Dicas da OHSAS 18002

PROGRAMAS DE GESTÃO DA SST

É recomendado que a organização procure alcançar sua política e seus objetivos de SST por meio da implantação de um programa (ou programas) de gestão da SST. Para tanto, será necessário o desenvolvimento de estratégias e de planos de ação, os quais é recomendado que sejam documentados e comunicados. Convém que o progresso relacionado ao alcance dos objetivos de SST seja monitorado, analisado criticamente e registrado, e que as estratégias e os planos sejam atualizados ou alterados, de acordo com a situação.

Entradas típicas

As entradas típicas incluem os seguintes itens:

política e objetivos de SST;

análises críticas dos requisitos legais e de outros requisitos;

resultados da identificação de perigos e da avaliação e controle de riscos;

detalhes da produção da organização e dos processos de prestação de serviços;

informações sobre SST provenientes de consultas a funcionários, análises críticas e atividades de melhoria no ambiente de trabalho (tais atividades podem ser tanto de natureza reativa como pró-ativa);

análises críticas das oportunidades disponíveis, provenientes de novas ou de diferentes opções tecnológicas;

atividades de melhoria contínua;

disponibilidade dos recursos necessários para alcançar os objetivos de SST da organização.

Processo

É recomendado que o programa de gestão da SST identifique as pessoas que serão responsáveis pelos objetivos de SST (em cada nível pertinente). É recomendado também que se identifiquem as várias tarefas que precisam ser implementadas, a fim de que cada objetivo de SST seja alcançado. É recomendado que o programa de gestão estabeleça a alocação de responsabilidades e autoridades apropriadas para cada tarefa e atribua prazos para cada tarefa individual, a fim de cumprir o prazo global do respectivo objetivo de SST. Pode-se também relacionar o programa de gestão da SST a programas de treinamento específicos. Os programas de treinamento estabelecerão, ademais, a distribuição de informações e a supervisão coordenada.

Saídas típicas

As saídas típicas incluem programa(s) de gestão da SST definidos(s) e documentado(s).

 
    Clique AQUI para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001.

Leia também: