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Abril
/2006

Seis Sigma 

Por que o Project Charter é um documento
 vital para o Seis Sigma

Pradeep Mahalik
(Six Sigma Black Belt e consultor da Symbios Consulting (UK))

O termo de abertura de um projeto (project charter) é a primeira etapa e uma das partes mais importantes de qualquer projeto Seis Sigma. Esse documento dá uma visão geral do projeto e serve como acordo entre a direção e a equipe Seis Sigma no que se refere aos resultados esperados do projeto.

O termo de abertura é usado para estabelecer a direção do projeto e definir as medidas de sucesso. Isso inclui uma clara definição da prestação de contas e das funções e responsabilidades da equipe. Além disso, são incluídos no project charter os benefícios financeiros e os custos previstos, estabelecendo-se um plano para a supervisão financeira de todo o projeto. O termo de abertura oferece à equipe um mapa dos limites do projeto e alinha as metas com as necessidades críticas do negócio. Inclui também um termo para a equipe, abordando pontos como código de conduta, freqüência, horário, dia da semana e local de reunião, provendo-se assim um contrato de prestação de contas para os membros da equipe, líderes, patrocinadores e champions. Aprovando o documento, o champion do projeto e o dono do processo se comprometem com o projeto e concordam em garantir que a organização concederá os recursos apropriados.

O termo de abertura consiste de várias partes, todas vitais para identificar as expectativas do projeto e obter aprovação e comprometimento em favor das metas do projeto. É importante notar que o termo de abertura não descreve soluções nem a forma como elas serão implementadas. Apresentamos a seguir uma visão detalhada dos 11 elementos de um project charter típico, incluindo a finalidade de cada elemento e as perguntas que se espera que cada item responda.

No item Business Case, é discutida a questão que foi designada para a equipe de projeto. Fornecido pelo champion ou pelo patrocinador, o business case explica porque há necessidade de realizar o projeto e como ele servirá de suporte para os objetivos organizacionais.
  • Por que vale a pena fazer o projeto?

  • Por que ele é importante para os clientes?

  • Por que ele é importante para os negócios?

  • Por que ele é importante para os funcionários?

  • Por que é importante fazê-lo agora?

  • Quais são as conseqüências de não se realizar o projeto agora?

  • Qual será o impacto da redução de defeitos sobre os clientes, os negócios e os funcionários?

  • Como o projeto se ajusta às metas e iniciativas operacionais?

No item Declaração do Problema, é dada uma descrição mais específica e focada dos sintomas provenientes do problema que será abordado pela equipe.

  • Quais são os elementos críticos para a qualidade?

  • O que está errado?

  • Onde se encontra o problema?

  • Qual é o tamanho do problema?

  • Quando e onde ocorre o problema?

  • Qual é o impacto do problema?

  • A declaração do problema está clara para todos na organização?

  • A declaração do problema é longa e, portanto, difícil de interpretar?

No item Declaração da Meta ou Objetivo Específico, são descritos os resultados previstos para o projeto. As metas consistem numa declaração dos alvos específicos do projeto, necessários para alcançar o propósito esperado do projeto. Os alvos são declarados como medidas.

  • Que resultados são previstos para esse projeto?

  • As metas estabelecidas são realistas e específicas?

  • As metas estabelecidas são mensuráveis?

  • As metas estabelecidas são agressivas e alcançáveis?

  • Há limite de tempo?

  • É pertinente?

  • Que melhorias são esperadas?

  • Que grau de melhoria é necessário?

  • Que defeitos são rastreados atualmente de forma contínua?

  • O alvo está identificado?

  • A especificação para cada medida está identificada?

  • Qual é o impacto no rendimento (rolled throughput yield) ?

  • Há algum alvo flexível estabelecido?

  • As métricas-chave (métricas primária e secundária) estão identificadas?

  • Qual é o impacto esperado sobre o custo da má qualidade?

  • Qual é o impacto esperado sobre o índice de capacidade?

  • Qual é o impacto esperado sobre pedidos em atraso, custos, etc.?

No item Escopo do Projeto, são identificados os limites para o projeto e é descrito o escopo específico do projeto.

  • O escopo é claro e atingível?

  • O projeto pode ser concluído em quatro a seis meses?

  • Foi implementada alguma técnica de mapeamento de processo para determinar o escopo do projeto?

  • Há um objetivo claro determinado?

  • Os limites orçamentários estão esclarecidos e aprovados?

  • Quem tem autoridade para a tomada de decisões?

  • A área de influência da equipe está esclarecida?

  • A área externa à influência da equipe está devidamente e claramente declarada e compreendida por todos?

  • Como a equipe vai focar seu trabalho?

  • Que informações são necessárias para identificar as questões urgentes?

