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Abril/2002

Gestão da Qualidade

A GESTÃO DE RECURSOS NA NOVA ISO 9001:2000
(2ª parte)

Jeanne Ketola
CEO da Pathway Consulting, Inc.
Kathy Roberts
Presidente da SunriseConsulting, Inc.

Tenha sempre em mente que as avaliações de treinamento proporcionam um feedback sobre o conteúdo do curso e as reações dos participantes ao treinamento, e não uma avaliação daquilo que os participantes aprenderam.
Portanto, as avaliações de treinamento não deveriam ser o único método utilizado para determinar a eficácia. Convém que a organização escolha procedimentos para avaliar a eficácia em termos de funcionário e organização e desenvolva um processo para determinar os passos subseqüentes, quer o treinamento e/ou outras ações sejam eficazes ou não.
A análise crítica pela direção poderia incluir relatórios sobre esforços e resultados referentes à gestão de recursos humanos, sendo que a alta direção estabeleceria objetivos quanto a resultados futuros e alocaria recursos para alcançar esses resultados. Isso forneceria evidências de que a organização está dando atenção à eficácia e levaria a organização a buscar o desenvolvimento do pessoal de forma pró-ativa.
A subseção 6.2.2 também exige que o funcionário esteja consciente da pertinência e importância de suas atividades para o SGQ, como também de sua contribuição para a realização dos objetivos da qualidade. A Tabela 2 mostra um diagrama que permite ao funcionário entender sua ligação com os objetivos.
Ao fazer a transição para a seção 6.2, sua organização deve refletir sobre o que ela já está fazendo para determinar competências e avaliar ações visando a eficácia, pois essa capacidade é essencial para o sucesso de empresas com ou sem a ISO 9001:2000. Muitas organizações já possuem procedimentos de recursos humanos que atendem à maioria dos requisitos da seção 6.2, necessitando apenas modificar os procedimentos existentes. No entanto, convém que as organizações façam o seguinte como parte da sua análise de lacunas (gap analysis):

  • Identificar onde e como as necessidades de competência são definidas e comunicadas atualmente e determinar quais as alterações e melhorias necessárias.

  • Assegurar-se de que o treinamento e/ou outras ações em andamento abordam com eficácia as necessidades de competência.

  • Verificar se as avaliações de eficácia existentes captam a real situação do pessoal quanto a competência e conscientização.

  • Avaliar outras opções além de treinamento, tais como modificação de processos, a fim de conferir se elas são necessárias ou desejáveis.

  • Ampliar os registros de pessoal a fim de incluir dados referentes a educação, habilidade e experiência.

  • Certificar-se de que os procedimentos de recursos humanos entrelaçam-se eficazmente com outros elementos do SGQ.

  • Examinar o conteúdo do treinamento a fim de assegurar-se de que ele contém elementos que conscientizarão os funcionários do seu impacto na qualidade e da sua contribuição para a realização de objetivos da qualidade.

  • Tabela 2. Exemplo de Gráfico de Objetivos e Plano de Apoio

    Estratégias - Objetivo 1

    Pessoa Responsável

    Situação

    Medições

    1. Aumentar as entregas pontuais de 92% para 97% até o quarto trimestre.

    Vice-Presidente de Operações

    Em aberto

    Entrega Pontual

    2. Diminuir o número de erros no enunciado de pedidos de 25% para 5% até o quarto trimestre.

    Gerente de
    Atendimento ao Cliente

    Em aberto

    Erros no Enunciado de
    Pedidos

    3. Revisar o plano de marketing e a estratégia de preços até o quarto trimes-tre.

    Vice-Presidente de
    Vendas/Marketing

    Completa

    Reclamações de Clientes
    quanto a Preços


    Plano para a Estratégia 3
    do Objetivo 1

    Pessoa Responsável

    Situação

    Resultados

    Contratar, até a segunda se-mana de janeiro, uma empresa que realize pesqui-sas com clientes. O foco da pesquisa é determinar a estratégia de preços de competidores e reunir opi-niões específicas de clientes com relação a preços.

