Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade

O QSP é uma associação técnico-científica voltada à capacitação de profissionais e ao apoio técnico a organizações nas áreas de Gestão de Riscos, QSMS, Lean Seis Sigma e temas relacionados.

                           
   
 

 
 

Este serviço de consultoria do QSP destina-se a organizações que necessitam identificar e avaliar o que precisa ser atualizado em seus sistemas de gestão em relação à ISO 9001:2015 e/ou à ISO 14001:2015, bem como preparar e implementar o respectivo plano de transição.

O trabalho do QSP começa com a avaliação dos sistemas e das abordagens existentes na organização para a Gestão da Qualidade e/ou Gestão Ambiental, considerando também suas obrigações legais, regulatórias, de clientes e de outras partes interessadas.

Após essa etapa, é elaborado, em conjunto com a empresa, um plano de transição detalhado, a fim de assegurar que as alterações necessárias ocorram em uma ordem coerente e que os recursos disponíveis possam ser adequadamente aplicados.

Dependendo do resultado dessa avaliação pelo QSP, o plano de transição permitirá:

  • detalhar as ações específicas a serem tomadas, sua sequência, por quem e o prazo para sua conclusão (isso poderá incluir alterações de documentos, explicações e treinamentos para construir competências (reciclagem de auditores internos, por exemplo) e realização de ajustes nas responsabilizações);
  • identificar as ações que serão implementadas como parte de outras ações mais amplas (por exemplo, desenvolvimento de material de treinamento e engajamento de colaboradores);
  • definir responsabilidades pela implementação do plano;
  • incorporar um mecanismo para reportar o progresso do plano e eventuais problemas;
  • identificar e registrar os critérios que dispararão a análise crítica do plano.

O QUE HÁ DE NOVO

A estrutura de alto nível e o texto comum para todas as normas ISO novas e revisadas, conhecidos como Anexo SL, são a maior mudança na ISO 9001:2015 e na ISO 14001:2015.

Outros tópicos novos ou que agora contêm informações mais específicas incluem os seguintes:

- contexto da organização;
- necessidades e expectativas de partes interessadas;
- abordagem de processo (maior ênfase, na ISO 9001);
- abordagem baseada em riscos;
- liderança e comprometimento da alta direção;
- gestão de mudança;
- conhecimento organizacional (na ISO 9001);
- perspectiva de ciclo de vida (na ISO 14001);
- informação documentada;
- controle de processos, produtos e serviços providos externamente
  (na ISO 9001).

Assista ao Vídeo:


 

FERRAMENTAS DO QSP

O QSP desenvolveu diversas ferramentas para auxiliar as organizações a se adequarem às novas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 e, principalmente, para implementarem Sistemas de Gestão de alto valor agregado:

 
Análise de Contextos
Para sistematizar a determinação dos contextos externo e interno e para atender ao requisito 4.1 das novas normas - Entendendo a organização e seu contexto.
Análise de Stakeholders
Para gerenciar as partes interessadas e atender ao requisito 4.2 das novas normas - Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas.
Abordagem Baseada em Riscos
Metodologia apoiada na ISO 31000, com ferramentas próprias de identificação, análise, avaliação e tratamento de riscos, para os diversos requisitos relacionados à "abordagem baseada em riscos" das novas ISO 9001 e ISO 14001.
Programas de Auditoria Baseada em Riscos
Para atender ao requisito 9.2, alinhado com a ISO 19011 - Auditoria interna.
LEGIS QSP/Lex Register 4.0
Para acompanhamento e atualização da Legislação Ambiental, a fim de atender ao requisito 6.1.3 da nova ISO 14001 - Requisitos legais e outros requisitos.
 
CURSOS DO QSP DIFERENCIADOS DO MERCADO

Dentre os atuais produtos e serviços do QSP, destacam-se os seguintes treinamentos sobre as novas normas ISO de sistemas de gestão:


MAIS INFORMAÇÕES

Para obter mais informações sobre o serviço de consultoria e os cursos diferenciados do QSP, fale conosco.


FIQUE POR DENTRO

 
Untitled
 

HOME | MAPA DO SITE | FALE CONOSCO | CADASTRE-SE | ASSOCIE-SE | PUBLICAÇÕES

© 1991 – 2017, QSP.  Todos os direitos reservados