PROJETOS SEIS SIGMA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS Alastair Muir A área de Recursos Humanos não é diferente de nenhum outro setor de uma empresa, no sentido de ser capaz de realizar projetos Seis Sigma com significativos benefícios financeiros para a organização. Os projetos são direcionados para o cliente interno, conduzindo-se as funções de recursos humanos com maior rapidez e eficiência, ou para o cliente externo, contribuindo para a transformação contínua da empresa através do desenvolvimento eficaz da estratégia Seis Sigma. Seleção de Projetos Numa organização voltada para a melhoria, jamais faltam projetos Seis Sigma. Uma das tarefas mais importantes é identificar os melhores projetos. Os projetos mais eficazes na área de Recursos Humanos são aqueles que focalizam o cliente externo e estão sincronizados com os objetivos estratégicos da empresa. No livro The Strategy-Focused Organization (A Organização Focada na Estratégia), os autores Robert S. Kaplan e David P. Norton apresentam o "Balanced Scorecard" como um meio de tornar a estratégia um processo contínuo em todos os setores da organização. São apresentadas quatro perspectivas para se examinar uma empresa, começando com um enfoque externo e indo na direção interna.
Centro de Custos versus Unidade de Negócios Nos primeiros dias de adoção do Seis Sigma na GE, Jack Welch enviou um memorando a todos os funcionários declarando que o Seis Sigma era parte integrante e essencial do desenvolvimento da liderança. Com isso, enfatizou-se a perspectiva de aprendizado e crescimento de Kaplan e Norton, dando a entender que o envolvimento dos recursos humanos no Seis Sigma da GE se restringia à administração de treinamento e certificação. Uma típica visão de recursos humanos é aquela em que a organização focaliza a perspectiva de aprendizado e crescimento, ou seja, essencialmente um centro de custos com um enfoque interno. O Seis Sigma pode ajudar a identificar áreas que tenham impacto no cliente externo. Esses projetos podem se concentrar em aspectos como seleção e treinamento de liderança, permitindo que os funcionários focalizem o cliente externo através da redução do tempo gasto sem valor agregado, e no desenvolvimento organizacional, a fim de promover uma cultura Seis Sigma eficaz. Num bom programa Seis Sigma, deve-se identificar funcionários de alto potencial, contratá-los como Black Belts e trazê-los de volta para a organização como parte do rodízio e do treinamento de liderança. Algumas Advertências Os profissionais de RH devem reunir e analisar seus próprios dados, e não obter uma lista de projetos de outra área da organização dando-lhes um enfoque de RH. Como primeiro passo, deve-se conduzir uma análise das partes envolvidas (stakeholders) que ajude a identificar possíveis áreas de resistência aos projetos. A ênfase na análise objetiva de dados constatada nos projetos Seis Sigma pode ir de encontro à cultura de sigilo de dados da área de Recursos Humanos. Quando encontramos resistência, normalmente é uma resistência política ou baseada em poder, voltada para qualquer projeto rotulado como "Seis Sigma e RH". A tendência é que os tomadores de decisão tentem direcionar os Black Belts para os projetos em que a sua solução faz parte da descrição do projeto. Para se preparar para isso, deve-se conduzir uma análise objetiva do modo como o projeto irá afetar os indicadores-chave dos principais objetivos estratégicos da empresa. Deve-se fazer um esforço para incluir dados de entrada das partes envolvidas. Caso essas partes não queiram participar, a liderança deverá apresentar o rigor necessário para selecionar e avaliar projetos em potencial. Na maioria dos projetos Seis Sigma da área de recursos humanos, os dados necessários são confidenciais e pessoais. Os membros da equipe Seis Sigma devem garantir que:
Onde Analisar Analisando-se um departamento de RH, fica claro que vários processos produzem impacto sobre a eficácia dos funcionários na prestação de serviços ou na entrega de produtos aos clientes. Uma área de RH eficiente é capaz de equilibrar as necessidades financeiras da empresa e, ao mesmo tempo, atrair e reter o pessoal mais adequado para fazer parte da organização.
Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP.
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