Últimas Notícias

  

Ano 9, edição nº 271 - 06 de julho de 2005  

 


Responsabilidade Social
Exigências de mercado levam empresas de pequeno e médio portes a adotar certificação de boas práticas trabalhistas
por Andrea Vialli (O Estado de São Paulo)

Atuar de modo responsável não é exclusividade das grandes empresas, embora estas disponham de mais recursos financeiros para realizar investimentos nesse campo. Aos poucos, as pequenas e médias empresas acordam para o diferencial competitivo da gestão com foco na responsabilidade social. E passam a buscar ferramentas para legitimar suas práticas, como a certificação SA 8000 - que garante condições éticas de trabalho nas empresas.

O Brasil possuia 74 certificações SA 8000 até 31 de março passado, de acordo com a Social Accountability International, ONG com sede nos Estados Unidos que foi criada com o propósito de fornecer padrões internacionais de boas condições de trabalho (veja aqui a relação de empresas certificadas no Brasil e no mundo). Das certificações, mais de 30 foram concedidas para empresas de pequeno e médio portes, segundo as empresas certificadoras que trabalham com a norma no País - Bureau Veritas Quality International (BVQI), Det Norske Veritas (DNV), SGS Systems & Services e ABS Quality Evaluations.

O certificado SA 8000 se tornou um termômetro da importância que as práticas internas empresariais têm em uma economia competitiva. A maior parte das pequenas e médias acabou se certificando por sugestão da matriz, no caso de multinacionais, ou por exigências de clientes - geralmente grandes empresas, que querem estender suas práticas de responsabilidade social para a cadeia de fornecimento.

A Dräger Indústria e Comércio é um exemplo. A empresa é subsidiária da alemã Dräger e atua na importação, comércio e assistência técnica de equipamentos hospitalares e de proteção individual (EPIs). Já havia obtido a certificação ISO 9001 e , em agosto deste ano, conseguiu a SA 8000. A matriz recomendara que a empresa cumprisse criteriosamente a legislação trabalhista. Mas a exigência de um grande cliente - no caso, a Petrobrás, para quem fornece equipamentos de proteção individual - motivou a empresa a obter o certificado. 'Temos de estar afinados com as leis brasileiras, até pela natureza dos produtos que fabricamos, que exigem conformidade. Por isso, a obtenção da SA 8000 foi simples', diz Whayner Souto, coordenador da qualidade da Dräger do Brasil.

A GS Plásticos também buscou a SA 8000 por exigência de clientes de grande porte, como McDonald´s, Avon, Nestlé e Kraft Foods. Com duas unidades industriais - uma em Diadema (SP) e outra em Três Lagoas (MS) -, a empresa fabrica descartáveis, utilidades domésticas e brindes promocionais, como os brinquedinhos que vêm nos kits infantis do McDonald´s. 'Esse foi o principal motivo pelo qual buscamos a certificação: trabalhamos com produtos voltados a crianças, e queríamos mostrar ao mercado que não abrigávamos trabalho infantil ou forçado. A SA 8000 comprova essa postura', diz Noemy Uehara, coordenadora do sistema de gestão da GS Plásticos. A certificação veio em junho de 2003.

A obtenção do certificado SA 8000 ainda é um requisito contratual de qualificação de fornecedores - mas caminha para se tornar uma barreira não-tarifária. Entre contratar um fornecedor com boas práticas corporativas e outro sem, o primeiro levará vantagem, segundo Karina Tagata, gerente de desenvolvimento de negócios da certificadora SGS do Brasil. 'Um ambiente ético tem efeito cascata: vai além dos muros da organização e chega à sociedade', explica. 'A empresa passa a ser mais respeitada, o que leva à sua permanência no mercado, pois os consumidores estão mais atentos.'

Para obter mais informações sobre a implantação da SA 8000, bem como sobre a adesão e adequação de empresas ao Pacto Global, da ONU, ou sobre a utilização de indicadores GRI e outras ferramentas voltadas para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável, contatar o QSP através do e-mail: consultoria@qsp.org.br ou do telefone: (11)3704-3200.

Vale a pena ler de novo

A cultura de sua empresa está preparada para o Seis Sigma? (2ª parte)

Qualidade em empresas de serviços
  Foco na satisfação dos clientes

Ciclo de Conferências do 8º CNEC

Conheça a seguir mais duas das 32 conferências do 8º Congresso Nacional de Empresas Certificadas, que ocorrerá em São Paulo no período de 19 a 22 de setembro de 2005: 

Conferência C1

Responsabilidade Social - Que modelos e ferramentas utilizar? (Pacto Global, Metas do Milênio, SA 8000, Balanço Social, Indicadores GRI etc)

Tópicos: Apresentação de modelo para identificação do estágio atual da empresa em Gestão e Relatórios de Responsabilidade Social. Análise de características. Recomendações de aplicabilidade dos instrumentos disponíveis: padrões, códigos de conduta, relatórios. Quais as variáveis e os cenários que devem ser considerados para inserir a Responsabilidade Social na estratégia dos negócios. Quem são e como promover o engajamento das Partes Interessadas (stakeholders).Estudo de caso (dinâmica de grupo): etapas do processo de implementação da Responsabilidade Social na organização.

