Abril/1998

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA AVALIAR O
DESEMPENHO DE SISTEMAS DE GESTÃO

- E uma experiência inédita no Brasil (e talvez no mundo)

Francesco De Cicco
Diretor-Executivo do QSP

Nas três últimas décadas, têm surgido os mais variados métodos e formas para avaliação da eficácia de planos, programas e sistemas relacionados, particularmente, à Qualidade, ao Meio Ambiente e à Segurança e Saúde no Trabalho.

A experiência de diversos países na avaliação de empresas para a concessão dos respectivos Prêmios Nacionais da Qualidade (PNQs) não tem deixado dúvidas: o sistema de pontuação e o processo de avaliação para o Prêmio são a maneira mais eficaz para se determinar o nível de desempenho atingido por uma organização num determinado período.

Então, por que não levar essa experiência bem-sucedida dos PNQs para a avaliação de sistemas específicos de gestão?

Em relação à ISO 9000, por exemplo, a certificação do Sistema de Garantia da Qualidade de uma empresa traz, sem dúvida, muitos benefícios para ela. Todavia, conhecer qual é o desempenho efetivo desse sistema deveria ser uma preocupação permanente dos executivos da organização.

É certo que, no Brasil, a grande maioria das empresas ainda está lutando para, entre uma crise e outra, poder cumprir pelo menos as várias legislações que as afetam. Entretanto, temos plena certeza, principalmente por causa da competição cada vez mais acirrada entre elas para a manutenção e conquista de clientes, que as organizações estarão procurando atingir patamares mais elevados de desempenho de seus negócios. E, obviamente, buscarão conhecer os benefícios efetivos decorrentes de seus investimentos na implementação de novos Sistemas de Gestão, em certificações etc.

O gráfico que recentemente criamos, mostrado a seguir, despertou o interesse de muitas pessoas, especialmente pelo seu poder de síntese e por permitir, num passar de olhos, visualizar os vários padrões normativos e modelos adotados em todo o mundo, desde o simples cumprimento da legislação até a implementação de Sistemas de Gestão de alto desempenho.

Propositalmente, para não "poluir" o gráfico em demasia, não fizemos referências ao Código de Defesa do Consumidor (na "reta" da Gestão da Qualidade), e nem ao emaranhado de leis e regulamentações municipais, estaduais e federais da área de Meio Ambiente. Sem falar, é claro, que as "retas" são apenas uma forma simbólica para representar um caminho que, como todos sabem, é bastante sinuoso ...

O sistema de pontuação do PNQ (Brasil)

O documento Critérios de Excelência 1998 - O estado da arte da gestão para a excelência do desempenho, publicado anualmente pela Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), estabelece um sistema de pontuação que, na essência, baseia-se na avaliação de três dimensões fundamentais: Enfoque, Aplicação e Resultados. O quadro a seguir dá uma idéia geral dos principais aspectos desse sistema de pontuação.

 

SISTEMA DE PONTUAÇÃO

ENFOQUE

Refere-se aos métodos e aos processos utilizados para executar as atividades solicitadas pelos Itens.

Os Itens de enfoque são pontuados em função dos seguintes fatores:

  • Grau de adequação do enfoque aos requisitos do Item;
  • Grau de aprendizado e de refinamento do enfoque;
  • Grau de criatividade, de inovação e de exemplaridade do enfoque adotado;
  • Grau de pró-atividade do enfoque.
  • APLICAÇÃO

    Refere-se à disseminação horizontal e vertical do enfoque pelos principais processos, setores e unidades da organização, e à sistematização da utilização desse enfoque.

    Os Itens de aplicação são pontuados em função dos seguintes fatores:

  • Grau de disseminação do enfoque nos principais processos, setores e unidades da organização;
  • Grau de sistematização do uso do enfoque.
  • RESULTADOS

    Referem-se às conseqüências da aplicação do enfoque, em que são analisados os níveis atuais de desempenho da organização, as tendências existentes e a consistência do desempenho, e se esses níveis e tendências obtidos decorrem dos métodos aplicados aos principais processos, setores e unidades da organização.