    Vice-Presidente de Vendas/Marketing

    Completa

    Empresa de pesquisa aprovada pela alta direção
    e agendada.

    Supervisionar a conclusão da pesquisa com clientes até a primeira semana de março para incorporação ao plano de marketing.

    Vice-Presidente de
    Vendas/Marketing

    Completa

    Pesquisa com clientes concluída.

    Concluir a pesquisa de mercado até a primeira semana de abril.

    Vice-Presidente de
    Vendas/Marketing

    Em aberto

    Relatório de pesquisa de
    mercado concluído.

    Concluir a pesquisa de mercado até a primeira semana de abril.

    Vice-Presidente de
    Vendas/Marketing

    Em aberto

    Relatório de pesquisa de
    mercado concluído.

    Concluir o plano de marke-ting e submetê-lo à equipe de planejamento para apro-vação até a primeira semana de maio.

    Vice-Presidente de
    Vendas/Marketing

    Em aberto

    Plano de marketing
    concluído.

    Com base na pesquisa de mercado, reemitir a matriz de preços para vendas e marketing até a primeira semana de junho.

    Vice-Presidente de
    Vendas/Marketing,
    Gerente de Vendas

    Em aberto

    Matriz de preços revisados
    implementada.

    Infra-Estrutura e Ambiente de Trabalho

    As seções 6.3, Infra-Estrutura, e 6.4, Ambiente de Trabalho, são tratadas como dois conceitos separados, mas abordam claramente a mesma área da organização. A ISO 9000:2000 define "infra-estrutura", na subseção 3.3.3, como um "sistema de instalações, equipamentos e serviços necessários para a operação de uma organização", e "ambiente de trabalho", na subseção 3.3.4, como um "conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado". Assim, a infra-estrutura deve ser vista como as entidades físicas (instalações, equipamentos de processo e serviços de apoio) necessárias para a realização das atividades da organização, enquanto que o ambiente de trabalho constitui as condições (ex.: fatores ambientais, psicológicos e sociais) dessas entidades físicas.
    A ISO 9001:2000 exige que a organização determine a infra-estrutura e o ambiente de trabalho necessários para a realização dos processos que resultarão em produtos conformes com as especificações do cliente - e ocasionarão melhorias na eficácia do SGQ e na satisfação de clientes - e, então, providencie e mantenha essa infra-estrutura e gerencie o ambiente de trabalho, a fim de permitir a produção de produtos conformes.
    Esses requisitos são de grande abrangência. Caberá à direção determinar a quantidade de detalhes e documentação para que os procedimentos da organização estejam em conformidade com essas seções. A maioria das organizações trata sua infra-estrutura como um trunfo e um expediente para conseguir lucro, enquanto que o ambiente de trabalho é considerado um item crucial para a produtividade e retenção de funcionários; porém, os auditores buscarão evidências de que a organização esteja abordando completamente os requisitos, de forma que seja possível assegurar conformidade.
    Isso se resume no título da seção 6 - Gestão de Recursos - e naquilo que uma organização deve estabelecer, a fim de ter uma infra-estrutura adequada para seus processos e produtos e um ambiente de trabalho que ajude a realizar esses processos e a fornecer esses produtos. A organização deve ser clara quanto aos recursos necessários para alcançar a conformidade do produto.
    Da mesma forma, os auditores devem utilizar uma abordagem de auditoria flexível, a fim de assegurar sua objetividade ao analisar criticamente os processos de gestão da infra-estrutura e do ambiente de trabalho da organização. Deve-se responder à seguinte pergunta: os recursos parecem apropriados para esse tipo de indústria e seu nível de atividade?
    As organizações devem definir os recursos necessários para se alcançar a conformidade do produto em relação às suas instalações e infra-estrutura correspondente. Isso poderia incluir espaço de trabalho, equipamentos necessários e novas tecnologias, sistemas de comunicação e serviços de transporte.
    A seção 6.3 também exige, conforme apropriado, procedimentos de manutenção preventiva para equipamentos que possam afetar o ambiente de trabalho. Pode ser que a organização deseje considerar também questões ambientais pertinentes ao seu ambiente de trabalho (ex.: gestão de reciclagem e desperdício) que possam afetar a infra-estrutura ou a qualidade dos processos e produtos.
    Quanto a um ambiente de trabalho baseado na ISO 9001:2000, a organização deve decidir quais fatores são importantes para se atender aos requisitos de produtos ou serviços e como esses fatores serão gerenciados em relação à aplicação de recursos. Talvez fosse apropriado avaliar certos fatores para decidir se os recursos devem realmente ser aplicados, a fim de assegurar a conformidade dos processos com as necessidades do ambiente de trabalho, incluindo limpeza, programas ergonômicos, poluição, dispositivos de proteção, regras de segurança, variações de temperatura e estrutura do local de trabalho.
    Fatores intangíveis, tais como programas de reconhecimento e envolvimento de funcionários na tomada de decisões, também deveriam ser considerados, pois poderiam afetar a atmosfera psicológica do ambiente de trabalho.
    Os auditores de terceira parte buscarão evidências de que o ambiente de trabalho - e a gestão do mesmo - esteja resultando na capacidade da organização de fornecer produtos conformes com as especificações dos clientes. Os auditores procurarão responder, entre outras, as seguintes perguntas:

