Março/2001
Sistemas Integrados de Gestão
A EXPERIÊNCIA DA PETROBRAS
Nildemar Corrêa Ruella (1)
Luiz Igrejas Filho (2)
Resumo
A administração conjunta de meio ambiente, qualidade de processo, segurança e saúde ocupacional foi a maneira encontrada pela Petrobras transformar-se em exemplo de gerenciamento nessas funções entre as companhias de petróleo. Baseado nesse conceito, foi iniciado, em 1996, o processo de adequação do Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Industrial da Petrobras, segundo as normas NBR ISO 14001, BS 8800 e o IMO/ISM Code de forma integrada com o sistema de gestão da qualidade com base na NBR ISO 9002.
Na área da qualidade, a certificação é um instrumento de melhoria de desempenho importante para o resultado do negócio. Na área de meio ambiente, segurança e saúde, a implantação de um sistema de gestão tem trazido resultados expressivos na redução de desperdícios, dos impactos ao meio ambiente e dos riscos às pessoas, resultando em melhorias internas e na imagem da Companhia.
Este trabalho tem como objetivo principal a apresentação da experiência da Petrobras na implementação e certificação de Sistemas Integrados de Gestão baseados nas normas NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800 fornecendo aos participantes informações práticas reais de experiências bem sucedidas, que vem contribuindo como modelo para outras unidades operacionais da empresa que possui até o presente momento do maior número de certificações NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e atestados de aderência com a BS 8800 do país.
(1) Engenheiro Mecânico, Pós Graduado em Engenharia de Equipamentos e de Segurança do Trabalho e com especializações em Sistemas de Gestão, Engenharia Ambiental, Análise de Riscos e Confiabilidade, Higiene Industrial e Ergonomia. Atua na Assessoria de Segurança e Meio Ambiente da Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS - Refinaria Presidente Bernardes – Cubatão (RPBC/ASEMA). Tel.: (013) 362-4009. e-mail: nildemar@petrobras.com.br.
(2) Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, MBA em Gestão da Qualidade Total. Atua na Superintendência de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança Industrial da Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRAS – Coordenadoria de Segurança (SUSEMA/COSEG). Tel.: (21) 534-4500.
1 - Introdução
A implementação de Sistemas de Gestão Integrada de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança industrial (QMASSI) com base nas NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800 nas empresas é ainda uma prática relativamente pouco conhecida e adotada no país e no exterior.
Neste trabalho, é apresentada a experiência bem sucedida da Refinaria Presidente Bernardes (Cubatão/SP) na implementação e certificação do seu Sistema de Gestão Integrada (SGI), sistema este que vem servindo como modelo para as demais refinarias da Petrobras.
São apresentados ainda os resultados, análises e as conclusões de tal experiência.
2 - A experiência de implantação do SGI na RPBC
2.1 Localização e produtos da RPBC
: Município de Cubatão, estado de São Paulo.
Integra o parque de refino do Sistema Petrobras.
Inauguração: 1955, sendo nesta data a primeira refinaria de grande porte do Brasil.
Capacidade de Processamento: quinta Refinaria do Brasil, podendo processar 27.000 m 3/d de petróleo. Responde por cerca de 10% do suprimento nacional de derivados de petróleo.
2.2 Produtos comercializados pela RPBC
a) Combustíveis : Gasolina C, Gasolina Premium, Óleo Diesel (B, metropolita-no-D,marítimo), Óleo Combustível (A1 e B2), Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, Gasolina de Aviação, Gasolinas para Montadoras, Gasolinas Especiais (base para a F-1, Fórmula 3, Super-Turismo, e outras), Gás Combustível;
b) Produtos petroquímicos: Gás de refinaria, nafta para indústria de fertilizantes e petroquímica, óleo aromático;
c) Produtos especiais: Benzeno, tolueno, xilenos, aromáticos mistos, hidrogênio, hexano, coque verde de petróleo, butano desodorizado e enxofre;
d) Comercializados mas não produzidos na refinaria: gás natural, óleo combustível, propano especial, óleo lubrificante básico.
2.3 Base normativa e estrutural do Sistema de Gestão Integrada da RPBC
NBR ISO-9002/1994 - Sistemas de Qualidade - Modelo para garantia de qualidade em produção, instalação e serviços associados;
NBR ISO-14001/1996 - Sistemas de Gestão Ambiental - Especificação e diretrizes para uso;
BS 8800/1996 - Guia para Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
OHSAS 18001 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Especificação.
PNQ:2000 – Critérios do Prêmio Nacional da Qualidade.
2.4 Histórico da certificação da RPBC pela NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8000
Jul/95 - Início do processo de adequação do sistema de gestão da qualidade da RPBC visando a certificação do processo de produção de gasolina de aviação pela NBR ISO 9002;
Mar/97 - Decisão da Diretoria Executiva da Petrobras que determinou que a RPBC fosse 1 dos 4 órgãos pilotos a serem certificados pela NBR ISO 14001 e obtivessem o atestado de aderência com a BS 8800.
Ago/97 – Certificação da Produção de Gasolina de Aviação (GAV) pela NBR ISO 9002;
Mai/98 – Manutenção da certificação da produção de GAV e aumento de escopo da NBR ISO 9002 para a Produção de Gasolinas e Solventes (Tolueno e Xilenos);
Set/98 – Contratação de firma de consultoria especializada para orientar a implementação e certificação do SGI com base nas NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800;
Nov/98 – Manutenção da certificação da produção de GAV, Gasolinas e Solventes e aumento de escopo da NBR ISO 9002 para a Produção de Coque e Butano Desodorizado;
Abr/99 – Manutenção da certificação da produção de GAV, Gasolinas, Solventes, Coque e Butano Desodorizado e aumento de escopo da NBR ISO 9002 – para a produção de Óleos Diesel;
Jun/99 – Implementação da Política, Diretrizes, Manual do Sistema de Gestão Integrada e adequação de outros documentos de forma a atender de forma integrada ou compartilhada os requisitos das NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800;
Nov/99 - Manutenção da certificação da produção de GAV, Gasolinas, Solventes, Coque, Butano Desodorizadoto e Óleos Diesel segundo a NBR ISO 9002 e Certificação da Refinaria pela NBR ISO 14001 e atestado de aderência com a BS 8800.
Agosto/00 – Recertificação da produção de GAV, Gasolinas, Solventes, Coque, Butano Desodorizadoto e Óleos Diesel segundo a NBR ISO 9002 e manutenção da certificação da Refinaria pela NBR ISO 14001 e atestado de aderência com a BS 8800 e certificação pela OHSAS 18001.
2.5 Estratégias da implementação e certificação do SGI da RPBC
- Implementar a integração do SGI após a certificação dos principais processos de produção pela NBR ISO 9002;
- Criado grupo de trabalho para sistematizar os processos de caracterização, controle operacional, monitoramento e análise de efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos;
- Criado grupo de implantação do SGI formado por 7 pessoas (G-7) com experiência no Sistema da Qualidade, Sistema de Gestão Ambiental e Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; Criado grupo de facilitadores para implementação do SGI formado por um representante de cada setor da RPBC (G-28);
- Responsabilidade da certificação do SGI designada à Alta Administração e todos gerentes da RPBC;
- Aproveitar ao máximo o compartilhamento da estrutura e documentações do sistema de gestão da RPBC baseado nos critério do Prêmio Nacional da Qualidade, do sistema da qualidade dos processos de produção de derivados de petróleo certificados pela NBR ISO 9002, do sistema de gestão ambiental baseado na NBR ISO 14001 e do sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional com base na BS 8800 (Vide Anexo I);
- Aproveitar a experiência, documentação e softwares de outros órgãos da Petrobras certificados ou em processo de certificação (E&P AM, RLAM, SEGEN, etc.) e outras empresas já certificadas (OPP, Henkel, etc.);
- Contratação de firmas e instituições especializadas para o desenvolvimento de estudos, análises e atividades específicas (Análise de Riscos e de Aspectos Ambientais, Treinamento e Conscientização, Avaliação de aspectos e impactos ambientais, Monitoramento Ambiental, etc.);
- Contratação de firma de consultoria especializada para orientar na integração dos requisitos da NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800; Elaboração da avaliação inicial do sistema de gestão ambiental, de segurança e saúde ocupacional por firma contratada especializada, visando subsidiar o estabelecimento do planejamento da implementação e certificação do SGI;
- Estabelecimento de Política e Diretrizes de QMASSI; Elaboração de MACROFLUXOS de cada setor da refinaria, contemplando para cada processo, os fornecedores, os insumos, os produtos e clientes;
- Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais, de Perigos e Riscos de Segurança e Saúde Ocupacional e de Situações de Emergência com base na técnica de Análise Preliminar de Riscos e registro em três tipos de planilhas distintas e específicas para cada um dos casos; Processo feito com base nos Macrofluxos dos setores, Mapas de Riscos, Histórico e Estatística de Acidentes, Incidentes, Ocorrências Anormais, Reclamações e Demandas de Partes Interessadas, Requisitos legais e outros requisitos aplicáveis, Procedimentos e Análise crítica das instalações;
- Identificação e avaliação de requisitos legais e outros requisitos legais de MASSI aplicáveis com base no software LEXAmbiental (Norma Ambiental), no software CENWIN (ABNT), licenças, outorgas, permissões, autorizações, alvarás, cadastros, demandas de partes interessadas, diretrizes e requisitos corporativos etc.; Criado cadastro de requisitos legais e outros requisitos aplicáveis; Criado banco de dados para cadastro dos requisitos de licenças; criado banco de dados para o registro do tratamento de demandas de partes interessadas; Solicitado Termos de Ajustamento de Conduta em 1998 para o órgão estadual de meio ambiente visando a adequação e atendimento de todos os requisitos ambientais;
- Estabelecimento de objetivos, metas, programas e indicadores de QMASSI associados diretamente a cada uma das diretrizes da política do SGI e registro destes elementos em um software (Gerenciamento Pelas Diretrizes – GPD);
- Definição no manual do Sistema de Gestão Integrada, em normas gerais e procedimentos a estrutura e responsabilidades pelos elementos e requisitos do SGI; Designado o Chefe da Divisão de Produção como Representante da Administração para a implementação, certificação, manutenção e melhoria contínua do SGI;
- Definição em normas gerais e procedimentos específicos o processo de identificação de necessidades, provisão e análise da eficácia de treinamentos, conscientização e competência. Estabelecimento de matriz da capacitação com base nos requisitos da legislação aplicável de MASSI. Utilização de software para registro do processo de treinamento, conscientização e competência. Principais eventos realizados: Multiplicadores da ISO 14001 (2 pessoas), Palestra sobre a ISO 14001/BS 8800 ( Alta Administração da RPBC), Curso básico sobre a NBR ISO 14001 e a BS 8800 (1988 - 35 pessoas), Curso para formação de multiplicadores da NBR ISO 14001 / BS 8800 (1998 - 30 pessoas), Curso de identificação de aspectos / impactos ambientais e perigos / riscos de SSO (1998 - 90 pessoas), Curso de formação de auditores internos da NBR ISO 14001 E BS 8800 (1999 - 23 pessoas), Curso de legislação de massi e outros requisitos aplicáveis à RPBC (1999 - 60 pessoas), Curso de conscientização em QMASSI ministrado pelo SENAI (1999 – 1600 pessoas), Treinamentos em procedimentos e normas envolvendo aspectos/impactos ambientais significativos, perigos e riscos significativos, situações de emergência e para atendimento à legislação e outros elementos e requisitos das NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800;
- Definição em normas gerais e procedimentos os processo para a comunicação interna e externa sobre assuntos de QMASSI e do SGI. Utilizado um software para registro do tratamento das demandas de clientes e outras partes interessadas (sistema corporativo Sistema de Atendimento ao Cliente – SAC); Desenvolvido software para o registro do tratamento de demandas de partes interessadas internas e externas locais (DOPPIN);
- Desenvolvido Manual do Sistema Integrada contemplando e descrevendo todos os elementos do SGI de forma a elucidar como os requisitos das NBR ISO 9002, NBR ISO 14001 e BS 8800 são atendidos;
- Desenvolvida norma geral, procedimentos e software para controle de documentos internos (Sistema de Padronização de Documentos) e para controle de documentos externos;
- Desenvolvidas normas gerais e procedimentos para o Controle Operacional para o atendimento dos requisitos e satisfação dos clientes e demais demandas de partes interessadas, para o atendimento dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis, para controle dos processos, atividades, produtos e serviços associados a aspectos e impactos significativos, perigos e riscos significativos e para o atendimento da política e diretrizes do SGI;