    Os Itens de resultados são pontuados em função dos seguintes fatores:

  • Grau de correlação existente entre os resultados apresentados e a aplicação do enfoque nos principais processos, setores e unidades;
  • Níveis atuais de desempenho em relação a informações comparativas pertinentes;
  • Tendências dos resultados apresentados e consistência do desempenho.
  • Fonte: FPNQ


    A nossa proposta

    Voltemos à pergunta que formulamos no início deste artigo: por que não levar essa experiência bem-sucedida dos PNQs para a avaliação de Sistemas de Gestão específicos? (como, por exemplo, os sistemas baseados nas normas ISO 9000, ISO 14000 e BS 8800).

    O diagrama a seguir ilustra a seqüência que imaginamos para a concretização da proposta que detalharemos adiante.

    O primeiro passo é a criação de Critérios de Avaliação para cada sistema a ser focado (ISO 9000 - Garantia da Qualidade; ISO 14000 - Gestão Ambiental e BS 8800 - Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho).

    A exemplo dos Critérios do PNQ brasileiro, os Critérios de Avaliação de Sistemas de Gestão específicos deverão contemplar as três dimensões básicas: Enfoque, Aplicação e Resultados. O mesmo vale para o sistema de pontuação e, por que não também, para todo o processo de avaliação.

    O QSP já está preparando esses Critérios específicos, que deverão estar concluídos no início de 1998.

    Com a publicação dos Critérios de Avaliação, organizações de qualquer porte e setor de atividade poderão utilizá-los para se auto-avaliarem, a partir da preparação, como no PNQ, do respectivo Relatório da Gestão (para a Garantia da Qualidade, ou para a Gestão Ambiental, ou para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, nunca é demais lembrar). Tais organizações terão também a opção de solicitarem ao QSP a avaliação do Sistema de Gestão desejado, e o reconhecimento formal do nível de implementação e desempenho do mesmo.

    O processo de avaliação que estamos estruturando é muito similar ao do PNQ: serão ministrados cursos gratuitos para a formação de avaliadores credenciados, selecionados previamente a partir de determinados requisitos e de sua experiência profissional.

    Como a participação dos interessados é voluntária, o custo dessa avaliação para as empresas estará resumido somente à cobertura de despesas administrativas e operacionais para a manutenção do processo.

    Após a análise do Relatório da Gestão e da visita às instalações da empresa solicitante por um grupo de avaliadores credenciados, o reconhecimento formal do nível de implementação e desempenho do Sistema de Gestão será feito através de um documento ou prêmio especial que mencionará a classificação (número de pontos) obtida pela organização.

    Simbolicamente, essa classificação, ou rating, será representada por estrelas, conforme a tabela a seguir, o que possibilitará uma melhor visibilidade dos resultados alcançados pela organização avaliada, bem como uma comunicação mais eficaz e transparente com funcionários, clientes, acionistas e, até mesmo, com órgãos governamentais reguladores e fiscalizadores, seguradoras etc.

     

    Estrelas Pontos Significado
    751 a 1.000 Enfoques refinados a excepcionais. Aplicação excelente a plena. Resultados bons a excelentes e sustentados.
    551 a 750 Enfoques sistemáticos e refinados.
    Boa aplicação.
    Bons resultados.
    451 a 550 Enfoques sistemáticos, mas com algumas deficiências. Aplicação, medições e resultados adicionais são ainda necessários.
    351 a 450 Enfoques sistemáticos para os requisitos básicos. Aplicação e resultados ainda são recentes em algumas áreas importantes.
    126 a 350 Início de enfoques sistemáticos. Aplicação e resultados incipientes.



    Fonte: QSP e FPNQ

    Todas as organizações que forem avaliadas receberão também um relatório indicando os pontos fortes e as oportunidades para melhoria de cada elemento do Sistema de Gestão, permitindo assim mais facilmente à empresa definir e implementar novos planos de ação que incrementem o desempenho de seu sistema. Como o processo é cíclico, a empresa estará continuamente buscando alcançar (ou manter) patamares mais elevados, com metas progressivamente mais desafiadoras.

