Julho/1997
PNQ
1997: FORTALECENDO A VISÃO SISTÊMICA
As alterações em relação aos Critérios
de 1996
Alexis P. Gonçalves
Membro do Conselho Técnico do QSP e vice-presidente de
Qualidade para a América Latina do CITIBANK
Os Critérios do PNQ continuam a evoluir em direção a uma cobertura abrangente do desempenho organizacional com foco na estratégia, abordando as
necessidades e expectativas de todas as "partes interessadas"
(stakeholders), isto é, clientes, funcionários, acionistas,
fornecedores e a comunidade. Os Critérios de 1997 fortalecem a visão
sistêmica para a gestão do desempenho, e colocam um foco maior
na estratégia da companhia, na aprendizagem organizacional e na
melhor integração dos resultados do negócio. O conjunto
de resultados do negócio (atual Critério # 7) teve sua pontuação
elevada (para 450 pontos) para indicar seu grau de importância e
refletir a mudança no seu conteúdo. Especificamente, o Critério
# 7 agora inclui satisfação dos clientes, indicadores de
desempenho financeiro e de participação no mercado, resultados
de recursos humanos e resultados operacionais específicos da organização,
chave para alcançar o sucesso no negócio.
As mudanças mais significativas ocorridas nos Critérios de Avaliação estão resumidas abaixo:
A estrutura dos Critérios foi redesenhada. As principais mudanças que
conduziram a esse redesenho foram: (1) maior importância da estratégia
organizacional para um sistema eficaz de gestão do desempenho; e
(2) a necessidade de tratar todos os resultados do negócio, incluindo
resultados de satisfação dos clientes, de uma forma paralela
e integrada. Além disso, alguns Itens ou partes de Itens foram combinados
para melhor integrar requisitos e reduzir o número de respostas
que as empresas necessitam fornecer. Como resultado dessas mudanças:
Todos os Critérios de 1996, exceto o Critério # 1 (Liderança), foram renumerados. A nova numeração dos sete Critérios
é a seguinte:
1. Liderança
2. Planejamento Estratégico
3. Foco no Cliente e no Mercado
4. Informação e Análise
5. Desenvolvimento e Gestão de Pessoas
6. Gestão de Processos
7. Resultados do Negócio
O número de Itens de Avaliação foi reduzido de 24 para 20. Além disso, o número total de Áreas de Abordagem
também foi reduzido em relação à 1996.
Maior ênfase é colocada na aprendizagem organizacional para realçar a importância da aprendizagem e da mudança, bem como da melhoria
contínua.
As mudanças, por Critério, são:
1. Liderança
Os Itens 1.1 e 1.2 de 1996 foram fundidos em um novo Item 1.1, "Sistema de Liderança". Essa fusão permite a apresentação
coordenada do papel dos líderes (membros da alta direção)
com o sistema de liderança da organização. Ênfase
adicional foi colocada no papel dos líderes no processo de aprendizagem
organizacional. A função de análise crítica
do desempenho organizacional do Item 1.2 (1996) está agora adicionada
ao Item 4.3, "Análise Crítica do Desempenho da Organização".
O Item 1.2 se chama agora "Responsabilidade Pública e Cidadania", e substitui o Item 1.3 do Critério de 1996. A Área 1.2b (1.3b
em 1996) aborda mais claramente o envolvimento e a liderança de todos os membros da organização na comunidade, ao invés da liderança como entidade corporativa, para melhor acomodar as organizações de todos os tamanhos e também enfatizar a importância do envolvimento dos funcionários em atividades comunitárias.
2. Planejamento Estratégico
Esse Critério contém dois Itens com o mesmo requisito básico que seus Itens correspondentes em 1996. Porém, o título do
Item 2.1 (3.1 em 1996) foi modificado para melhor expressar seus principais
objetivos e assinalar a importante diferença existente entre este e o Item 2.2.
O
Item 2.1 se chama agora "Processo de Desenvolvimento da Estratégia"
em vez de "Desenvolvimento da Estratégia". Essa mudança
tem por objetivo enfatizar que o Item avalia primeiramente o processo
de planejamento estratégico global - como é feito, o
que ele considera, e como ele conduz a planos de ação.
O
Item 2.2 mantém o título original de "Desdobramento
da Estratégia". Porém, o texto deste Item deixa claro
que o mesmo pede por informação sobre a real estratégia
da organização e como ela é desdobrada, não
sobre uma descrição genérica do processo de desdobramento.
Esse Item agora abrange também os planos de recursos humanos, os
quais em 1996 eram abordados no Critério # 4 "Desenvolvimento
e Gestão de Recursos Humanos". Essa mudança é
feita para enfatizar a necessidade de se melhorar a integração
do planejamento de recursos humanos com o planejamento estratégico.
3. Foco no
Cliente e no Mercado
O
título desse Critério mudou em relação a 1996
(o qual era "Foco no Cliente e sua Satisfação")
para refletir duas mudanças importantes feitas no mesmo: (1) inclusão
dos "Resultados Relativos à Satisfação dos Clientes"
junto com os "Resultados do Negócio"; e (2) reconhecimento
de que a evolução nos Critérios tem colocado crescente
ênfase não somente nos clientes, mas também no mercado.
O
Critério # 3 contém agora somente dois Itens (em relação
a 1996, foram retirados dois Itens). Além do movimento do Item 7.4
(1996) para o Critério "Resultados do Negócio",
dois Itens de 1996 ["Gestão do Relacionamento com os Clientes"
(7.2) e "Determinação da Satisfação dos
Clientes" (7.3)] foram agrupados em um único Item chamado "Relacionamento
com o Cliente e Determinação da sua Satisfação"
(Item 3.2). Essa mudança tem por objetivo fornecer uma melhor integração
dos diferentes enfoques utilizados pelas organizações para:
entender seus clientes, entender os fatores que determinam a sua satisfação
e se manter próximo dos mesmos. Além disso, tal mudança
visa acomodar melhor os enfoques de excelentes pequenas empresas, muitas
das quais utilizam o contato constante com o cliente, ao invés de
métodos sofisticados de pesquisa, tanto para determinar a satisfação
como para melhorar o relacionamento com o cliente.
4. Informação
e Análise
Esse
Critério contém três Itens com os mesmos requisitos
básicos que os Itens de 1996. Contudo, os títulos dos Itens
foram modificados para melhor comunicar os seus principais propósitos.
O
Item 4.2 agora inclui a palavra "Gestão" em seu título
para melhor refletir o propósito central desse Item.
O
Item 4.3 agora se chama "Análise Crítica do Desempenho
da Organização", e se torna o ponto dentro dos Critérios
que apóia um requisito crítico na gestão para a excelência
do desempenho - entender o significado da informação sobre
o desempenho para auxiliar a organização em suas decisões
e ações. A principal mudança é a inclusão
da função de análise crítica do desempenho
da organização que fazia parte do Item 1.2 em 1996.
5. Desenvolvimento e Gestão de Pessoas
Esse
Critério agora contém três Itens, foi reduzido de um
Item em relação a 1996. Þ O Item 4.1 de 1996, "Planejamento
e Avaliação de Recursos Humanos", foi eliminado. O importante
planejamento incluído nesse Item está agora integrado dentro
do planejamento global da organização (conforme mencionado
anteriormente no Critério # 2 "Planejamento Estratégico").
O
Item 4.2 de 1996, "Sistemas de Trabalho para Alto Desempenho",
agora se torna o Item 5.1 e é chamado "Sistemas de Trabalho".
Embora esse Item mantenha o seu foco no alto desempenho, o seu título
foi mudado para evitar a aparência de que seu propósito é
mais limitado - equipes de trabalho de alto desempenho.
6. Gestão de Processos
Os
Itens 5.1 e 5.2 de 1996 foram consolidados em um novo Item 6.1, "Gestão
de Processos relativos ao Produto". Essa consolidação
permite a uma organização colocar a ênfase apropriada
em processos de projeto e processos de produção / prestação,
conforme for o negócio da mesma.
O
Item 6.3, "Gestão de Processos relativos aos Fornecedores e
Parceiros", coloca especial atenção nos fornecedores
preferenciais e acordos de parceria, em reconhecimento à crescente
importância e atenção que eles requerem. O Item requer
informação sobre as ações e planos da organização
para melhorar a capacidade de fornecedores e parceiros em contribuir para
o atingimento das metas da organização. Essa mudança
tem por intenção focar as respostas nos aspectos mais importantes
para o relacionamento fornecedor / cliente.
7. Resultados do Negócio
Esse Critério agora contém cinco Itens, incluindo "Resultados
relativos à Satisfação do Cliente" (Item 7.4
em 1996), e integra, portanto, todos os Itens de resultado em um único
grupo.
Existem três Itens de 130 pontos cada neste Critério, em reconhecimento à importância da satisfação do cliente, do desempenho
financeiro e mercadológico, e de medidas específicas do desempenho
para o sucesso da organização.
O
Item 7.2 foi criado para se ter no Critério um único Item
focalizando os "Resultados Financeiros e relativos ao Mercado".
Esse Item fortalece a importância de um conjunto de resultados financeiros
e relativos ao mercado, monitorados pela alta direção da
organização para medir o desempenho global da mesma. Nesse
e em outros Itens de resultado, é oferecida à organização
uma maior latitude em reconhecimento do fato de que nem todos os resultados
são quantitativos ou podem ser analisados em forma de tendência
histórica (por exemplo, expansão do negócio para novas
regiões geográficas ou entrada em novos mercados através
da adaptação de produtos existentes).
O
Item 7.4, "Resultados relativos aos Fornecedores e Parceiros",
foi expandido para incluir melhorias nos custos e/ou desempenho da organização
devido ao desempenho de fornecedores e parceiros. Essa é uma medida
adicional da eficácia do relacionamento e da ligação
existente com resultados importantes.
O
Item 7.5, "Resultados Operacionais e relativos à Qualidade
do Produto", é um novo Item, inclui alguns resultados requeridos
nos Itens 6.1 e 6.2 em 1996, mas oferece às organizações
uma latitude muito maior para a demonstração dos benefícios
de mudanças e de melhorias nas operações internas
e resultados operacionais relevantes para a seu negócio e estratégia
de mercado. Os resultados apropriados para o Item 7.5 incluem melhorias
no desempenho de produtos, serviços e processos; produtividade;
tempo de ciclo; atendimento a normas legais/ regulamentações
e seu desempenho relativo; introduções de novos produtos
e/ou serviços. As organizações são incentivadas
a relatar resultados únicos e inovadores que diretamente se relacionam
com seu tipo de estratégia ou negócio.
1 |
Liderança |
110 |
|
1.1 Sistema de Liderança ............................................................................................ |
80 |
|
1.2 Responsabilidade Pública e Cidadania ..................................................................... |
30 |
2 |
Planejamento Estratégico |
80 |
|
2.1 Processo de Desenvolvimento da Estratégia ............................................................. |
40 |
|
2.2 Desdobramento da Estratégia ................................................................................. |
40 |
3 |
Planejamento Estratégico |
80 |
|
3.1 Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado ............................................................. |
40 |
|
3.2 Relacionamento com o Cliente e Determinação da sua Satisfação ............................. |
40 |
4 |
Informação e Análise |
80 |
|
4.1 Gestão das Informações relativa à Organização ....................................................... |
25 |
|
4.2 Gestão das Informações Comparativas .................................................................... |
15 |
|
4.3 Análise Crítica do Desempenho da Organização ...................................................... |
40 |
5 |
Desenvolvimento e Gestão de Pessoas |
100 |
|
5.1 Sistemas de Trabalho ............................................................................................ |
40 |
|
5.2 Educação, Treinamento e Desenvolvimento dos Funcionários .................................... |
30 |
|
5.3 Bem-Estar e Satisfação dos Funcionários ............................................................... |
30 |
6 |
Gestão de Processos |
100 |
|
6.1 Gestão de Processos relativos ao Produto ............................................................. |
60 |
|
6.2 Gestão de Processos de Apoio ............................................................................. |
20 |
|
6.3 Gestão de Processos relativos aos Fornecedores e Parceiros ................................. |
20 |
7 |
Resultados do Negócio |
100 |
|
7.1 Resultados relativos à Satisfação do Cliente .......................................................... |
130 |
|
7.2 Resultados Financeiros e relativos ao Mercado ...................................................... |
130 |
|
7.3 Resultados relativos às Pessoas ........................................................................... |
35 |
|
7.4 Resultados relativos aos Fornecedores e Parceiros ................................................. |
25 |