Programa:
SUSTENTABILIDADE E AÇÃO HUMANA E EMPRESARIAL
- Sustentabilidade ampliada: características e dimensões econômica,
social, ambiental e complementares;
- Desenvolvimento Sustentável e sustentabilidade ampliada;
- Agenda 21e papel dos agentes sociais no desenvolvimento sustentável;
- Pegada ecológica e impacto da ação humana no planeta;
- 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e 8Rs (Refletir, Reduzir,
Reutilizar, Reciclar, Respeitar,Reparar, Responsabilizar-se e Repassar)
na vida pessoal e na Logística.
RESÍDUOS
- Política nacional de resíduos sólidos;
- Classificação dos resíduos;
- Principais aspectos legais relacionados aos resíduos;
- Normas nacionais e internacionais relacionadas;
- Casos de sucesso na gestão de resíduos.
LOGÍSTICA REVERSA, CUSTOS LOGÍSTICOS E EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS
- Conceitos básicos, características e processos potenciais;
- Gestão de devoluções;
- Distribuição Reversa de Pós-Venda e Distribuição Direta;
- Desafios da Logística Reversa de Pós-Venda.
- Ciclo de produção do berço ao berço: da geração à destinação;
- Logística reversa na redução de custos e/ou na garantia de mercado;
- Responsabilidade legal da empresa na gestão dos resíduos;
- Riscos à reputação corporativa pela não adoção da Logística Reversa;
- Apuração e controle dos custos logísticos.
OFICINA DE IMPLANTAÇÃO – Parte I: Diagnóstico dos processos
- Metodologia de gestão de processos: técnicas de mapeamento,
análise e revisão;
- Apresentação da metodologia de Gestão da Cadeia de Logística Reversa (GCLR);
- Mapeamento da cadeia logística: atividades, responsáveis, sistemas,
recursos e outros elementos;
- Análise e revisão: problemas comuns na cadeia logística, identificação
dos pontos críticos, controles atuais e potenciais, propostas de
melhoria.
OFICINA DE IMPLANTAÇÃO – Parte II: Custos e Comunicação
- Avaliação dos custos atuais e riscos financeiros por
descumprimento dos requisitos legais;
- Identificação dos investimentos necessários e potenciais retornos
financeiros, econômicos e corporativos;
- Campanhas internas de conscientização e mobilização;
- Ações de marketing focadas nos stakeholders organizacionais
externos;
- Concepção e acompanhamento de plano de implantação;
- Avaliação dos resultados.