    A experiência pioneira da PETROBRAS

    O Prêmio Petrobras de Segurança Industrial, instituído em 1995, é um Prêmio interno da companhia, outorgado a cada dois anos, em reconhecimento ao órgão operacional da Petrobras (refinaria, terminal, áreas de exploração e produção) que mais se destaca em relação à Gestão da Segurança Industrial. A candidatura ao Prêmio é voluntária e a sua outorga é feita no mês de maio dos anos pares.

    Para 1998, os Critérios de Avaliação do Prêmio têm como referência a norma britânica BS 8800 - Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho - e utilizam a metodologia de avaliação e o sistema de pontuação do PNQ, com enfoque na Gestão da Segurança Industrial. O processo de avaliação compreende: elaboração do Relatório da Gestão; avaliação do Relatório; avaliação de campo; e a formação de equipes de avaliadores, com a participação de um avaliador da área da Qualidade especialista no PNQ.

    Coincide, portanto, quase que integralmente, com a proposta que estamos apresentando neste artigo (aliás, o QSP está colaborando com a Petrobras com sugestões para os Critérios de Avaliação, e no treinamento das equipes de avaliadores).

    O modelo da BS 8800 teve preferência por ser um documento reconhecido internacionalmente, que apresenta de forma estruturada um Sistema de Gestão da SST, e, além disso, por já ser utilizado por vários órgãos da Petrobras.

    No Prêmio Petrobras de Segurança Industrial, foi adotada a seguinte lista de critérios, itens e pontuações máximas:

     

    LISTA DOS CRITÉRIOS, ITENS E PONTUAÇÕES MÁXIMAS
    Critérios e Itens N.º Máximo de Pontos
    1 - POLÍTICA DE SEGURANÇA                                                                                               50
    Definiçãoda Política 25
    Comprometimentocom a Política 25
    2 - PLANEJAMENTO DA FUNÇÃO SEGURANÇA                                                                 100
    Planejamento
    Processo de Planejamento da Função Segurança
    Planos da Função Segurança
    Análise Crítica do Planejamento
    30
    Avaliação de Riscos 50
    Requisitos Legais e Outros Requisitos 20
    3 - IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO                                                                                   300
    Estrutura de Responsabilidades 40
    Treinamento e Conscientização 70
    Comunicações 40
    Documentação 50
    Controle Operacional 50
    Plano de Controle de Emergências 50
    4 - VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA                                                                               500
    Resultados
    Resultados dos Indicadores Pró-Ativos
    Resultados dos Indicadores Reativos
    350
    Não-Conformidades, Ações Corretivas 60
    Registros 30
    Auditoria Interna 60
    5 - ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO                                                                      50

    Total de Pontos     1000

    Fonte: PETROBRAS

    O Prêmio Petrobras tem o objetivo principal de promover:

  • a consciência de que a Segurança é pré-condição indispensável à realização de qualquer atividade da companhia;
  • o entendimento de que a Segurança é um fator diferenciado e de promoção da imagem da Petrobras;
  • a busca da melhoria contínua dos indicadores de Segurança.
  • A coordenação do Prêmio é feita pela Superintendência de Meio Ambiente, Qualidade e Segurança Industrial (SUSEMA), órgão da Petrobras que passou por uma ampla reformulação há mais de sete anos, e que tornou a companhia uma das primeiras organizações a instituir, formalmente, a integração das atividades relacionadas a essas três áreas.

    Além disso, é público e notório que a Petrobras tem sido uma das grandes alavancadoras do movimento da Qualidade em nosso país. O Prêmio de Segurança Industrial da companhia - que em breve poderá ser estendido também a seus fornecedores - nos moldes em que está estruturado, é uma experiência pioneira no Brasil, e talvez no mundo, e tem tudo para ser um caso exemplar (como na área da Qualidade) para inúmeras empresas e, por que não, também para os órgãos e entidades governamentais encarregados das questões de Segurança e Saúde do trabalhador brasileiro.