Data e Horário: 19/9 (9h00 - 12h00)

Rosmary Delboni - Graduada em Administração de Empresas, com extensão em Tecnologia da Informação. Especialização em Gestão de Pessoas, Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social. Consolidou seu desenvolvimento profissional atuando como executiva em grandes grupos empresariais. Atualmente é diretora do Instituto Holus. Consultora e Assessora do QSP nas áreas de Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social.


 

Conferência C9

Protocolo de Kyoto - Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) - Como adquirir créditos resgatados junto ao Banco Mundial

Tópicos/Abordagem: Gases de Efeito Estufa (gás carbônico, metano e óxidos de nitrogênio). O MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (países industrializados, listados no Anexo I do Protocolo de Kyoto, têm compromissos de redução de emissão desses gases, que devem ser cumpridos dentro do período de 2008 a 2012. Na impossibilidade de alterar seus processos e instalações, empresas desses países podem apelar para projetos de MDL. O Brasil, por sua condição de país em desenvolvimento, Não Anexo I, pode ter suas empresas atuando como “anfitriãs”, ou seja, recebendo como parceiras empresas “visitantes” de países Anexo I, ávidas por terem seu excesso de emissão compensado). A Conferência esclarecerá todas as etapas para a condução de um projeto MDL.

Data e Horário: 20/9 (9h00 - 12h00)

Samuel Barbosa - Engenheiro Mecânico, com Especialização em Engenharia de Solda. Funcionário da DET NORSKE VERITAS – DNV - há 28 anos onde é “Principal Surveyor”, tendo sido Gerente de Atividades Offshore e Gerente de Vistorias Navais e de Inspeção de Equipamentos. Foi durante 10 anos Gerente do Departamento de Certificação de Materiais e Sistemas de Gestão da Qualidade para a DNV América do Sul, período durante o qual consolidou o nome da DNV nessa atividade no mercado brasileiro.Atualmente ocupa o cargo de Diretor e é o responsável pelo Desenvolvimento de Novos Negócios para a DNV Brasil.

Veja aqui como será o Congresso deste ano...

Próximos cursos do QSP
(clique no respectivo link para ver o detalhamento de cada curso)

ISO 9001 - Implantação de Requisitos e Formação de Auditores Internos (18 a 20 de julho)
A Norma de Treinamento ISO 10015 Aplicada à ISO 9001 (28 e 29 de julho)  
Balanced Scorecard - Um Sistema de Gestão Estratégica (01 e 02 de agosto)

A Nova Norma ISO 14001:2004 - Implantação de Requisitos e Formação de Auditores Internos (03 a 05 de agosto)  

ISO 14001:2004 - Auditor Ambiental
Curso Avançado de Auditor de
Sistemas de Gestão Ambiental

Curso internacional para registro 
na IEMA, da Inglaterra.

De 25 a 29 de julho.

OHSAS 18001 - Auditor de SST
Formação de Auditor de Sistemas 
de Gestão da Segurança e 
Saúde no Trabalho
Primeiro curso no Brasil com 
certificação dos aprovados.

De 08 a 12 de agosto.

Leia também 

Empresas associadas ao QSP: seleto grupo de organizações comprometidas com a melhoria contínua de seus Sistemas de Gestão
Serviços de Benchmarking exclusivos do QSP
 Avaliações e auditorias que agregam valor
Cursos "In Company" do QSP: mais de 100 títulos de treinamentos para sua empresa escolher
 PIC - Programa Integrado de Capacitação de Fornecedores (sem custos para sua empresa)

Painel QSP 

Publicações à venda 
exclusivamente no QSP

Coleção Mitutoyo
Publicações sobre METROLOGIA

Contrate os 
Serviços de Consultoria e 
Treinamento do QSP para 
a Implantação de 
Sistemas de Gestão:

 

 

  •  Para cadastrar seus amigos para receberem gratuitamente o "Últimas Notícias" do QSP, envie-nos os seguintes dados (cadastre uma pessoa por vez):

Nome:
E-mail:
Enviar:

 

O "Últimas Notícias" do QSP é enviado para mais de 40.000 executivos e profissionais interessados em Sistemas de Gestão e em novas tecnologias para a melhoria de processos. Diretor responsável: Francesco De Cicco. Programação e administração: Aurea Varela C. Tonella. Comentários, críticas e sugestões: qsp@qsp.org.br.

Copyright QSP, 1997 - 2005.

QSP – Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e América Latina
PABX/FAX: (11) 3704-3200