  • Que partes específicas do processo serão incluídas no projeto?

No item Fatores Críticos de Sucesso, são esclarecidas e documentadas as limitações do projeto e outros fatores que afetam o esforço da equipe em concluir o projeto com sucesso.

  • Foi dado tempo suficiente à equipe para concluir o projeto?

  • Quem está autorizado a analisar as restrições financeiras?

  • Quem é o responsável pela liberação de recursos?

  • A equipe tem tempo para o projeto?

  • A equipe tem mão-de-obra capaz e habilitada disponível?

  • A equipe tem o suporte da infra-estrutura de TI e livre acesso à TI?

  • Quem são o guia e o orientador da equipe e do projeto?

  • Quais são os compromissos formais da equipe (cronograma, local, horário de reunião, etc.)?

  • Quais é a contribuição do patrocinador, do champion, etc.?

  • Quem é o responsável por retirar eventuais obstáculos em relação ao projeto?

  • A equipe tem liberdade para implementar a solução sem o suporte do champion?

  • Quanto tempo por semana será alocado no projeto Seis Sigma?

  • A equipe pode recorrer a outros recursos internos e externos à organização?

  • Que autoridade foi dada à equipe para efetuar gastos com atividades de melhoria?

  • Quem está autorizado a auxiliar a equipe nas questões financeiras?

No item Impacto sobre as Partes Interessadas, é feito um esboço de quais indivíduos internos e externos à organização podem influenciar e ser afetados pelo projeto e quais têm interesse direto no processo e em seus resultados.

  • Quem são as partes interessadas internas?

  • Quem são as partes interessadas externas?

  • Como as partes interessadas internas são afetadas?

  • Como as partes interessadas externas são afetadas?

  • O que as partes interessadas internas e externas esperam da equipe?

  • Como será feita a comunicação da equipe com as partes interessadas?

No item Função do Champion, tem-se uma imagem da atuação do champion como estrategista e facilitador das atividades Seis Sigma na organização.

  • O champion fez parte da equipe na elaboração do business case?

  • O termo de abertura do projeto foi assinado pelo champion?

  • O champion estabeleceu para os membros da equipe itens específicos a serem entregues?

  • O champion aplicou corretamente a melhor combinação de pessoas no projeto?

  • O champion assegurou-se de que o projeto tem uma clara linha de visão para as estratégias da empresa?

  • O champion entende que uma de suas principais responsabilidades é o sucesso do projeto?

No item Função dos Membros da Equipe, é feito um esboço de quem são os membros principais que darão suporte e implementarão o projeto.

  • A equipe tem um tamanho fácil de gerenciar, de quatro ou cinco membros principais?

  • Quem é o líder da equipe?

  • Quem é o patrocinador do projeto?

  • Os especialistas que estão disponíveis para auxiliar no projeto estão identificados?

  • A equipe agendou um horário por semana para investir na coleta de dados, em reuniões e outras atividades do projeto?

  • A equipe está pronta para firmar compromisso com a direção através do project charter a fim de realizar o projeto?

  • A quem a equipe deve prestar contas?

  • Há alguém da área de finanças envolvido?

  • A equipe tem conhecimento detalhado do processo-alvo?

  • Quais são as responsabilidades-chave de cada membro da equipe?

No item Marcos do Projeto, são definidos claros marcos com limite de tempo na vida do projeto.

  • Os prazos para todas as etapas DMAIC estão estabelecidos?

  • A equipe concorda com os marcos?

  • Os marcos foram estabelecidos pelo champion do projeto?

  • As métricas de melhoria estão estabelecidas juntamente com os marcos-chave?

No item Visão do Projeto, é descrita a visão da organização quanto às melhorias previstas para o projeto.

  • Por que o projeto é necessário?

  • O que se espera do projeto (ex.: entender e utilizar ferramentas e técnicas DMAIC, providenciar programas de treinamento, pôr em execução uma cultura Seis Sigma na organização, etc.)?

  • Como a organização medirá o sucesso do projeto?

  • Quais são os pontos potenciais de falha do projeto?

No item Benefícios Financeiros Esperados, são descritos todos os benefícios financeiros, incluindo redução de custos e impactos reais no orçamento.

  • As economias previstas para o projeto foram calculadas?

  • As economias tangível (hard) e intangível (soft) foram estimadas?

Tradução:Marily Sales dos Reis.
Revisão e adaptação: Francesco De Cicco.
QSP, 2006.

Atenção: este assunto será discutido no curso Gestão de Projetos Seis Sigma segundo as Boas Práticas do PMI - Project Management Institute, que ocorrerá no dia 24 de maio de 2006, na 2ª Semana de Atualização Profissional em Sistemas de Gestão. Veja aqui o programa do treinamento.