Fevereiro/2006 Solução de Problemas TRIZ: Uma Abordagem Criativa para Profissionais da Qualidade (e de outras áreas)
Assim como outros pensadores respeitados que utilizam bastante o hemisfério cerebral esquerdo, muitos de nós estremecemos com a idéia de nos engajar no raciocínio criativo, próprio do hemisfério cerebral direito, que freqüentemente lembra os programas "vivenciais" patrocinados pela área de RH. Na verdade, muitos dos programas de raciocínio criativo em voga requerem pessoas que pensem de forma não-convencional (“outside the box”), usando atividades heterodoxas que abalem o raciocínio, libertando-o das formas corriqueiras e confortáveis de enxergar uma situação. O problema é que a maioria de nós precisa extrair energias criativas quando quer desenvolver novas abordagens para melhorar os processos de trabalho e novas soluções para os problemas da área da Qualidade (e de outras áreas também!). Que recurso um profissional disciplinado e sistemático poderia utilizar para ter idéias criativas, sem se estressar com os exercícios de raciocínio criativo? Uma opção é a TRIZ, sigla para o termo russo teorija rezhenija izobretalenhskh zadach (Teoria da Solução Inventiva de Problemas), desenvolvida pelo cientista russo Genrich Altshuller. A TRIZ é uma abordagem sistemática para o raciocínio criativo, em sintonia com o raciocínio lógico. É chamada, às vezes, de raciocínio criativo para engenheiros. Os profissionais da qualidade normalmente encontrarão um grande número de oportunidades para usar o pensamento inovador, que podem incluir, por exemplo:
A seguir, estão alguns exemplos de aplicação da TRIZ na manufatura e em atividades administrativas. Mudança de Requisitos Legais Nesse caso, uma equipe de funcionários projetou um recipiente no qual se encaixariam os filtros, o qual utilizava um vácuo parcial para empurrar o ar através dos filtros para limpeza. Essa invenção permitiu à unidade manter temperaturas de operação mais baixas em seus transformadores de energia, gerando uma economia de $ 400 mil dólares por ano. Reprojeto de Processos A quantidade de solicitações de bolsas de estudo numa importante universidade de pesquisa cresce a cada ano, gerando atraso nas respostas. O processo tradicional de analisar cada candidato em relação a cada bolsa em potencial estava resultando num atraso de quatro meses para fazer a concessão das bolsas, deixando a instituição em desvantagem competitiva em relação aos melhores alunos. Um outro princípio da TRIZ foi aplicado para reverter completamente o processo. Agora, os alunos recebem a bolsa dentro de duas semanas a partir da conclusão da solicitação, dando à escola uma notável vantagem no sentido de atrair alunos que concluíram o ensino médio. Redução do Tempo de Ciclo Desconectar motores elétricos e transportá-los para uma outra área a fim de reparar ou substituir os tambores de freio do motor era um processo dispendioso e demorado de uma certa usina de energia elétrica. Usando o princípio da equipotencialidade da TRIZ, a equipe de manutenção determinou que poderia conduzir reparos in loco utilizando um aquecedor por indução portátil, um puxador de tambor de freio e um guindaste portátil. Com isso, diminuiu-se o tempo de ciclo de manutenção, reduziu-se a carga
horária por funcionário, evitou-se problemas potenciais associados com o
transporte e içamento de grandes motores elétricos e melhorou-se a
disponibilidade operacional de motores de alta velocidade, economizando-se Solução de Problemas Comunitários Uma pequena comunidade rural identificou a falta de uma faculdade comunitária ou de outro acesso à educação superior como principal barreira para o desenvolvimento econômico. A construção de uma faculdade privada e a obtenção de fundos estaduais para construir uma nova faculdade comunitária ia além dos recursos financeiros e políticos da comunidade. E, na maioria dos lares dessa região que se encontrava em depressão econômica, não havia computadores nem acesso à internet. Um profissional da qualidade, treinado em TRIZ, ajudou o prefeito e o conselho escolar a usar o conceito de universalidade para desenvolver uma abordagem totalmente nova para a educação superior, construindo um centro universitário que oferecesse acesso à internet de alta velocidade, permitindo assim aos membros da comunidade fazer cursos online de importantes universidades do país. Em vez de ter vários locais para cada instituição, a comunidade construiu um "campus” para servir a todas as universidades. Os desafios para expandir o uso da TRIZ têm sido discutidos por líderes do Instituto Altshuller, com a participação de organizações como a Ford Motor Co., Boeing, Westinghouse e Air Products. O uso da TRIZ requer treinamento e uma boa dose de prática. Deve-se analisar formas de incluir o treinamento em TRIZ nos programas internos de desenvolvimento profissional das empresas.
|