  • A organização possui o ambiente de trabalho necessário para se alcançar conformidade com os requisitos do produto?

  • Que tipos de apoio o processo de realização precisa receber do ambiente de trabalho?

  • <
  • As instalações e os equipamentos de produção parecem seguros? Eles estão limpos, considerando-se os processos em andamento?

  • Há indícios físicos de que a direção esteja prestando atenção às necessidades do ambiente de trabalho?

  • A organização tem buscado o envolvimento de equipes para questões como housekeeping, segurança e reconhecimento? Se sim, que tipos de abordagem estão sendo usados?

  • Tanto a organização como o auditor serão desafiados pela natureza subjetiva dos requisitos. A organização poderá acreditar que fez o máximo para atender aos requisitos de ambiente de trabalho, enquanto o auditor poderá achar que tanto os recursos fornecidos como o próprio ambiente de trabalho são inadequados.
    Além disso, as organizações não deveriam hesitar em unir seus programas de segurança ou ambientais ao SGQ para satisfazer aos requisitos de ambiente de trabalho, com medo de que os auditores examinem os registros dos programas e terminem conduzindo uma auditoria de conformidade. Assim como acontece com qualquer outro regulamento que a organização deve atender para satisfazer aos requisitos da ISO 9001:2000, os auditores examinarão os programas apenas para verificar se eles estão no devido lugar e em uso na gestão do ambiente de trabalho.

    A Natureza Inter-Funcional da ISO 9001:2000

    Uma das razões pelas quais a ISO 9001:2000 incentiva a aplicação de uma abordagem de processo na implementação e manutenção do SGQ é a natureza inter-funcional da norma, planejada para refletir a verdadeira natureza de uma organização eficaz. Assim, embora a seção 6 jamais mencione especificamente o papel da alta direção, três seções/subseções ligam a alta direção à seção 6 ou a um de seus requisitos:

  • seção 4.1, Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos Gerais;

  • subseção 5.4.2, Responsabilidade da Direção - Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade;

  • subseção 5.6.3, Análise Crítica pela Direção - Saídas da Análise Crítica.

  • Essas e outras ligações entre a seção 6 e as seções 4, 5, 7 e 8 estão resumidas no quadro abaixo.
    Ao abordar alguns dos requisitos da seção 6, as organizações poderão se deparar com alguns desafios em termos de evidências. Os auditores também poderão ser desafiados ao auditar algumas organizações, caso as evidências consideradas adequadas não estejam claras. Afinal, como provar que os recursos fornecidos pela organização são os elementos necessários para aumentar a satisfação do cliente?
    No entanto, tudo se resume na necessidade de a organização conduzir todas as suas atividades voltadas para a satisfação do cliente, que pode ser conseguida atendendo-se às especificações do produto e tomando-se as medidas possíveis para entender as necessidades do cliente.
    Em outras palavras, o SGQ deve ser planejado de forma que a organização mantenha e desenvolva seus negócios por meio do atendimento às expectativas do cliente. Isso inclui os clientes internos - funcionários que desejam trabalhar num ambiente propício à produtividade e para uma organização que esteja preocupada em manter e melhorar sua competência.

    Para satisfazer à seção 6, convém que a organização considere os seguintes passos:

  • Identificar e definir os recursos necessários para servir de apoio para o SGQ, estando a alta direção envolvida na tomada de decisões.

  • Durante as atividades de planejamento da qualidade e análise crítica pela direção, discutir quais os recursos necessários para alcançar a satisfação do cliente e a melhoria contínua.

  • Durante a alocação de recursos, discutir todas as especificidades das atividades planejadas, a fim de assegurar que haja recursos adequados disponíveis durante cada atividade.

  • Assegurar a provisão de serviços apropriados de manutenção preventiva e transporte.

  • Examinar as necessidades de recursos da organização, como se estivesse começando do zero e precisasse fornecer bons produtos para seu primeiro cliente.

  • Ser flexível, mas não vago. Poderia uma política vaga beneficiar sua organização?

  • O objetivo é que a organização tenha um processo para planejar de que forma os recursos serão designados e gerenciados - e em quantidade suficiente - a fim de fazer melhorias, abordar questões relacionadas com os clientes e aumentar a satisfação do cliente. Pensar nos recursos sob uma perspectiva comercial garantirá, para a sua organização e direção, benefícios de um SGQ bem-estruturado e eficaz.

    Ligação da Gestão de Recursos com Outros Requisitos

    A gestão de recursos está ligada a outros requisitos da ISO 9001:2000, tornando-os importantes para as atividades de planejamento da gestão de recursos. Os requisitos a seguir estão entre os mais evidentes a serem examinados:

  • A seção 4.1(d) exige que os recursos e informações adequados estejam disponíveis para servir de apoio para a operação e o monitoramento dos processos do SGQ.

  • A seção 5.1(e), Responsabilidade da Direção - Comprometimento da Direção, exige que a alta direção demonstre seu comprometimento com o SGQ garantindo a disponibilidade de recursos.

  • A subseção 5.4.1, Planejamento - Objetivos da Qualidade, exige que a alta direção assegure que os objetivos mensuráveis da qualidade são estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes. O pessoal deve estar consciente de como ele contribui para atingir esses objetivos, segundo a subseção 6.2.2(d).

  • A subseção 5.4.2 exige que a alta direção assegure que o planejamento do SGQ é realizado de forma a satisfazer à seção 4.1, que está relacionada com a gestão de recursos, conforme observado acima.

  • A subseção 5.6.3(c) exige que a alta direção trate como saídas da análise crítica pela direção quaisquer decisões e ações relacionadas com a necessidade de recursos do SGQ, incluindo melhoria contínua.

  • A seção 7.1(b), Realização do Produto - Planejamento da Realização do Produto, exige a determinação, quando apropriado, dos recursos necessários que são específicos para o produto.

  • A subseção 8.2.3, Medição e Monitoramento - Medição e Monitoramento de Processos, exige o uso de métodos de monitoramento e, quando aplicável, de métodos de medição para os processos do SGQ, a fim de verificar se os processos estão alcançando os resultados planejados. Esse requisito está relacionado com a seção 4.1 e, portanto, com a provisão de recursos.

  • Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP.

    A Divisão de Consultoria e Auditoria do QSP tem assessorado diversas empresas na implantação e avaliação de Sistemas de Gestão da Qualidade baseados nas normas ISO 9000. Solicitações de serviços de consultoria, auditoria e treinamentos in company: consultoria@qsp.org.br