Outubro/2001 Seis Sigma QUAL O SEGREDO DO SEIS SIGMA? Kim Niles
Embora seja fato que vários consultores estejam recebendo generosos salários, CEOs de grandes empresas estejam faturando bilhões de dólares, e conferências, livros e seminários estejam surgindo em todo lugar, ainda assim, há quem diga que o Seis Sigma apresenta apenas algumas novidades a mais do que o TQM. Seria o Seis Sigma apenas um novo termo na área de gestão ou um programa de gestão da qualidade que realmente funciona? O Seis Sigma certamente apresenta algumas novas particularidades, as quais o tornam diferente o suficiente para existir por si só, fazendo com que ele funcione muito melhor do que outras antigas metodologias da qualidade. Em termos de ferramentas, técnicas e princípios da qualidade, o Seis Sigma realmente parece ser pouco diferente do TQM; porém, de uma perspectiva global, ele se constitui algo totalmente novo, pelas seguintes razões (em ordem de importância): 1.Novo Tipo de Suporte Conta-se que Jack Welch, antigo CEO da GE, costumava dizer aos seus funcionários que, se quisessem ser promovidos, deveriam se tornar Black Belts (Faixas Pretas). As métricas universais orientadas para o custo e o novo nível de competição que o Seis Sigma proporciona possibilitam facilmente o suporte do alto nível. Alguns argumentam que a única inovação proporcionada pelo Seis Sigma é a maneira da alta direção de lidar com ele. Seja como for, o que realmente importa é o fato de que os CEOs têm dado amplo suporte a grandes projetos de melhoria gerenciados por especialistas altamente treinados. 2. Solucionadores de Problemas e Líderes de Equipes Champion Executivo, Champion de Desdobramento, Champions de Projetos, Master Black Belts, Black Belts e Green Belts (Faixas Verdes). 3. Treinamentos Melhores do que Nunca Muito mais treinamento para todos os envolvidos. O treinamento é amplamente orientado para a estatística, a gestão de projetos e a resolução de problemas. Os custos de treinamento de aproximadamente $15.000-$25.000 por Black Belt são justificados pelas quantias economizadas por projeto. 4. Novas Métricas Uso de métricas diferentes de qualquer coisa jamais utilizada. Essas métricas não apenas associam as necessidades do cliente referentes à qualidade com aquilo que é mensurado pela empresa, como também possibilitam a comparação de processos entre si utilizando uma única escala chamada de DPMO (Defeitos Por Milhão de Oportunidades). 5. Melhor Uso de Equipes Uso bastante eficiente de equipes altamente treinadas, interfuncionais e autorizadas para localizar e fazer melhorias. Os Black Belts também são especialistas treinados em eficiência de equipe. 6. Novo Nível de Comparação de Processos O uso de métricas baseadas em defeitos por milhão de oportunidades (DPMO) possibilita comparações de divisão com divisão, departamento com departamento, processo com processo, etc. 7. Nova Atitude Corporativa/Filosofia A implementação do Seis Sigma cria um novo ambiente que promove naturalmente a criação de atividades com vistas à melhoria contínua. 8. Melhor Análise das Antigas Métricas O PDCA se torna um DMAIC mais detalhado, e todas aquelas ferramentas da qualidade jamais utilizadas são descartadas. Se não precisamos delas, para que gastar tempo aprendendo a usá-las? Estrutura do Seis Sigma Existem duas formas de se aumentarem os lucros: uma é romper barreiras no que se refere aos produtos e serviços, e a outra é reduzir erros. O Seis Sigma se trata da eliminação de quase todos os tipos de erros, desperdícios e retrabalho. Para tanto, é implementada uma estrutura como esta: Responsabilidades Referentes à Liderança e ao Comprometimento 1. O CEO adota o Seis Sigma publicamente através de atividades de treinamento para toda a empresa e designa alguém da alta direção para ser o "Champion Executivo". 2. O Champion Executivo designa Champions de Desdobramento e Master Black Belts (também chamados de Champions de Projetos) dos níveis mais altos da direção. Os Master Black Belts supervisionam os projetos de Seis Sigma e atuam, geralmente, como consultores para novas iniciativas. Eles se encarregam dos projetos e das pessoas, ensinando, treinando e monitorando. Em geral, os projetos de melhoria duram de quatro a seis meses. Os Master Black Belts designam Black Belts e Green Belts para auxiliar na liderança e contribuir com os projetos. Resolução de Problemas 3. Os Black Belts são especialistas na resolução de problemas, que realizam o trabalho propriamente dito de melhoria de processos por meio de projetos, além de supervisionar os Green Belts, que coletam dados, e auxiliar os Black Belts. Os Black Belts são treinados durante quatro semanas nas habilidades administrativa e técnica. Acredita-se que o Black Belt economize em média $150.000 a $175.000 para a empresa. Os Master Black Belts e os Black Belts são os únicos membros da equipe que trabalham tempo integral nos projetos. Em suma, o Seis Sigma é realmente diferente de outras metodologias de gestão da qualidade e deveria ser estudado nos mínimos detalhes, pois apresenta novas oportunidades para melhorar a operação da empresa bem como o resultado dos produtos e serviços realizados. Texto traduzido por Marily Tavares Sales, do QSP. |