TREINAMENTO REALIZADO SOMENTE NA MODALIDADE IN COMPANY
 

Curso Prático Aplicado – Implantação da ISO 26000 de Responsabilidade Social 
 

Este curso possibilita que as pessoas-chave da organização, entre outros benefícios:

- conheçam a ISO 26000 de Responsabilidade Social;
- tenham uma visão única sobre a atual Maturidade da Gestão da Responsabilidade Social da empresa;
- cheguem a um consenso sobre o plano de implementação das diretrizes da norma ISO 26000 na organização.

 

Objetivos do Curso
  • Aprimorar os conhecimentos da organização sobre Responsabilidade Social, tendo como base a atual referência internacional sobre o tema: a norma ISO 26000.
  • Avaliar a Maturidade da Gestão da Responsabilidade Social da organização.
  • Desenvolver o plano inicial de implementação na organização das diretrizes da ISO 26000.

Programação e Conteúdo

O treinamento foi desenvolvido pelo QSP para ser realizado em 5 dias (40 horas) de atividades essencialmente práticas, que englobam os seguintes tópicos e workshops:

- Breve histórico da Responsabilidade Social.
- Principais termos e definições da ISO 26000.
- Visão geral e esquemática da norma ISO 26000: escopo, princípios e as práticas fundamentais.
- Compreensão das relações entre Partes Interessadas, Sociedade e a Organização.
- Determinação da Esfera de Influência da organização.
- Os 7 Temas Centrais e as Questões de Responsabilidade Social da organização.
- Orientações sobre a integração da Responsabilidade Social em toda a organização.
- O Processo QSP de Gestão da Responsabilidade Social

Workshops:

  • Workshop 1: As necessidades da organização e os Princípios de Responsabilidade Social.
  • Workshop 2: Primeira Prática Fundamental – Reconhecimento da Responsabilidade Social no contexto da organização.
  • Workshop 3: Segunda Prática Fundamental - Identificação e engajamento das partes interessadas; análise e mapeamento dos impactos, interesses e expectativas.
  • Workshop 4: Construção do Plano de Consulta e Comunicação.
  • Workshop 5: Determinação da esfera de influência e mapeamento dos processos e das estruturas de tomada de decisão da organização.
  • Workshop 6: Conhecimento dos Temas Centrais e Questões de RS da organização.
  • Workshop 7: Análise de características-chave e determinação da pertinência/relevância dos Temas Centrais e das Questões de RS.
  • Workshop 8: Avaliação da significância, avaliação da esfera de influência da organização e priorização dos Temas Centrais e das Questões de RS.
  • Workshop 9: Desenvolvimento de Planos de Ação para a organização; monitoramento e análise crítica.
  • Workshop 10: Avaliação da Maturidade da Gestão da Responsabilidade Social e plano inicial de implementação da ISO 26000 na organização.
     

Propostas para a realização do curso devem ser solicitadas através do e-mail: qsp@qsp.org.br
 

Leia também: