes, um projeto concluído com elevados lucros ajudará a mudar atitudes e conseguir apoio.
  • Pergunte ao MBB, patrocinador e champion o que exatamente seria ter "sucesso" no projeto. Assim, pelo menos, você saberá o que precisa fazer enquanto trabalha pacientemente para atingir sua meta.

Para finalizar, lembre-se do principal motivo que faz do Seis Sigma um programa de tanto sucesso no mundo atual: $. Tudo gira em torno do lucro que a sua organização obtém com o aumento de produtividade, a redução de retrabalho e a eliminação de desperdício. O lucro e o aumento de vendas alia equipes, une diferentes pontos de vista sob uma bandeira comum e derruba obstáculos. O futuro do seu programa Seis Sigma é construído sobre os sucessos que você obtém hoje. Espero que as sugestões acima sirvam para ajudar a aliviar algumas das lutas que todos nós enfrentamos no nosso dia-a-dia.

Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP.