- A opinião dos autores dos artigos assinados não reflete, necessariamente, a posição do QSP.
- É permitida a divulgação das informações aqui publicadas, desde que citada a fonte.
- Eventuais colaborações (artigos, notícias etc) deverão ser enviadas através do e-mail: qsp@qsp.org.br |
Fevereiro/2002
Responsabilidade Social
TEREMOS UMA NORMA ISO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA?
A ISO está estudando a possibilidade de desenvolver normas de responsabilidade social corporativa. O Conselho da ISO pediu ao ISO/COPOLCO, comitê responsável pela política do consumidor, para realizar esse estudo de viabilidade, levando-se em conta um projeto de norma israelita - a SI 10000, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário. Essa tarefa foi assumida pelo grupo de trabalho do COPOLCO, voltado para a proteção do consumidor no mercado mundial, que está analisando cuidadosamente os códigos de indústria existentes, visando desenvolver um conjunto de critérios internacionais para códigos de conduta de empresas.
Esse grupo de trabalho implantou um fórum eletrônico (contato: webb.kernaghan@ic. gc. ca), a fim de promover o estudo sobre as normas de responsabilidade social. A decisão do COPOLCO ressalta os seguintes pontos quanto à realização desse trabalho:
- aumentar o interesse público e dos consumidores de todo o mundo quanto à responsabilidade social das organizações para com as suas operações no mercado mundial;
- quanto às diretrizes recentemente revisadas da OECD (Organization for Economic Cooperation and Development - organismo das Nações Unidas) para empresas multinacionais, que especificam princípios para a obtenção de altos níveis de proteção dos direitos de consumidores e trabalhadores, dos direitos relacionados com meio ambiente e segurança e saúde, e dos direitos humanos e comunitários em todas as atividades da empresa, qualquer que seja seu local de atuação;
- quanto ao desenvolvimento de normas nacionais e inúmeras iniciativas corporativas individuais;
- e solicitação para que o grupo de trabalho do COPOLCO "explore urgentemente a viabilidade e conveniência de se desenvolver normas para analisar a responsabilidade social corporativa e as práticas governamentais".
Essa iniciativa teve origem em uma solicitação feita pela SII (Standards Institution of Israel) à ISO, para considerar as questões de responsabilidade social corporativa e envolvimento comunitário como uma nova área de trabalho.
Em sua justificativa, a Diretora Geral do SII, Ziva Patir, apresentou a seguinte declaração à ISO:
"Durante os últimos anos, a comunidade empresarial passou por uma transformação e começou a perceber que o sucesso das empresas depende de uma abordagem holística de gestão, que incorpore sistemas de gestão da qualidade, do meio ambiente e da segurança e saúde no trabalho. Mais recentemente, a comunidade empresarial percebeu a importância dos aspectos sociais de seus negócios, ou seja, da responsabilidade social e da contribuição para com a comunidade.
"Em Israel, a SII em parceria com organizações preocupadas com aspectos sociais, incluindo vários membros do Knesset (Parlamento), projetou uma norma de responsabilidade social e envolvimento comunitário. Essa norma incorpora a política corporativa da empresa, envolvimento de funcionários, alocação de recursos (financeiros e de outros tipos), ambiente interno de trabalho, ética, transparência, etc.
"Essa nova área de "conscientização social" vem crescendo consideravelmente no mundo empresarial. Várias 'normas' que dizem respeito a essa área já foram publicadas, tais como:
- "SA 8000 - Responsabilidade Social, produzida pelo SAI (Social Accountability International), antigamente conhecido como CEPAA (Council on Economic Priorities Accreditation Agency), trata dos direitos e das condições de trabalhadores e do trabalho infantil, tendo sido reconhecida pelas Nações Unidas na UN Global Compact Network.
- "Diretrizes de Relatório de Continuidade da GRI - produzida pela GRI (Global Reporting Initiative), trata de um método uniforme para se relatar as dimensões econômicas, ambientais e sociais das atividades, produtos e serviços das organizações, tendo sido também reconhecida pelas Nações Unidas na UN Global Compact Network.
- "AA 1000 - Responsabilidade Social, produzida pelo Instituto de Responsabilidade Social e Ética, para melhorar a qualidade de auditorias, informes e balanços sociais.
"A SII utilizou esses documentos como base para desenvolver suas normas de responsabilidade social e envolvimento comunitário, adicionando, porém, o importante aspecto de envolvimento comunitário da organização, incluindo a contribuição monetária. Além disso, já começamos a estruturar o documento de acordo com as outras normas para sistemas de gestão da qualidade.
"A ISO está sempre avaliando a relevância de seu trabalho para o mercado e, mais importante ainda, de sua liderança em importantes questões mundiais. As questões de responsabilidade social, continuidade e envolvimento comunitário constituem-se as preocupações de nossa época. Devido à importância dessa área, creio que ela deveria ser cuidadosamente analisada pelo COPOLCO e considerada como uma nova área de trabalho da ISO".
Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP.
|