Dicas da OHSAS 18002

Consulta e Comunicação

Requisito da OHSAS 18001

É recomendado que a organização incentive todo o pessoal afetado por suas operações a participar das boas práticas de SST e a apoiar a sua política e objetivos de SST, através de um processo de consulta e comunicação.

Entradas típicas

As entradas típicas incluem os seguintes itens:

- política e objetivos de SST;
- documentação pertinente do Sistema de Gestão da SST;
- procedimentos para a identificação de perigos e para a avaliação e o controle de riscos;
- definições das funções e responsabilidades relacionadas à SST;
- resultados de consultas formais sobre SST aos funcionários, realizadas pela Administração; - informações provenientes das consultas sobre SST aos funcionários, das análises críticas e das atividades de melhoria realizadas no local de trabalho (tais atividades podem ser tanto de natureza reativa como pró-ativa);
- detalhes do programa de treinamento.

Processo

É recomendado que a organização documente e adote medidas para a realização de consultas e para a comunicação das informações de SST aos funcionários e a outras partes interessadas (ex.: contratados, visitantes).

É recomendado que se incluam medidas para envolver os funcionários nos seguintes processos:

- consulta sobre o desenvolvimento e a análise crítica das políticas, sobre o desenvolvimento e a análise crítica dos objetivos de SST, e sobre decisões quanto à implementação de processos e procedimentos para o gerenciamento de riscos, incluindo a realização de atividades de identificação de perigos, e quanto à análise crítica das avaliações e dos controles de riscos de suas próprias atividades pertinentes;
- consulta sobre modificações que afetam a SST no local de trabalho, tais como a introdução de equipamentos, materiais, produtos químicos, tecnologias, processos, procedimentos ou padrões de trabalho novos ou modificados.

É recomendado que os funcionários sejam representados nas questões de SST, e que sejam informados sobre quem é o seu representante e quem é o representante da Administração.

Saídas típicas

As saídas típicas incluem o seguinte:

- consultas formais aos funcionários e à Administração através de conselhos, comissões de SST e similares;
- envolvimento dos funcionários na identificação de perigos e na avaliação e no controle de riscos;
- iniciativas para incentivar as consultas sobre SST, as análises críticas e as atividades de melhoria realizadas no local de trabalho, e a realimentação das questões de SST para a Administração;
- representantes dos funcionários para os assuntos de SST, com funções e mecanismos de comunicação com a Administração definidos, incluindo, por exemplo, o envolvimento em investigações de acidentes e incidentes, inspeções de SST em locais específicos etc.;
- instruções de SST aos funcionários e a outras partes interessadas (ex.: contratados, visitantes);
- quadros de avisos contendo dados sobre o desempenho de SST e outras informações pertinentes de SST;
- boletim informativo sobre SST;
- cartaz com o programa de SST.

    Clique AQUI para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001.

Leia também: