Junho/1999

RUMO ÀS ISO 9000:2000

POR ONDE COMEÇAR ?

Francesco De Cicco
Diretor-Executivo do QSP

Com a rápida aproximação da data de publicação das novas ISO 9000, prevista para o 4o trimestre do ano que vem, as empresas devem começar desde já a se adequar às futuras normas.

A ISO 9001:2000, que substituirá as atuais ISO 9001, 9002 e 9003, terá diversas cláusulas novas e modificadas que implicarão em alterações nos Sistemas de Gestão da Qualidade já certificados, bem como naqueles que estão sendo implementados com base nos requisitos das ISO 9000 edição de 1994.

Em outras palavras, a norma ISO 9001: 2000 provocará impactos praticamente em todas as organizações, quer elas já estejam certificadas, quer elas estejam pensando em obter a certificação.

Por exemplo, se sua empresa está pretendendo obter o certificado ISO 9000 ainda em 1999, você deve se perguntar: vamos continuar a implantação do sistema em conformidade com a ISO 9001/2/3 atual, arcando com os custos da certificação e, só depois, vamos revisar/incluir os procedimentos da edição 2000 e chamar novamente o Organismo Certificador? É claro que a resposta a essa pergunta depende de uma série de fatores. Vejamos a seguir algumas recomendações que poderão auxiliar sua empresa na tomada de decisões.

Com a recente publicação do ISO/CD2 9001:2000, é importante que as organizações façam uma avaliação completa de seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em relação ao projeto da futura norma. Embora ela ainda esteja no estágio de Committee Draft, é improvável que o seu conteúdo básico seja modificado até a versão definitiva da norma. Além dessa avaliação, as empresas em geral deveriam considerar seriamente:

  • A participação de seu pessoal em cursos de interpretação e implantação dos requisitos da ISO 9001:2000;
  • O desenvolvimento de planos de ação que contemplem as necessidades e objetivos definidos a partir da avaliação do SGQ já mencionada;
  • Os meios para que seu pessoal fique continuamente informado sobre a evolução do processo de revisão (por exemplo, através da QSPnet );
  • Se tiverem como meta a certificação ainda em 1999, a incorporação dos requisitos-chave da nova norma no seu SGQ (com efeito, esse é, a nosso ver, o melhor caminho a ser seguido, para evitar mais adiante custos adicionais consideráveis).
  • Se a documentação atual do SGQ de sua empresa for muito complexa, fragmentada ou "não-amigável", a introdução dos novos requisitos é uma excelente oportunidade para "matar dois coelhos com uma só cajadada". Ao reavaliar, reestruturar e reeditar os procedimentos, registros etc, você poderá expurgar do sistema suas ineficiências e burocracias, fazendo nele uma faxina profunda e construindo, assim, um novo SGQ, com fundações sólidas e consistentes. Entretanto, se o Sistema de Gestão da Qualidade de sua empresa é "leve", eficiente e eficaz, a implementação dos requisitos da futura norma deverá ocorrer sem maiores obstáculos.

    Entre os especialistas, existem duas opiniões opostas em relação ao impacto que as ISO 9000:2000 provocarão nas empresas. Alguns afirmam que a adequação dos SGQs será feita com pouco esforço; outros acreditam que as modificações nos procedimentos e na estrutura dos documentos serão significativas - além de exigir muito mais esforço de interpretação dos requisitos. Cremos que, na prática, como vimos, ambas as posições deverão vir a ser confirmadas...