Abril/2002
Dicas da OHSAS 18002
DOCUMENTAÇÃO DO SG - SST
É recomendado que a organização documente e mantenha atualizada toda a documentação necessária para assegurar que seu Sistema de Gestão da SST pode ser adequadamente compreendido e operado com eficiência e eficácia.
Entradas típicas
As entradas típicas incluem os seguintes itens:
- detalhes da documentação e dos sistemas de informação desenvolvidos pela organização para dar suporte às atividades e ao Sistema de Gestão da SST, e para cumprir os requisitos da
OHSAS 18001:1999;
-
responsabilidades e autoridades;
-
informações sobre os ambientes onde é utilizada a documentação ou as informações, e sobre
- as restrições tais ambientes podem impor à natureza física da documentação ou ao uso de meios eletrônicos ou outros.
Processo
É recomendado que a organização analise criticamente suas necessidades de documentação e de informações para o Sistema de Gestão da SST, antes de desenvolver a documentação necessária para dar suporte a seus processos de SST.
Não há qualquer requisito para que a documentação seja desenvolvida num formato específico, visando a conformidade com a OHSAS 18001; tampouco é necessário substituir a documentação existente, como manuais, procedimentos ou instruções de trabalho, se estes descreverem adequadamente as medidas vigentes. Organizações com Sistemas de Gestão da SST já estabelecidos e documentados poderão julgar ser mais conveniente e eficiente desenvolver, por exemplo, um documento que dê uma visão geral da inter-relação entre seus procedimentos existentes e os requisitos da
OHSAS 18001:1999.
É recomendado considerar o seguinte:
- as responsabilidades e autorizações para os usuários da documentação e das informações; isso pode levar a considerar o grau de segurança e de acessibilidade que precisa ser imposto, particularmente sobre os meios eletrônicos e sobre os controles de alterações;
- a maneira como a documentação física é utilizada, e o ambiente no qual ela é utilizada; isso pode levar a considerar o formato de como a documentação é apresentada.
É recomendado que se façam considerações similares sobre o uso de equipamentos eletrônicos para sistemas de informação.
Saídas típicas
As saídas típicas incluem os seguintes itens:
- documento ou manual que apresente uma visão geral da documentação do Sistema de Gestão da SST;
- relações, listas-mestras ou índices de documentos;
- procedimentos;
- instruções de trabalho.
Clique AQUI para obter mais informações sobre o Manual OHSAS 18002 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - Diretrizes para a implementação da OHSAS 18001.
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