Junho/2002 Seis Sigma Que influência os Black Belts exercem hoje na empresa? Alexis Goncalves Seguindo a evolução natural da nossa iniciativa Seis Sigma, o papel dos Black Belts (BBs) no Banco Citibank tem mudado significativamente. Começamos nossa iniciativa Seis Sigma em 1997, quando os nossos primeiros BBs foram certificados pela Universidade Motorola e designados para liderar projetos de melhoria nas áreas operacionais do banco, tais como áreas de processamento de transações e departamentos do setor administrativo (back office). Projetos Bem-Sucedidos Atualmente, os BBs do Citibank constituem um recurso altamente requisitado para resolver problemas na organização, sendo conhecidos por sua rapidez e extraordinária execução. Sua experiência de trabalho diversificada e seu comprovado registro de acompanhamento têm impelido-os a posições onde podem relatar informações diretamente ao gerente geral de cada mercado. Os BBs do Citibank falam a linguagem da empresa e são verdadeiros adeptos da qualidade Seis Sigma. Estimulados pela execução de projetos bem-sucedidos, acabam atraindo outros funcionários comprometidos.Visualizando os próximos cinco a dez anos, o trabalho se tornará mais e mais complexo, e o sucesso da empresa dependerá de muitos fatores. Para se ter sucesso contínuo e viabilidade, serão necessárias uma execução mais eficaz das funções internas e uma interação mais eficaz com o ambiente externo do mercado. A inovação será um dos fatores principais de sucesso, e as empresas terão de acelerar o passo no que se refere a renovar seus conhecimentos e replanejar seu futuro. Para aproveitar o poder da inovação, serão necessários uma perspectiva mais dinâmica e um foco mais sincronizado sobre as pessoas e o capital estrutural, buscando uma renovação. Nesse caso, os BBs terão de assumir diferentes papéis e desenvolver novas competências, a fim de agregar valor e contribuir para os negócios da empresa. No futuro, BBs bem-sucedidos deverão assumir os seguintes papéis: 1. Portal humano: os BBs serão criadores de redes e corretores de conhecimentos. Eles colaborarão, conectarão, fornecerão e receberão conhecimentos. Empregarão conhecimentos existentes para melhorar o desempenho, ou combinarão partes de conhecimentos a fim de criar algo inteiramente novo. Os BBs empregarão seu amplo conhecimento sobre quem faz o quê e o que é realmente necessário, a fim de estabelecer, de forma criativa, conexões entre os que buscam e os que possuem conhecimento. 2. Navegador de mudanças: os BBs guiarão a organização através de todos os tipos e níveis de processos de mudanças, tais como mudanças estratégicas, táticas, estruturais ou operacionais. Conduzirão a organização a o que W. Edwards Deming chamou de metanóia ou transformação profunda. Para serem bem-sucedidos, os BBs terão de desenvolver habilidades em novas áreas, incluindo tecnologia de espaço aberto, de preferência para mudanças futuras e totais. 3. Catalisador de inovações: os BBs ajudarão a criar uma onda de inovações na empresa e a levá-las adiante. Terão de aplicar o conceito de inovação - incremental e rompedora de barreiras - não apenas aos processos, mas também aos novos produtos, canais de distribuição e modelos de negócios. Eles ajudarão a incutir e aplicar inovação em todas as funções, incluindo marketing, recursos humanos, controle financeiro, vendas e operações. Os BBs desempenharão um importante papel monitorando de ponta a ponta o processo de inovação, incluindo geração de idéias, aprovação de idéias, implementação final e colheita de benefícios. Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP.
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