Junho/2002

Dicas da OHSAS 18002

CONTROLE OPERACIONAL

Requisito da OHSAS 18001

É recomendado que a organização estabeleça e tome providências para assegurar a aplicação eficiente das medidas de controle e de contramedidas, onde quer que elas sejam requeridas para o controle dos riscos operacionais, para o cumprimento da política e dos requisitos de SST e para a conformidade com requisitos legais e outros requisitos.

Entradas típicas

As entradas típicas incluem os seguintes itens:

  • política e objetivos de SST;
  • resultados da identificação de perigos e da avaliação e do controle de riscos;
  • requisitos legais identificados e outros requisitos.
  • Processo

    É recomendado que a organização estabeleça procedimentos para controlar os riscos identificados (incluindo aqueles que poderiam ser introduzidos por contratados ou visitantes), documentando-os nos casos em que uma falha possa desencadear incidentes, acidentes ou outros desvios da política ou dos objetivos de SST. É recomendado que os procedimentos para controle de riscos sejam analisados regularmente para sua adequação e eficácia, e que as alterações identificadas como necessárias sejam implementadas.

    Pode ser necessário levar em conta os procedimentos de situações em que os riscos se estendem para o cliente ou para outras dependências ou áreas de controle de partes externas; por exemplo, quando os funcionários da organização estão trabalhando numa das dependências do cliente. Algumas vezes, poderá ser necessário consultar a parte externa sobre a questão de SST em tais circunstâncias.

    Saídas típicas

    As saídas típicas incluem os seguintes itens:

  • procedimentos;
  • instruções de trabalho.
  •  

    Clique AQUI para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001.