- Desenvolvida norma geral e procedimentos específicos para a preparação e atendimento a emergências;
- Desenvolvidas normas gerais, procedimentos e planos de monitoramento, medição, inspeção, ensaios e calibração;
- Desenvolvidas normas gerais e procedimentos para o tratamento de não-conformidades e acidentes do trabalho;
- Desenvolvidas normas gerais e procedimentos para o gerenciamento e controle de registros;
- Desenvolvida norma geral e procedimentos para a realização de auditorias internas unificadas de QMASSI e para qualificação de auditores;
- Desenvolvido procedimento para sistematização do processo de Análises Críticas específicas e gerais do SGI;
3 Conclusões, resultados e análises
3.1 Vantagens advindas da implantação do SGI na RPBC
a) Assegurar às partes interessadas (acionistas, governo, sociedade, clientes, comunidade, empregados, fornecedores, organizações não governamentais, etc) o comprometimento com um sistema de gestão demonstrável e confiável;
b) Manutenção das boas relações com os clientes, fornecedores, empregados, público, comunidade, organismos de fiscalização e governo. A RPBC obteve em 1999 a quarta melhor avaliação da satisfação de clientes da Petrobras (87%);
c) Satisfazer os critérios dos investidores e melhorar o acesso ao capital necessário para continuidade e sobrevivência do negócio. A RPBC obteve da Diretoria Executiva e Conselho de Administração da Petrobras a aprovação de R$ 119 milhões para investimentos nas áreas de MASSI nos próximos 4 anos;
d) Obtenção de seguro a um custo razoável. A RPBC e demais refinarias da Petrobras obtiveram um desconto de 37% do prêmio de seguro de 2000;
e) Fortalecimento da imagem e a participação no mercado cada vez mais globalizado e competitivo. A RPBC ano após ano vem estabelecendo novos recordes de Fatores Operacionais e Fatores de Utilização de suas unidades industriais e Faturamento;
f) Atendimento aos critérios de certificação das distribuidoras, compradores e dos clientes. Vários clientes e fornecedores já solicitam da refinaria a adoção de sistemas de gestão de QMASSI;
g) Aprimorar o controle de custos e eficácia dos investimentos. A RPBC estabeleceu centros de custos específicos e detalhados para o controle de custos e eficácia de investimentos de QMASSI. A RPBC ano após ano vem reduzindo seus custos operacionais;
h) Reduzir incidentes que impliquem em responsabilidade civil e/ou criminal. A RPBC vem reduzindo ano após ano suas taxas de frequência e taxas de gravidade de acidentes com afastamento de pessoal próprio e contratado e número de reclamações de clientes e da comunidade;
i) Demonstrar atuação responsável para as partes interessadas;
j) Demonstrar o comprometimento com o atendimento da legislação e outros requisitos subscritos pela organização;
k) Conservar matérias-primas, energia, recursos naturais e eliminar/reduzir desperdícios. A RPBC vem a cada ano melhorando seus indicadores de consumo específico e de intensidade de energia e de reciclagem de materiais e resíduos;
l) Facilitar a obtenção de licenças e autorizações. Com exceção dos Termos de Ajustamento de Conduta, todas as demais licenças vem sendo obtidas num prazo menor;
m) Estimular o desenvolvimento e compartilhar soluções preventivas de não-conformidades. A RPBC vem a cada ano desenvolvendo novas pesquisas, projetos e soluções conjuntas com órgãos da Petrobras;
n) Implementação de melhorias contínuas, com visão no negócio, que garantirão a sobrevivência e desenvolvimento sustentável da organização;
o) Redução de custos com o processo de elaboração de documentos, treinamentos, certificações e auditorias. A RPBC vem servindo como modelo para diversas refinarias e órgãos da Petrobras, sendo que grande parte de sua documentação e softwares são adaptados por estes;
p) Redução dos prazos e custos para certificação dos SGI das demais refinarias em função do desenvolvimento de planejamentos, projetos, melhorias, procedimentos, documentos (222), softwares, que podem ser muito facilmente adaptados para as mesmas (Ex.: REPAR certificou em 11 meses, com base na experiência, documentos e estratégias da RPBC).
