PROGRAMA
BRASIL - ANGOLA DE |
CURSO: GESTÃO DA QUALIDADE
Móulo 1: A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA QUALIDADE E AS DIRETRIZES DA FUTURA ISO 9004:2009 Duração: 08 horas Programa: Introdução. Princípios da qualidade. Ciclo PDCA. Histórico das normas. Benefícios financeiros da implantação dos sistemas de gestão. O sistema de gestão da qualidade como ferramenta estratégica. Diretrizes da futura ISO 9004:2009.
Duração: 16 horas Programa: Objetivos, conceitos e terminologia. Análise e interpretação dos requisitos da norma ISO 9001:2008. Pontos críticos do SGQ. Exercícios e estudo de casos.
Duração: 16 horas Programa: Objetivos da auditoria. Tipos de auditorias. Auditor de SGQ: independência, responsabilidades, educação, treinamento, experiência e atributos pessoais. O processo de auditoria: preparação, planejamento, execução e encerramento. Registro e documentação da auditoria. Ações corretivas e preventivas. Análise crítica. Exercícios e estudo de casos.
Duração: 08 horas Programa: Conceitos de gerenciamento por processos. Mapeamento dos processos. A abordagem SIPOC. O que são indicadores. Indicadores de desempenho: características dos indicadores; seleção, adoção e especificação técnica. Gestão com base em indicadores. Planos de ação e reação para indicadores. Criando uma cultura empresarial voltada à gestão por processos e indicadores.
Duração: 08 horas Programa: Conceitos referentes à elaboração e controle de documentos. Benefícios da documentação. Hierarquia documental. Sistema de controle de documentos. Apresentação e discussão de modelos de documentos. Atividades práticas em grupo.
Duração: 08 horas Programa: Método de formação de grupos: conscientização e motivação das pessoas para a solução dos problemas; perfil dos agentes de melhoria; seleção de pessoas e formação dos grupos de solução. Análise básica de um problema: a visão individual versus a visão de grupo. Método para a Solução de Problemas: identificação de possíveis problemas e oportunidades de melhoria; análise crítica de problemas e oportunidades de melhoria; levantamento de dados e informações; identificação de causa-raiz; elaboração e implementação do plano de ações; verificação de ações implementadas; disposição X ação corretiva; ação corretiva X ação preventiva; eficiência X eficácia. Ferramentas da Qualidade para a solução de problemas: Brainstorming, Checklist, Diagrama de Pareto; Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa), Cartas de Controle, Histograma, Diagrama de Dispersão. Ação corretiva e preventiva.
Duração: 16 horas Programa: A questão não
respondida. Objetivos da norma ISO 10002. Relações com as normas ISO
10001:2007 e ISO 10003:2007. Princípios orientativos da norma ISO
10002. Visão integrada de processos. O recebimento da
reclamação. A análise da reclamação. Melhoria do processo de
tratamento de reclamações. A pesquisa de satisfação. Os mitos
da pesquisa de satisfação. Planejamento e execução da pesquisa de
satisfação. Desenvolvimento do questionário. Amostragem e
tamanho da amostra da pesquisa. Análise e interpretação dos
resultados. Estudo de casos. |