3.2 Facilidades na implantação do SGI da RPBC
Liderança e envolvimento da alta administração corporativa da Petrobras e da RPBC;
Envolvimento dos empregados e contratados;
Contratação de firmas de consultoria para o levantamento da situação inicial e implementação do SGI, análise de riscos e para avaliação ambiental;
Certificação de grande partes dos processo de produção segundo a NBR ISO 9002;
Designação do R.A. da qualidade p/ R.A. do SGI;
Criação dos grupos de trabalho de implementação e facilitadores (G-7 e G-28);
Banco de dados da legislação de MASSI e de normas brasileiras registradas;
Reuniões semanais e periódicas;
Disponibilização de informações a todos em meio eletrônico;
Sistematização dos processos chaves de gestão da qualidade, ambiental e de segurança e saúde ocupacional;
3.3 Dificuldades na implantação do SGI da RPBC
Negociação dos termos de ajustamento de conduta;
Conclusão da identificação, avaliação e definição de aspectos/ impactos, riscos/perigos e situações de emergência;
Grande quantidade de modificações de normas e procedimentos;
Falta de firmeza de conceitos pelo consultor contratado;
Definição de objetivos, metas e programas;
3.4 Análise e conclusão final
A implementação de Sistemas de Gestão Integrada para as atividades de refino, transporte e exploração de petróleo, é extremamente vantajosa em termos econômicos, sociais, ambientais e éticos.
4 Referências Bibliográficas
(1) ABNT, (1996) - NBR ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental - Especificação e Diretrizes para Uso - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
(2) ABNT, (1996) - NBR ISO 14004 - Sistemas de Gestão Ambiental - Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
(3) ABNT, (1994) – NBR ISO 9002 – Sistemas da qualidade – Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados - Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
(4) BSI, 1996 – British Standard – BS 8800 – Guide to Occupational Health and Safety Management Systems – British Standards Institution, London, U.K.
(5) BSI, 1999 - Occupational Health and Safety Assessment Series – OHSAS 18001 - British Standards Institution, London, U.K.
(6) FPNQ, 1999 – PNQ 2000 – Critérios de excelência – O estado da arte da gestão para excelência do desempenho – Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade – São Paulo – SP, Brasil.
(7) ISO, 2000 – Draft International Standard – ISO/DIS 9001 – Quality Management Systems – Requirements – International Organization for Standardization, Geneva, Switzerland.
(8) PETROBRAS (1999) – Diversos Relatórios e Documentos Internos sobre Sistemas de Gestão Integrada de Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança – Petróleo Brasileiro S.A, Rio de Janeiro, Brasil.
ANEXO I – PRINCIPAIS DOCUMENTOS E ASSOCIAÇÕES ENTRE REQUISITOS NORMATIVOS DE SISTEMAS DE GESTÃO
Sistema de Gestão Integrada da Petrobras - ABAST-REF - RPBC-
|
ENFOQUE |
MÉTODOS, PRÁTICAS E DOCUMENTOS |
PNQ 2000 |
NBR ISO 9001 de 1994 |
ISO Draft 9001 de 2000 |
NBR ISO 14001 |
BSI OHSAS 18001 |
BS 8800 |
OC |
Planejamento Estratégico- Petrobras
Direcionamento Estratégico da Petrobras - Missão, Estratégia, Valores e Comportamentos
Direcionamento Estratégico da Petrobras - Missão e Visão 2010
PNA
Política de Saúde Ocupacional
Política de Meio Ambiente e Segurança
Código de Ética
MPC
MSM
APC
|
Planejamento Estratégico da Petrobras
Direcionamento Estratégico da Petrobras (Missão, Estratégia, Valores e Comportamentos)
Direcionamento Estratégico da Petrobras - Missão e Visão 2010
Plano de Negócios do Abastecimento
Política de Saúde Ocupacional
Política de Meio Ambiente e Segurança
Código de Ética da Petrobras
Manual de Procedimentos Contratuais
Manual de Suprimento de Materiais
Aplicação dos Procedimentos Contratuais
|
2
2
1.1.A
1.2.A
1.2.A
1.2.A
1.2.A
1.2.A
1.2.A
1.2.A
|
|
|
4.2 |
4.2 |
4.1 |
OL |
Valores e Comportamentos |
Valores e Comportamentos (Vide o livro de Gestão para a excelência). |
1.1.A |
|
|
|
|
|
|
Política de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança |
Política de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança (Vide o MQ-1-06-00000-0001 - Manual do Sistema de Gestão Integrada) |
1.1.A
1.2.A |
4.1.1 |
5.1 5.3 8.5 |
4.2 |
4.2 |
4.1 |
P |
Identificação da Situação Inicial e Monitoramento do Desempenho elevado |
|
1.1 |
|
|
A.3.1 |
|
4.0.2 |
|
Responsabilidade pública e cidadania - Responsabilidade perante a sociedade.
Identificação e Avaliação de aspectos e impactos ambientais, perigos e riscos à segurança e saúde ocupacional e situações de emergência.
|
NG-2-05-00000-0024-Identificação e Avaliação de Aspectos/Impactos Ambientais, Perigos/Riscos de Segurança/Saúde Ocupacional e Situações de Emergência |
1.2.A
5.3.A |
|
5.2
7.2.1
7.2.2
|
4.3.1 |
4.3.1 |
4.2.2 |
|
|
PA-3-05-00000-0019-Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais |
1.2.A |
|
|
4.3.1 |
|
|
|
|
PA-3-05-00000-0020-Identificação e Avaliação de Perigos e Riscos de Segurança e Saúde Ocupacional |
5.3.A |
|
|
|
4.3.1 |
4.2.2 |
|
|
PA-3-05-00000-0021-Identificação e Avaliação de Situações de Emergências |
1.2.A
5.3.A
|
|
|
4.4.7 |
4.4.7 |
4.3.7 |
|
Identificação e controle dos requisitos legais e outros requisitos |
PA-3-05-00000-0030-Requisitos legais e outros requisitos de meio ambiente, saúde e segurança industrial aplicáveis à RPBC |
1.2.B |
4.4.4 |
5.2
7.2.1
|
4.3.2 |
4.3.2 |
4.2.3 |
|
Identificação das necessidades das partes interessadas |
Pesquisa de satisfação de clientes;
Pesquisa de clima organizacional;
Planejamento da qualidade
|
1.2.B
3.1
|
4.2.3 |
5.2
7.2.1
|
4.3.2 |
4.3.2 |
4.2.3 |
|
Responsabilidade pública e cidadania - Responsabilidade perante a sociedade.
Processo de planejamento e operacionalização das estratégias, programas, planejamento da qualidade, objetivos e metas.
|
Gestão Pelas Diretrizes - Contempla os programas, objetivos, metas, recursos associados às diretrizes da Política de QMASSI da RPBC. |
1.2.A
2.1
2.2
|
4.1.1
4.2.3 |
5.4.1
5.4.2
8.5.1
|
4.3.3
4.3.4 |
4.3.3
4.3.4 |
4.2.4
4.2.4 |
D |
Estrutura, Organização de responsabilidades e processo forma de delegação de responsabilidades |
NG-2-06-00000-0021-Estrutura Organizacional da RPBC
NG-2-06-00000-0023-Delegação de Poderes
NG-2-08-00000-0001-Regime de Trabalho e Disciplinar
Documento Interno Petrobras do Superintendente designando o Representante da Administração para o SGI
|
1.1 5.1 |
4.1.2 |
5
5.1
5.5.2
5.5.3
6
6.1
6.2
6.2.1
6.3
6.4
|
4.4.1 |
4.4.1 |
4.3.1 |
|
Gestão de Pessoas - Educação, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Identificação de Necessidades de Capacitação, Treinamento, Competência, Conscientização. Sistema de Trabalho. Organização do trabalho e estrutura de cargos. Remuneração e Reconhecimento |
NG-2-08-00000-0003-Desenvolvimento de Recursos Humanos
NG-2-06-00000-0018-Treinamento de Empregados
|
1.1 5.2
|
4.18 |
6.2.2 6.2 |
4.4.2 |
4.4.2 |
4.3.2 |
Sistema de Gestão Integrada da Petrobras - ABAST-REF - RPBC-
|
ENFOQUE |
MÉTODOS, PRÁTICAS E DOCUMENTOS |
PNQ 2000 |
NBR ISO 9001 de 1994 |
ISO Draft 9001 de 2000 |
NBR ISO 14001 |
BSI OHSAS 18001 |
BS 8800 |
|
|
NG-2-08-00000-0002-Gerenciamento de desempenho de Pessoal - GDP |
|
|
|
|
|
|
|
Comunicação e relacionamento com as partes interessadas: governo, acionistas, clientes, fornecedores, parceiros, sociedade, comunidade |
NG-2-09-00005-0001-Comunicação |
1.1
3.1
3.2
4.1
4.2
6.1
6.2
6.3
|
4.19 |
5.5.4 7.2.3 |
4.4.3 |
4.4.3 |
4.3.3 |
|
Documentação do sistema de Gestão |
MQ-1-06-00000-0001-Manual do Sistema de Gestão Integrada Livro de Gestão para a Excelência |
1.1.A
1.1.A |
4.2.1 |
4.2 5.5.5 |
4.4.4 |
4.4.4 |
4.3.4 |
|
Controle de Documentos, dados e gestão de informações |
NG-2-06-00000-0022-Sistema Normativo da RPBC
NG-2-06-00000-0005-Controle de Documentos e Dados |
4.1 4.2
|
4.5 |
5.5.6 |
4.4.5 |
4.4.5 |
4.3.5 |
|
Análise crítica de contrato |
NG-2-06-00000-0003-Análise Crítica de Contrato de Fornecimento de Produtos. |
6.1.C |
4.3 |
7.2.2 |
4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
Controle e Gestão de Projetos relativos aos produtos, processos de apoio e fornecedores |
NG-2-04-00001-0001 - Modificação de campo NG-2-04-00001-0002 - Melhorias operacionais |
6.1.A 6.2.A 6.3.A |
4.4 |
7.3 |
4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
Aquisição |
NG-2-06-00000-0006-Aquisição
NG-2-13-00000-0004 - Exigências de MASSI para contratadas
NG-2-13-00002-0001 - Contratação de serviços
|
6.2 6.3 |
4.6 |
7.4 |
7.4 4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
Controle de Produto Fornecido pelo Cliente |
Não Aplicável |
6.3 |
4.7 |
7.5.3 |
4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
Identificação e Rastreabilidade do Produto |
NG-2-06-00000-0008- Identificação e Rastreabilidade |
|
4.8 |
7.5.2 |
|
|
|
|
Manuseio, Armazenamento, Embalagem, Preservação e Entrega |
NG-2-06-00000-0015 - Manuseio, Armazenamento, Embalagem, Preservação e Entrega |
|
4.15 |
7.1 7.5.4 |
4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
Serviços Associados |
NG-2-06-00000-0019-Serviços Associados |
6.2.A |
4.19 |
7.1 7.5.1 |
4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
Controle Operacional e de Processo |
NG-2-06-00000-0009-Controle de Processo |
6.1.B |
4.9 |
7, 7.1 |
4.4.6 |
4.4.6 |
4.3.6 |
|
|
NG-2-03-00006-0001 - Planejamento de paradas programadas de unidades |
7.2 7.3
|
|
|
|
|
|
|
|
NG-2-05-00000-0003 - Locais permitidos para fumar |
7.4 7.5 |
|
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|
|
|
|
|
NG-2-05-0000-0006 - Equipamento de proteção individual, fornecimento, controle, uso e devolução |
todos |
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NG-2-05-00000-0008 - PCMSO - Programa de controle médico de saúde ocupacional |
os sub- itens |
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NG-2-05-00000-0009 - PPRA - Programa de prevenção de riscos ambientais |
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|
NG-2-05-00000-0015 - PPEOB - Programa de prevenção da exposição ocupacional ao benzeno |
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|
NG-2-05-00000-0017 - PROERGO - Programa de ergonomia |
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|
NG-2-05-00000-0023 - Programa de gerenciamento de emissões atmosféricas |
|
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|
NG-2-05-00000-0025 - Programa de gerenciamento de resíduos |
|
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|
NG-2-05-00000-0026 - Programa de gerenciamento de efluentes hídricos industriais |
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|
NG-2-05-00000-0030 - PPR - Programa de proteção respiratória |
|
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|
NG-2-06-00002-0001 - Critérios de segurança e proteção ao meio ambiente para atividades de drenagem. |
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|
NG-2-15-00001-0001 - Fornecimento de alimentação |
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|
NG-2-15-00002-0002 - Regulamento interno de trânsito |
|
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|
NG-2-15-00004-0001 - Identificação e ingresso de pessoas na RPBC |
|
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|
NG-2-15-00002-0004 - Manutenção de veículos da RPBC |
|
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|
|
Sistema de Gestão Integrada da Petrobras - ABAST-REF - RPBC-
|
ENFOQUE |
MÉTODOS, PRÁTICAS E DOCUMENTOS |
PNQ 2000 |
NBR ISO 9001 de 1994 |
ISO Draft 9001 de 2000 |
NBR ISO 14001 |
BSI OHSAS 18001 |
BS 8800 |
|
NG-2-15-00003-0001 - Manutenção de prédios e áreas
MA-3-05-00000-0021 - Permissão para trabalho
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Preparação e atendimento de emergência |
NG-2-05-00000-0024-Identificação e Avaliação de Aspectos/Impactos Ambientais, Perigos/Riscos de Segurança/Saúde Ocupacional e Situações de Emergência
PA-3-05-00000-0021-Identificação e Avaliação de Situações de Emergências
NG-2-05-00000-0004-Organização para Controle de Emergência
NG-2-05-00000-0011-Plano Geral de Evacuação da RPBC
NG-2-05-00000-0029-Plano de Ação de Emergência da RPBC
|
|
|
8.3 |
4.4.7 |
4.4.7 |
4.3.7 |
|
Monitoramento e medição de Resultados |
MO-3-05-00000-0001 - Plano de monitoramento de indicadores gerais da RPBC
MO-3-05-00000-0002 - Plano de monitoramento do Programa de Gestão Integrada
MO-3-05-00000-0003 - Plano de monitoramento de segurança e saúde ocupacional
MO-3-05-00000-0004 - Plano de monitoramento de meio ambiente
|
7.1
7.2
7.3
7.4
7.5
|
|
|
4.5.1 |
4.5.1 |
4.4.1 |
|
Inspeção e Ensaios |
NG-2-06-00000-0010-Inspeção e Ensaios |
6.1 |
4.10 |
7.1
7.5.1
8.1
8.2.
|
4.5. |
4.5.1 |
4.4.1 |
|
Controle de Equipamentos de Inspeção, Medição e Ensaios |
NG-2-06-00000-0011-Controle de Equipamentos de Inspeção, Medição e Ensaios |
6.1 |
4.11 |
7.6 |
4.5.1 |
4.5.1 |
4.4.1 |
|
Situação de Inspeção e Ensaios |
NG-2-06-00000-0012-Situação de Inspeção e Ensaio |
6.1 |
4.12 |
7.5.1 |
|
|
|
|
Técnicas Estatísticas |
NG-2-06-00000-0020-Técnicas Estatísticas |
6.1 |
4.20 |
8.2.4 8.4 |
|
|
|
|
Não conformidades, Ações corretivas e preventivas |
NG-2-06-00000-0014-Tratamento de Não- Conformidades
NG-2-05-00000-0002 - Acidente do trabalho para pessoal próprio e contratado
|
1.1.B
1.2.C
2.1.C
2.2.B
3.1.C
3.2.D
4.1.B
4.2.B
4.3.C
5.1.C
5.2.B
5.3.D
6.1.C
6.2.B
6.3.B
|
4.14 |
8.4
8.5.2
8.5.3
|
4.5.2 |
4.5.2 |
4.4.2 |
|
Controle de produto não-conforme |
NG-2-06-00000-0013 - Controle de produto não -conforme |
6.1 |
4.13 |
5.6
5.6.1
5.6.2
5.6.3
8.5.1
|
4.5.2 |
4.5.2 |
4.4.2 |
|
Controle de Registros |
NG-2-06-00000-0016-Controle de Registros
NG-2-09-00000-0001 - Temporalidade de documentos
|
4.1 |
4.2 |
5.5.7 |
4.5.3 |
4.5.3 |
4.4.3 |
|
Auditoria interna |
NG-2-06-00000-0017-Auditorias |
1.1.B
1.2.C
2.1.C
2.2.B
3.1.C
3.2.D
4.1.B
4.2.B
4.3.C
5.1.C
5.2.B
5.3.D
6.1.C
6.2.B
6.3.B
|
4.17 |
8.2.2 |
4.5.4 |
4.4.4 |
4.4.4 |
Sistema de Gestão Integrada da Petrobras - ABAST-REF - RPBC-
|
ENFOQUE |
MÉTODOS, PRÁTICAS E DOCUMENTOS |
PNQ 2000 |
NBR ISO 9001 de 1994 |
ISO Draft 9001 de 2000 |
NBR ISO 14001 |
BSI OHSAS 18001 |
BS 8800 |
A |
Análise Crítica |
PA-3-06-00000-0002 - Análise Crítica |
1.1.B
1.2.C
2.1.C
2.2.B
3.1.C
3.2.D
4.1.B
4.2.B
4.3.C
5.1.C
5.2.B
5.3.D
6.1.C
6.2.B
6.3.B
|
4.1.3 |
5.6
5.6.1
5.6.2
5.6.3
|
4.6 |
4.6 |
4.5 |
Legenda:
OC - ORIENTAÇÕES CORPORATIVAS
OC - ORIENTAÇÕES LOCAIS DA PETROBRAS-
P - PLANEJAMENTO
D - DESENVOLVIMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO
C - VERIFICAÇÃO, AÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA
A - ANÁLISE CRÍTICA
|